Pesquisadores do Brasil e Japão trocam conhecimento

Uma parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a multinacional Nippon Steel e Sumitomo Metal Corporation (NSSMC) vai intensificar o intercâmbio de conhecimento e de tecnologia entre o Japão e Minas Gerais. Focado na área de siderurgia, o projeto “De uma ponta à outra” enviou pesquisadores mineiros para o Oriente.

Nesta edição do programa foram mandados ao Japão cinco estudantes e um professor do mestrado de Engenharia Metalúrgica da UFMG. O professor-instrutor Leandro Rocha Lemos vai apresentar aos japoneses uma pesquisa – não revelada – desenvolvida em Minas Gerais. O programa beneficia os dois lados. Os pesquisadores ficam 13 dias no Japão e têm a oportunidade de conferir de perto todo o processo de produção da NSSMC, além de entender mais sobre a cultura de manufatura asiática. No país, a indústria do aço se destaca pelo pro-cesso de eficiência energética e de reutilização de água. Já a empresa ganha em conhecimento e tem a oportunidade de ter contato com uma cultura diferente na produção de aço, segundo o chefe do escritório da NSSMC em BH, Osamu Nakagawa.

“A ma-téria-prima é a mesma, as-sim como as tecnologias e as instalações utilizadas na produção são semelhantes. Mas há diferenças no processo de produção e nessa parte pode haver troca de conhecimento”, ex-plicou.
Por lá, os estudantes também vão participar de um roteiro que inclui visitas técnicas em um Centro de Pesquisa e Engenharia, na fábrica da Toyota; Toyota Museu Comemorativo da Indústria e Tecnologia, além de passeios em Asakusa, que abriga o templo Sensô-ji; o bairro dos eletrônicos Akihabara e Kyoto, conhecida como a “velha capital”.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password