Evento no Pavilhão Japonês celebra reabertura e São Paulo com evento especial

Pavilhão foi reaberto na semana passada (Foto: Divulgação)

As celebrações pelos 462 anos da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro, ganharão um toque oriental. Unindo o aniversário da cidade paulista à recente reabertura do Pavilhão Japonês, no Parque do Ibirapuera, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) realiza, de 21 de janeiro até 28 de fevereiro, uma programação especial nesse símbolo nipônico.
Intitulado “O Olhar Japonês no Brasil”, o evento busca ressaltar o intercâmbio cultural entre Brasil-Japão e oferece ao público a oportunidade de conhecer e apreciar exposições de diferentes artes daquele país, feitas tanto por artistas brasileiros como pelos nipo-descendentes.
Entre as opções estão: arte craft, ikebana e bonsai. A primeira terá curadoria de Kenjiro Ikoma, presidente da Comissão de Arte Craft do Bunkyo. Nesta exposição serão apresentadas obras de cerâmica, tintura natural, shippo-yaki, boneca tôsso, arte em metais e oshibana.
Para apresentar as diferentes técnicas, nada menos que 30 artistas foram convidados, entre eles, Alice Imai, Cibele Nakamura, Hideko Honma, Junko Matsui e Shoko Suzuki.
Já para a exposição de ikebana, a curadoria é de Cristina Sagara, vice-presidente da Comissão de Administração do Pavilhão Japonês. Todos os arranjos serão feitos por membros da Associação de Arte Floral “Kado Iemoto Ikenobo da América do Sul”, a mais antiga escola sediada no Brasil e que congrega hoje cerca de 120 associados.
Por fim, a exposição de bonsai está sob a responsabilidade de Márcio Augusto de Azevedo, fundador do Bonsai Kai.
Além das exposições, aos finais de semana, serão apresentados ao público os Concertos de Música Clássica Japonesa, com curadoria de Shen Kyomei, presidente da Hougaku – Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa. Na ocasião, será apresentada uma série de concertos da música clássica japonesa tendo como principal elemento inspirador a “Natureza”.
O público pode visitar o Pavilhão Japonês às quartas, sábados, domingos e feriados, sendo que de 21 a 25 de janeiro o local estará aberto das 10 às 12 horas e das 13 às 17 horas. A contribuição é R$ 10,00 (isento para crianças até 4 anos e idosos acima de 65 anos). O Pavilhão fica na av. Pedro Álvares Cabral, s/n. A entrada é pelo portão 10.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password