Governadora volta a garantir apoio aos 110 anos

O Governo do Estado do Paraná vai dar todo apoio à comemoração de 110 anos da imigração japonesa no Brasil, afirmou a governadora Cida Borghetti, na terça-feira, durante uma reunião, no Palácio Iguaçu, que contou com a presença do cônsul-geral do Japão naquele estado, Hajike Kimura.

“A comunidade tem papel fundamental na formação de nossa história e desenvolvimento econômico e social, e não vamos medir esforços para termos uma celebração à altura”, disse Cida.

As comemorações vão acontecer entre os dias 19 e 22 de julho, em Maringá, no Noroeste do Estado. A cerimônia, aliás, contará com a presença da princesa japonesa Mako e também do ministro das Finanças e vice-primeiro-ministro do Japão, Taro Aso.

Para o cônsul Kimura, a participação da governadora Borghetti e das autoridades paranaenses é essencial para valorizar ainda mais a data. “Afinal, o Estado tem 150 mil descendentes de japoneses”, afirmou o representante japonês.

Durante o encontro, o secretário de Estado da Cultura do Paraná, João Luiz Fiani, também reforçou que a imigração japonesa contribuiu muito para o Paraná e precisa ser amplamente celebrada.  “O Brasil abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, com 1 milhão e 900 mil pessoas. A imigração começou em 1908, ano em que o navio Kasato-Maru atracou no Porto de Santos, no Litoral de São Paulo, com diversas famílias que passaram a trabalhar principalmente nas fazendas de café. Desde então, o estado do Paraná firmou uma grande parceria com os japoneses e, hoje, também temos uma dívida de gratidão com a comunidade, que foi essencial para a formação da nossa cultura”, disse.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password