Mitsui anuncia fechamento de unidade no Brasil

A japonesa Mitsui & Co confirmou oficialmente, na última terça-feira, que vai fechar sua unidade Multigrain no Brasil, até o final deste ano. Como justificativa, apontou à acirrada competição no setor que levou a prejuízos.

Ao todo, a Mitsui investiu 47 bilhões de ienes para adquirir uma participação total na Multigrain, mas a unidade, que comercializa soja e milho, vem registrando seguidos prejuízos nos últimos quatro anos, devido à crescente competição das principais empresas de grãos e operadores chineses.

“A razão direta por trás das perdas é a concorrência excessiva depois que o número de novos participantes cresceu rapidamente”, afirmou o vice-presidente financeiro da japonesa Mitsui, Takakazu Uchi-da, durante entrevista coletiva.

Para se ter uma ideia, a Mitsui registrou uma despesa única de 38,2 bilhões de ienes no ano encerrado em 31 de março com a Multigrain. A empresa com se-de em Tóquio, capital japonesa, havia alertado em fevereiro que uma reestruturação da unidade era muito provável, após a Multigrain reduzir os lucros anuais da Mitsui em 47,7 bilhões de ienes.

Corretoras japonesas, incluindo a rival Marubeni, investiram agressivamente em empresas de grãos no exterior há vários anos, mas seguem no mesmo barco e ainda estão lutando para gerar lucros.

No geral, a Mitsui informou um salto de 37% no lucro líquido consolidado do exercício encerrado em 31 de março de 2018, para 418,5 bilhões de ienes, principalmente devido aos preços mais altos do minério de ferro e do carvão.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password