Médico japonês integra equipe do Projeto ‘Olhos do Xingu’

O renomado oftalmologista japonês Dr. Takayuki Akahoshi, considerado o cirurgião mais rápido do mundo em catarata, está no Brasil para uma importante missão: pela primeira vez, integra a equipe do projeto Olhos do Xingu, promovido pela ONG Associação Médicos da Floresta.

“Quando o dr. Takashi Hida me contou sobre esta expedição fiquei muito curioso mas, realizando cerca de 60 cirurgias de catarata por dia, não tinha disponibilidade para me juntar a eles. Já passei por mais de 70 países, mas nunca vivi uma experiência como esta. Poder participar dessa viagem é a realização de um sonho”, afirma Akahoshi, que foi convidado pelo Dr. Takashi Hida.

O nikkei é médico-referência em Catarata do Hospital Oftalmológico de Brasília e médico do Grupo HOBrasil, e tem experiência em missões desse tipo. Por quase 10 anos colaborou com a Associação Expedicionária da Saúde – organização, que reúne médicos voluntários de várias partes do país em missões que levam medicina especializada, principalmente atendimento cirúrgico, às populações indígenas da Amazônia brasileira.

Fundada há dois anos pelo oftalmologista Celso Takashi Nakano, a ONG Associação Médicos da Floresta realiza atendimento voluntário aos habitantes do Parque Indígena do Xingu, levando tratamento oftalmológico de alta complexidade e qualidade a pessoas que não têm acesso.

O objetivo é examinar todos que vivem na região do Xingu. Em dois anos, cerca de quatro mil pessoas já foram atendidas pelo programa. A expedição conta com 12 médicos – um clínico geral, três anestesistas e oito oftalmologistas – para atender cerca de 100 casos de cirurgia de catarata.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password