Exposições em São Paulo e no interior contam com presépios alusivos ao Japão

Presépio japonês todo feito em origami (Foto: Divulgação)

O Natal é uma das festas religiosas mais importantes do ano para os cristãos e, o presépio, que representa a noite em que o menino Jesus veio ao mundo, é um dos grandes símbolos. E se a representação contempla os mesmos elementos nos mais variados cantos do mundo, as particularidades de cada região, estado ou mesmo país influencia na sua concepção.

E essa diversidade cultural que pode ser conferida em três exposições já abertas, duas na capital paulista e uma no interior. Para começar, a tradicional e aguardada exposição de Presépios do Mosteiro de São Bento de São Paulo.
Pelo quarto ano segui-do, o público poderá ver de perto 30 presépios de vários lugares do mundo, entre eles, um do Japão, que foi totalmente confecciona-do em origami. Ao todo, são 15 peças criadas com a técnica japonesa de dobrar papéis, com direito a representação dos três reis magos, além do menino Jesus e também de alguns animais. Todos muito ricos em detalhes.

Há ainda na exposição, presépios feitos de sabonete, porcelana francesa e de madeira da Suíça. A mostra pode ser visitada até o dia 30 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas; e sábado, das 8 ao meio-dia. A entrada é gratuita.

O Santuário São Francisco de Assis também já abriu, no início deste mês, a tradicional exposição de presépios vindos de 20 países, como França, Bolívia, México, Rússia, Itália, Ale-manha, Israel e Japão. Nesta 27ª edição, que tem co-mo tema “A paz entre os povos”, são apresentados 59 presépios. O japonês traz José e Maria em porcelana e com traços orientais. A vestimenta é de seda. As obras fazem parte de acervo de colecionadores internacionais e da coleção franciscana, que tem mais de 800 presépios que trazem, a partir das visões de artesões das diferentes nacionalidades, a famosa cena do menino Jesus na manjedoura, ao lado de Maria e José.

As obras da mostra são confeccionadas em papel machê, madeira, porcelana, biscuit, gesso, pedras e barbante trançado. Tradição do calendário natalino em São Paulo, a exposição é organizada há 27 anos. A escolha do santuário, de São Francisco de Assis, é porque o santo foi o primeiro a montar um presépio na forma conhecida hoje. A ideia surgiu enquanto ele lia, numa de suas longas noites dedicadas à oração, um trecho bíblico que narrava o nascimento de Cristo.

A expectativa é pela presença de 10 mil pessoas e a exposição segue até 8 de janeiro de 2017. O horário de visitação é de terça a sábado, das 9 às 17 horas, e aos domingos, das 8 às 13 horas. O endereço é Largo São Francisco, número 133, no Centro de São Paulo. A entrada é gratuita.

Fora de São Paulo, na cidade de Guararema, situada entre o Alto Tietê e o Vale do Paraíba, uma exposição mais enxuta de presépios de diferentes países foi montada no salão paroquial da Igreja de São Benedito, no Centro.

Continua… (impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password