Japoneses se formam em curso de café em Santos

A 66ª edição do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos acaba de formar 21 alunos.

Dentre os formandos deste ano estão nove japoneses de diversas localidades daquele país e que atuam em empresas relacio-nadas à indústria de café japonês. São eles: Ikuto Uehara, Katsuro Doi, Kenta Nakama, Kousuke Nakamura, Miho Sato, Shunsuke Shiba, Shuichi Fukuda, Tabane Imada e Yuta Ishii.

A cerimônia foi aberta pelo diretor-executivo, Márcio Calves, que parabenizou a turma e os professores. Enquanto isso, o orador da turma, representante dos japoneses, Tabane Imada, surpreendeu a todos falando parte do seu texto em português. “Em nome da turma que concluiu o curso de café, gostaria de agradecer aos professores, à diretoria da ACS e a todos. Muito obrigado”, afirmou. Em complemento ao seu discurso, agora em japonês, disse que os colegas orientais “aprenderam muita coisa aqui no Brasil”. “Conhecemos diferentes costumes e pessoas. Ao longo do curso fiz amizades com os professores e com os participantes. Com isso, passei dias felizes. Agradeço a todos do fundo do coração”, disse.

As aulas foram ministradas pelo professor Nilton Ribeiro, classificador e de-gustador há mais de 50 anos, com a colaboração do classificador Onivaldo Ruas e da tradutora intérprete, professora Sayoko Nakai, que passou todas as informações aos japoneses. Na sala de classificação e degustação de café ocorrem atividades práticas de classificação de grãos verdes e degustação realizadas diariamente até o final do curso, que também contou com atividades em uma fazenda de café, onde os alunos puderam assistir a colheita manual que é feita no local.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password