Prefeitura confirma festa inédita pelos 110 anos

A Associação Cultural Nipo-Brasileira de Lages (Acnbl), em Santa Catarina, e a prefeitura lançaram oficialmente, nesta sema-na, o “1º Lages Matsuri”, evento que marcará as comemorações pelos 110 anos de imigração japonesa no Brasil.

O evento será realizado no dia 21 de julho, no Parque Jonas Ramos. A cidade é uma das poucas daquele estado que realizará uma ação para registrar a data. Em Lages, a estimativa é que entre japoneses e descendentes haja um total de 70 pessoas.

A iniciativa do evento partiu da própria Associação, que procurou a Fundação Cultural de Lages (FCL), já em 2017, para a proposição da festa. “Recebemos a proposta e levamos ao conhecimento do prefeito, que nos pediu total atenção ao projeto. Hoje, junto com o prefeito e a Associação, oficializamos a parceria e lançamos um evento inédito que apresentará uma cultura até então desconhecida do lageano”, informa o superintendente da FCL, Giba Ronconi.
Para o presidente da Acnbl, Gilberto Ide, a parceria com o município é fundamental para o sucesso do evento.

“Matsuri significa festividade e, mais que isso, queremos mostrar para os lageanos que temos mais uma comunidade na cidade para trocar costumes, crenças e artes”, comentou.A prefeitura e a associação nikkei também já divulgaram uma programação prévia. A ideia é que a abertura oficial, com a presença de autoridades, ocorra às 10 horas. O evento, por sua vez, se estenderá até às 19 horas. Durante o dia, a intenção é que ocorram oficinas de mangá e origami, além de shows de taikô e demonstrações de artes marciais. Haverá ainda um espaço gastronômico.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password