Equipe do Brasil e Japão de beisebol disputam amistosos pelos 110 anos

Em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, a partir do mês de agosto, será realizado uma série de amistosos entre a seleção brasileira de beisebol e a equipe universitária japonesa de Waseda.

De acordo com a programação divulgada pela Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol, a primeira cidade a receber a partida, no dia 4 de agosto, será Bastos, no interior de São Paulo. No dia seguinte, será a vez de Presidente Prudente, também em São Paulo. Já no dia 7, Maringá, no Paraná, terá o encontro entre as duas equipes. Fechando a série de amistosos, nos dias 11 e 12 de agosto, a disputa será no famoso Estádio Municipal Mie Nishi, na capital paulista.

O Waseda é uma equipe multicampeã nacional universitária de beisebol do Japão e sua sede está localizada na capital Tóquio. Foi justamente a equipe dessa universidade que, em 21 de junho de 1958, jogou em São Paulo, em comemoração aos 50 anos da imigração japonesa no Brasil. Naquela oportunidade, os japoneses disputaram 16 amistosos com equipes locais. Venceram todos. O time também es-teve no Brasil durante as celebrações pelo centenário da imigração, em 2008.

A proliferação do beisebol no Brasil deu-se com a chegada do Kasato Maru. No navio, com os pioneiros imigrantes, chegaram equipamentos esportivos: tacos, luvas e bolinhas.

Times de beisebol surgiram pelo interior paulista nas cidades onde japoneses e descendentes iam trabalhar na lavoura. E, em 1936, organizou-se o primeiro campeonato brasileiro de beisebol, na cidade de São Paulo, com equipes vindas de municípios como Tietê, Paraguaçu e Bastos.

A série de amistosos de beisebol conta com o apoio do Ministério do Esporte e Comitê Olímpico Brasileiro, pois é modalidade em 2020.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password