Embaixador do Japão inaugura obra em Tocantins

O embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, visitou ontem o estado do Tocantins. Ele teve um en-contro com o governador interino, Mauro Carlesse, com o intuito de fortalecer a parceria entre o estado e o Japão.

O governador interino relembrou a relevância dos investimentos japoneses desde a criação do estado e no desenvolvimento. Também citou a implantação do projeto Prodecer 3, em Pedro Afonso, que mudou a situação econômica daquela região nos últimos 20 anos. Lembrou ainda do financiamento de máquinas que possibilitaram ao governo do Estado abrir estradas e fazer rodovias na época da gestão Siqueira Campos, dentre outros projetos da Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão) e do Banco Mundial, como o PDRIS (Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável).

Durante a visita ao Estado, o embaixador também visitou o Hospital Geral de Palmas, que recebeu do governo japonês, em 2013, uma doação de equipamentos de saúde. Ao todo, foram dois aparelhos de anestesia e seis ventila-dores pulmonares doados ao hospital através do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana. Por lá, também foi discutida a possibilidade de aquisição de novos equipamentos.

O embaixador também aproveitou a passagem para inaugurar o salão multiuso da Associação Nipo-Brasileira em Palmas, acordo firmado em 2017, entre o governo japonês e a comunidade nikkei.

Hoje, antes de deixar o Tocantins, o embaixador visita uma fazenda de plantação de milho e soja, co-mandada por investidores japoneses, além de conhe-cer uma fábrica que utiliza a energia solar para produção de paredes de concreto.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password