Novo embaixador do Japão no Brasil, Satoru Satoh, assume em Brasília

O novo embaixador chegou a Brasília, no feriado (Foto: Divulgação)

O novo embaixador do Japão no Brasil, Satoru Satoh, assumiu o cargo em Brasília.
Como adiantado há dois meses pelo São Paulo Shimbun, o diplomata que apresenta um curioso h ao final do sobrenome deve permanecer no País pelos próximos dois anos.
Ele sucede o carismático embaixador Kunio Umeda, que marcou passagem por sua atuação determinada, como na realização dos festejos dos 120 Anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão.
Com o novo embaixador, a expectativa também é grande, haja vista os 110 anos da imigração japonesa no Brasil e os preparativos para as Olimpíadas de Tóquio, em 2020.
Em mensagem à comunidade, Satoru Satoh citou os dois eventos. “Em 2018, celebraremos os 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Em 2020, dando continuidade ao legado de sucesso dos Jogos do Rio de Janeiro, serão realizados os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio. Nesse contexto, buscarei promover a cooperação bilateral em diversas áreas e fortalecer ainda mais as relações de cooperação amistosa entre os nossos países. Espero contar com a colaboração de todos.”
O embaixador também citou a relação Brasil e Japão, com “existência de ‘laços humanos especiais’”, e a participação do primeiro-ministro Shinzo Abe na cerimônia de encerramento das Olimpíadas do Rio, e a visita do presidente Michel Temer ao Japão, “a primeira oficial de um presidente brasileiro ao Japão em 11 anos”.
Por fim, o novo embaixador também destacou a relação de cooperação de Brasil e Japão. “Atualmente, a relação de cooperação dos dois países é baseada na ‘Parceria Estratégica e Global’ e avança em uma ampla gama de áreas, como política, defesa, economia, cooperação econômica e de intercâmbios educacionais, culturais e esportivos, entre outras. Em especial, gostaria de envidar ainda mais esforços para assegurar um ambiente de negócios propício ao desenvolvimento das atividades econômicas de empresas japonesas no Brasil e para a garantia de segurança dos cidadãos japoneses no país. Além disso, também trabalharei em prol de um fortalecimento ainda maior das relações do Japão com a comunidade nipo-brasileira, que representa uma importante ponte entre os dois países.”

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password