Obra de Ohtake será inaugurada na Praça do Japão

Será inaugurado hoje, às 9 horas, uma obra de artista plástica Tomie Ohtake no entorno da Praça do Japão, em Curitiba, no Paraná. A escultura, com a tradicional cor vermelha imortalizada por ela, tem sete metros de altura e faz uma homenagem à comunidade nipônica pelos 110 anos de imigração ao Brasil.

De acordo com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, a obra será um marco na paisagem urbana de mais uma homenagem da cidade à comunidade nipônica curitibana e paranaense. “Brasileira por adoção, Tomie Ohtake tem fortes laços com a nossa cidade. Ao homenageá-la, Curitiba reforça laços de irmandade com Himeji e valoriza a comunidade nipônica da terra dos pinheirais”, disse o prefeito.

O arquiteto e designer Ricardo Ohtake, filho da artista e diretor do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, acompanhará a inauguração. Também estarão presentes autoridades japonesas da cidade de Himeji e da província de Hyogo, respectivamente cidade-irmã de Curitiba e província-irmã do estado do Paraná; além de representantes da cidade de Nishinomiya (irmã de Londrina) que compõem a comitiva que visita o estado como parte das celebrações do aniversário de imigração.

Esta será a segunda obra pública de Tomie implantada em Curitiba. Outra escultura, com 11 metros de altura, está instalada no Museu Municipal de Arte. A obra foi criada especialmente para Curitiba, em 1996, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, para celebrar o centenário de amizade Brasil-Japão.

Por causa da implantação da obra, ontem, o trecho da av. República Argentina, entre a rua Acyr Guimarães e a av. Silva Jardim foi bloqueado.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password