Moto Honda da Amazônia anuncia investimentos de R$ 500 milhões em Manaus

Issao Mizoguchi - CEO da Honda South America. Foto: Amauri Yamazaki

Líder absoluta do mercado de duas rodas no Brasil anunciou que os investimentos terão a duração de três anos, visando a modernização de sua fábrica de motocicletas e scooters

Amauri Teruo Yamazaki – Manaus – AM

Visando manter-se competitiva no segmento de motocicletas e scooters, a Moto Honda da Amazônia anunciou nesta quarta-feira (20), um novo ciclo de investimentos em sua operação no Brasil.

A empresa anunciou aporte de 500 milhões de reais a serem realizado de 2019 até 2021, para a modernização de sua fábrica em Manaus, a maior indústria do Amazonas.

Desta forma, será realizada uma completa transformação na cadeia produtiva para proporcionar maior eficiência, melhorias na logística e avanços tecnológicos que irão contribuir para o aumento da competitividade da empresa.

“A Moto Honda da Amazônia é uma empresa tradicional no segmento duas rodas, atuante no Brasil desde 1971. Em 48 anos, acompanhamos o amadurecimento deste mercado e, claro, do público consumidor que está cada vez mais exigente em quesitos como design, segurança, tecnologias amigáveis ao meio ambiente e preço. Assim, estamos fortalecendo a nossa eficiência no processo produtivo para continuarmos satisfazendo nossos consumidores e obtendo a competitividade internacional em um segmento cada vez mais concorrido e globalizado”, comenta Issao Mizoguchi, presidente da Honda South America.

Issao Mizoguchi – CEO da Honda South America, Wilson Lima – Governador do Amazonas e Alfredo de Menezes Jr. Superintendente da Suframa. Foto: Caio Mattos

Modernização
Renovação de equipamentos, construção de novos prédios, reposicionamento de linhas produtivas e melhoria dos postos de trabalho estão entre as ações que serão implementadas na fábrica nos próximos três anos, com o objetivo de tornar a Moto Honda ainda mais eficiente.
Para se obter um fluxo produtivo mais interligado e com menor movimentação, algumas áreas da empresa serão realocadas.

A iniciativa terá início com o agrupamento dos processos para a fabricação de motores, a partir da transferência da fundição, da usinagem, da pintura alumínio e da montagem dos motores para uma nova estrutura predial, inaugurando, assim, a fábrica de motores.

A primeira área a ser transferida será a fundição, cujo novo galpão já está construído e possui 13.852 mil metros quadrados.

A partir do segundo semestre deste ano ocorrerá à transferência do processo de usinagem, também para um novo local, com 11.928 metros quadrados, que já está em obras.

Já a transferência da pintura alumínio e da nova montagem dos motores, que também ganharão novos prédios, deverá estar concluída até 2020.

Julio Koga – Vice Presidente Industrial da Honda em Manaus. Foto: Amauri Yamazaki

Da mesma forma, simultaneamente à Fábrica de Motores, será conduzida a modernização de toda a cadeia produtiva da Moto Honda da Amazônia, incluindo a montagem de motocicletas, a produção do chassi, a produção de peças plásticas, os processos de soldagem e pintura dos tanques, além dos departamentos de embalagem e expedição.

“Estamos engajados em tornar a Moto Honda referência em produtividade. Promoveremos melhorias em maquinário, com novos robôs e processos mais atualizados. Esta iniciativa irá proporcionar maior flexibilidade e rapidez à nossa operação para superar cada dia mais as expectativas de nossos clientes”, explica Júlio Koga, Vice-presidente Industrial da Moto Honda da Amazônia.

Esta transformação também terá impacto no ambiente de trabalho dos colaboradores que atuam nas áreas fabris. Serão realizadas reformas prediais que trarão mais conforto às equipes, com ambientes climatizados, mais amplos e arejados, e com os mais modernos padrões de ergonomia, saúde e segurança do trabalho.

A fábrica também estará ainda mais adequada do ponto de vista ambiental, a partir do uso da luz natural e do reaproveitamento de água.

Com 42 anos de história em Manaus, a Moto Honda da Amazônia é hoje a maior fábrica de motos da Honda em todo o mundo.

A empresa conquistou a impressionante participação de  80% no mercado de motocicletas no Brasil, mesmo após a entrada das marcas: Kawasaki, Harley Davidson, BMW, Triumph, Ducati, Dafra, Royal Enfield, entre outros.

A cada 9 segundos uma moto sai da linha de montagem da Honda em Manaus, Foto: Amauri Yamazaki

HONDA PCX 2019

Durante nossa visita a fábrica da Honda em Manaus, tivemos a oportunidade de fazer um test-drive com a terceira geração da PCX nas ruas e avenidas da cidade.

Logo ao sair com a scooter a sensação de conforto é imediata, uma vez que não há necessidade de trocar as marchas, a posição do motociclista é confortável  e o nível do ruído do motor não é alto, proporcionando uma condução tranquila e segura ao piloto.

O porta-objetos que já era grande ganhou mais 2 litros de espaço para acomodar sem aperto, um capacete e o blusão do motociclista.

Honda PCX 150 modelo 2019 ganhou novo design, novo painel de instrumentos, novas rodas e pneus mais largos. Foto: Caio Mattos
Durante nossa visita a fábrica da Honda tivemos a oportunidade de realizar um test-drive com a PCX 150. Foto: Caio Mattos

Um sofisticado porta-objetos com tampa equipado com tomada 12V pode abrigar um smartphone ou outros objetos. Tudo muito prático e de fácil acesso.

Outra característica da PCX é o recurso Indling Stop que desliga o motor quando a scooter para no semáforo. O motor é imediatamente ligado quando o motociclista aciona o acelerador.

O modelo de entrada tem sistema de freio CBS (Combined Brake System) onde em um único comando do freio no manete da esquerda, o sistema freia as rodas dianteira e traseira simultaneamente.

Já nos modelos Sport e DLX, contam com sistema de freio ABS (antitravamento).

PREÇOS

PCX 150 = R$ 11.620,00

PCX DLX = R$ 12.990,00

PCX Sport = R$ 12.990,00

A Honda PCX tem garantia de 3 anos e 7 trocas de óleo gratuitas nas concessionárias da marca.

FICHA TÉCNICA

Motor: 149,3 cm3, monocilíndrico e funciona somente com gasolina.

Potência: 13,2 cv a 8.500 rpm

Torque: 1,38 mkgf a 5.000 rpm

Tanque: 8 litros

Honda Pop 110i também é produzida na fábrica em Manaus. Foto: Caio Mattos

Outro modelo que também tivemos a oportunidade de pilotar foi a Pop 110i, modelo de muito sucesso principalmente na região Nordeste do Brasil.

Para quem não conhece a Pop, ela não dá a impressão de ser uma moto ágil, mas ao sentar nela e sair para uma volta qualquer motociclista fica bem impressionado com a aceleração vigorosa que o motor proporciona.

O sistema de freio é CBS e consumo de combustível é de impressionantes 61 km por litro na cidade. Em um trajeto misto cidade e estrada o consumo vai para 49,5 km/l, sempre com gasolina.

Painel de instrumentos da Pop 110i. Foto: Caio Mattos

Outro aspecto que chamou a atenção na pista de testes de Honda em Manaus, foi a condução em piso irregular de paralelepípedos onde as duas suspensões proporcionaram uma condução suave mesmo em piso altamente desfavorável.

Disponível nas cores: Branco, vermelho e preto.

Preço de R$ 5.790,00

Na Pop 110i a mecânica, o consumo (49,5 km/l em percurso misto cidade/estrada) e a suspensão estão entre os destaques. Foto: Caio Mattos

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