Escola de dança apresenta ‘Buyou-Bu’

O palco da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade) será ocupado por alunas da Escola Ikeshiba de Dança Tradicional Japonesa, neste domingo.

24 dançarinas irão apre-sentar a Buyou-Bu, tanto em grupo como individual-mente, sob coordenação da professora Ryokuen Ikeshiba. “Começa às 13 horas e não deve demorar muito. São 20 músicas. (A apresentação acontece) um ano sim e outro não”, disse ela, que em 2016 come-morou os 40 anos de Buyou-Bu e os 34 anos do estilo Ikeshiba.

Todas com kimono e adereços, as dançarinas mostrarão a arte que data de séculos passados.

A dança tradicional do Japão desenvolveu-se no período Edo, início do século 17. Ao contrário da típica dança Odori, a Buyo destina-se mais ao entretenimento no palco. A explicação é a forte influência da dança Kabuki, que incorporava elementos dos gê-neros de dança mais antigos.

Apesar de ter maior adesão feminina, a dança Buyou também é apresentada por homens. Na Acal, a Escola Ikeshiba oferece aulas em dois dias da semana: na terça-feira, das 13 às 17 horas, e na quinta-feira, durante todo o dia, das 9 às 17 horas.

De acordo com a professora Ikeshiba, são três os tipos de categoria da dança e a duração do aprendizado depende de cada aluno. O único pré-requisito é gostar de dançar.

Mais informações pelo tel: (11) 3208-5090 ou direto na secretaria da Acal, na av. Liberdade, 365, São Paulo – próxima à estação Liberdade do Metrô.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password