Japão é convidado pelo Brasil e participa da ‘Copa América 2019’

A Conmebol anunciou que a “Copa América de 2019”, que será disputada no Brasil, contará com 12 seleções. Além dos 10 países sul-americanos membros da entidade, Catar e Japão, times convidados, também participarão do torneio. A competição será entre os dias 14 de junho e 7 de julho do próximo ano.

Será a primeira vez que o Catar participará da com-petição, de olho em sua preparação para o Mundial que será disputado três anos depois. O Japão, por sua vez, volta a integrar o torneio após 20 anos. Segundo a Conmebol, a presença das duas seleções foi aprovada pela Confederação Asiática de Futebol.

O projeto inicial da Conmebol era contar com 16 seleções. Com a redução de participantes, a tendência é que menos sedes e estádios sejam utilizados. O plano no começo era que os jogos aconteces-sem em sete cidades. Agora, a entidade sul-americana quer deslocamentos menores para a competição. O Comitê Organiza-dor Local tem uma lista de 12 estádios, dos quais seis devem ser escolhidos. A Arena Corinthians, em São Paulo, e o Maracanã, no Rio de Janeiro, estão garanti-dos.

Espanha e Portugal chegaram a ser cogitados, mas recusaram o convite. A possibilidade de contar com europeus ficou inviável após a criação da Liga das Nações, torneio criado pela Uefa e que será realizado até junho de 2019. Mesmo com o recuo de equipes europeias, a Conmebol buscou alternativas.

A edição de 2019 será a última em anos ímpares. Em 2020, haverá um torneio nos Estados Unidos, e a partir daí, a competição será disputada nos mesmos anos da Eurocopa. O Chile é o atual bicampeão. A Roja conquistou em 2015, quando foi anfitriã, e, em 2016, na edição do Centenário, que ocorreu nos EUA.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password