Mostra celebra o centenário e os 110 anos da imigração

A Câmara Municipal de Piracicaba recebe, até o fim do mês de setembro, a exposição “Olhares Reminiscentes”, como parte das comemorações pelos 110 anos da imigração japonesa no Brasil e pelo centenário da chegada dos primeiros japoneses ao município.

A mostra reúne 27 produções, entre fotografias e ilustrações, de Sidney Junior, Thaís Passos e Felipe Stevanatto, da Equipe de Comunicação da instituição. A curadoria da ex-posição é dos repórteres fotográficos da Câmara, Davi Negri e Fabrice Desmonts. A entrada é gratuita.

Ao todo, 27 olhares foram fotografados e ilustrados a partir das fotos. São retratos dos personagens do documentário “Kansha: 100 anos da imigração japonesa em Piracicaba”, também produzi-do em homenagem ao centenário e que reúne 28 depoimentos, distribuídos em 30 minutos de vídeo. As fotos foram feitas em preto e branco, com iluminação natural e artificial, com o foco no olhar e o desfoque ao fundo. Abaixo de cada retrato acompanha uma ilustração feita por Stevanatto, estudante de design gráfico.

De acordo com os responsáveis, a mostra expressa a coragem dos primeiros japoneses que desembarcaram no município, em 1918, e que enfrentaram uma nova cultura e lutaram para manter suas origens sempre vivas. As primeiras 40 famílias japonesas foram para a Fazenda Pau d’Alho, em Ártemis, onde trabalharam com café.

A Câmara Municipal fica na rua Alferes José Caetano, 834, Centro, em Piracicaba. A visitação pode ser feita de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.
+

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password