Lenda do taikô japonês ministra workshops em São Paulo e Araçatuba

Eiichi Saito faz terceira visita ao país (Foto: Divulgação)

As batidas fortes e os ritmos compassados e únicos produzidos pelo taikô, ganham, a cada dia, mais adeptos no país, não somente dentro da comunidade nipo-brasileira. Porém, além da parte técnica, há muito mais por traz desse verdadeiro símbolo da cultura japonesa e é isso o que será mostra-do pelo mestre japonês Eiichi Saito, apontado como uma das lendas japonesas na arte, que ministrará workshops no país.

Idealizado pelo Kaito Taiko e o Grupo Kodo, o encontro ocorre neste sábado e domingo, das 9 às 18h30, em São Paulo, e também será realizado na Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba, nos dias 27 e 28 de outubro. Ao todo, serão três workshops por dia, com a participação de 80 pessoas em cada um deles. De acordo com um dos responsáveis pela introdução do ensino do taikô no país, Pedro Yano, que é ex-presidente da Associação Fukuoka do Brasil, além de atual presidente da Fede-ração de Sakura e Ipê do Brasil, a intenção do evento é passar os verdadeiros preceitos do taikô aos tocadores brasileiros.

“Além de aprender e aprimorar as técnicas do taikô, o que já vem ocorrendo no Brasil, queremos que os tocadores entendam esse sentimento de gratidão mais profundo que está por traz dessa arte japonesa e que foram herdados dos antepassados. Só assim, os verdadeiros ensinamentos do taikô serão mantidos e propagados no país”, afirma ele, em visita ao São Paulo Shimbun.

O encontro com Saito ocorre de forma inédita no país, apesar do mestre já ter visitado o Brasil em outras duas oportunidades, sendo a primeira, junto com o Kodo, em 2008, co-mo parte das comemorações pelo centenário da imigração japonesa no Brsil. Mais recentemente, em 2016, ele voltou a se apre-sentar no país.

Continua…(Impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password