Praça do Japão ganha sakurás pelos 110 anos

A Praça do Japão da cidade de Toledo, no Paraná, realizou um plantio de cerejeiras (sakurás),no último domingo, como parte das comemorações pelos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

A cerimônia foi marcada pela leitura de um haicai – forma poética de origem japonesa -, feito pela coordenadora Grêmio Haicai Sakura de Toledo Lucrécia Welter Ribeiro. As mudas nas cores de rosa, rosa do-brada e vermelha foram levadas para a cidade do município de Prudentópolis. A flor de cerejeira é símbolo da primavera do Japão e significa beleza feminina, amor, felicidade, renovação e esperança.

A primeira muda foi plantada pela comunidade japonesa da Associação Cultural e Esportiva de To-ledo; a segunda pelas autoridades do município e a terceira pelos fundadores do Grêmio Haicai Sakura, que tem como objetivo o estudo do haicai e sua divulgação na cidade de Toledo e região.

Na ocasião, também foi colocada uma placa alusiva à fundação do Grêmio Haicai Sakura, em 19 de julho de 2018, e os nomes de seus fundadores com o propósito também de lembrar os 110 anos da imigração e enaltecer o nome com o plantio da cerejeira. O ato contou ainda com a declamação de uma poesia da poetisa Maria Eunice Silva de Lacerda, do Clube da Poesia de Toledo.

O secretário do Meio Ambiente, Neudi Mosconi, falou aos presentes e lembrou da preocupação da administração em realizar a manutenção de espaços públicos que proporcionam lazer para a população. Ele ainda destacou a importância da comunidade japonesa e elogiou o grupo em manter a tradição na cidade.

 

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password