Festa da Cerejeira do Parque do Carmo ganha um dia e terá linha especial para levar o público

Por volta de 95% dos quatro mil pés estão floridos (Foto: Divulgação)

A beleza dos sakuras, mais uma vez, será a principal atração no Parque do Carmo, na Zona Leste de São Paulo, que recebe a  “37ª Festa das Cerejeiras em Flor”.

Para esta edição, muitas novidades foram preparadas pelos organizadores, a começar pela ampliação do evento. Ao contrário dos anos anteriores, quando a festa era realizada somente no sábado e domingo, desta vez, o público terá um dia a mais para contemplar a florada. Vale lembrar que, em 2010, o evento era realizado somente em um dia, mas, ao longo dos anos, vem ganhando força.

“Nossa expectativa de público é de cerca de 70 mil pessoas, tomando por base o que foi constatado pela Polícia Militar em 2014. Sendo assim, acrescentamos mais um dia para que o público tenha mais conforto que o ano passado, quando tivemos um número bastante alto de pessoas no domingo”, revela Sergio Oda, vice-presidente da Federação de Sakurá e Ipê do Brasil, realizadora da festa e que abrange diversas associações nikkeis.

Para oferecer ainda mais conforto, esse ano também marca a estreia de uma linha especial. Aqueles que pretendem evitar o congestionamento no entorno e chegar com mais facilidade ao parque pode usar a linha especial 4050-10, que funcionará apenas durante o final de semana (sábado e domingo), entre a estação e o Parque do Carmo. Disponibilizada pela SPTrans (transporte tarifado), a linha vai operar com intervalos de 10 a 15 minutos, saindo da plataforma E do terminal de ônibus da estação Corinthians-Itaquera.

Como não poderia deixar de ser, a grande atração deste ano será os mais de quatro mil pés de cerejeira do Bosque, plantados pela comunidade japonesa na década de 70. “Esse ano está perfeito. Temos 95% das cerejeiras floridas. Demos bastante sorte porque diferentes espécies saíram ao mesmo tempo. Temos a yukiwari, himalaia, okinawa e oshima. A florada está realmente no auge e o público terá um lindo cenário para curtir com toda a família”, revela Satiro Shimizu, organizador do evento que esteve ontem no Parque.

Além da beleza das flores, o público poderá aproveitar uma programação recheada. Entre as atrações estão grupos de dança folclórica japonesa de diversas regiões da cidade de São Paulo e as apresentações de taikô. A cantora japonesa Mariko Nakahira também está confirmada e a apresentação ocorre domingo, às 14h50. Outra atração será o cantor Joe Hirata, que sobe ao palco no mesmo dia, às 16 horas.

Haverá, ainda, demonstrações de ginástica e artes marciais, como rádio taissô, Xiang Gong e Tai Chi Chuan. A cerimônia de abertura ocorre por volta do meio-dia de domingo. No local, também serão montadas tendas com barracas de comidas brasileiras e japonesas. Entre os pratos típicos nipônicos estão o yakissoba, udon,  temaki e tempurá, além do sakura moti, doce preparado com a folha da cerejeira. Churrasco e pastel também serão servidos. Os pratos são todos preparados pelas senhoras voluntárias das associações culturais nipo-brasileiras da região.

“Nós temos três atrações no evento. A principal é, sem dúvida, a florada das cerejeiras, que só ocorre uma vez por ano e dura apenas alguns dias. Depois, temos as atrações de palco, que parece uma arena, na qual, as pessoas podem conhecer um pouco mais da cultura japonesa e, também, são convidadas a participar de algumas danças típicas. Por fim, temos as comidas, que já caíram no gosto do brasileiro”, explica Oda.

O Parque do Carmo fica na av. Afonso de Sampaio e Souza, 951, em Itaquera. Entrada pelo portão 3. Hoje, o evento ocorre das 12 às 17 horas. Amanhã e domingo, das 9 às 17 horas. A entrada é gratuita. As primeiras mudas de cerejeira foram plantadas no Parque do Carmo em comemoração aos 70 anos da imigração japonesa no Brasil. Até hoje o bosque é cuidado pela comunidade nipo-brasileira local.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password