Naruhito é o novo Imperador do Japão

Narihito é o novo Imperador do Japão. Divulgação

A mudança estava prevista há mais de um ano, quando o Imperador Akihito decidiu abdicar do trono devido a problemas de saúde

São Paulo – SP

Após trinta anos e cinco meses, a era do Imperador japonês, Akihito (85), chegou ao fim no dia 30 de abril quando foi realizada a cerimônia da posse de seu filho mais velho, Naruhito (59).

Desta forma, a partir de 1º de maio, o Japão entra em uma nova Era Imperial denomiada “Reiwa”, que pode ser traduzida como “ordem e harmonia”, após trinta anos da era “Heisei”, que significa, “alcançar a paz”.

O imperador Akihito havia manifestado em 2015 o desejo de deixar o governo, pois sentia que não conseguia mais “exerce-lo de corpo e alma” devido principalmente a problemas de saúde.

A cerimônia de transferência do trono foi acompanhada por todo o Japão. Foto: Divulgação

Em 2002, foi divulgado que o Imperador Akihito sofria de câncer de próstata. Em 2003, o Imperador foi submetido a uma cirurgia para que sua próstata cancerosa fosse removida.

Desde a cirurgia, o Imperador recebeu injeções hormonais uma vez por mês para deter o crescimento do câncer. O afinamento dos ossos são um efeito colateral do tratamento. Em 2008, foi anunciado que o Imperador sofria de osteoporose, pressão arterial alta, pulso irregular e sangramento do estômago, devido ao estresse.

No Japão, o imperador não tem poderes executivos, ele é símbolo do Estado, conforme prevê a constituição do país, em vigor de 1947. A constituição foi imposta pelos americanos após a ocupação pós-guerra.

A população japonesa se preparou para as festividades referentes a nova era, pois a troca do imperador realizou-se em vida do imperador que deixou o trono.

Divulgação

O novo Imperador Naruhito nasceu  no dia 23 de fevereiro de 1960 e formou-se em história na Universidade de Gakushuin, especializando-se em história medieval japonesa.

O novo Imperador e sua esposa Masako tem uma filha, Aiko, nascida em 1º de dezembro de 2001.

De 1983 até 1985, estudou na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

O Imperador Naruhito é instrumentista de cordas e gosta de fazer apresentações de viola e violino, sendo admirador de música clássica.

Para cuidar da saúde o Imperador pratica o tênis, jogging e o montanhismo como seus esportes favoritos.

Imperador Akihito despede-se do trono. Foto: KIMIMASA MAYAMA/AFP/Getty Images

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password