Curitiba celebra a chegada da primavera e tem retorno do festival Yosakoi Soran

As comemorações pelos 110 anos da imigração japonesa no Brasil seguem e a data será mais uma vez lembrada durante o “Haru Matsuri – Festival da Prima-vera”, que acontece hoje, das 10 às 20 horas, e amanhã, das 10 às 18 horas, em Curitiba.

A edição conta com diversas novidades, sendo a principal delas o retorno do Festival Yosakoi Soran, que há três anos não é realizado. “Estava parado, mas, aproveitando as celebrações pelos 110 anos da imigração, decidimos reto-má-lo este ano. Ao todo, serão oito grupos participantes. Não se trata de uma competição, mas um momento para diferentes grupos apresentarem a música, típica da cultura japonesa”, revela o organiza-dor Yuchi Oshima.

As apresentações acontecem amanhã, a partir das 13 horas, e serão inter-caladas com outras vertentes culturais japonesas, como o taikô. Também acontece um workshop gratuito de Yosakoi com a participação do público.
Já hoje, às 11 horas, a atração principal fica por conta do “38º Gueinosai do Paraná – Festival de Artes Cênicas”, promovido pela Aliança Cultural Brasil-Japão. Além dos grupos do Nikkei Curitiba, participam associações das cidades de Londrina, Maringá, Assaí, Paranavaí, entre outras.

Outras atividades de-vem atrair a atenção, com estandes, bazares e o carro-chefe da festa, a Praça de Alimentação. A cerimônia oficial de abertura será logo mais, às 13 horas. “O 28º Haru Matsuri também terá a tradicional exposição de ikebanas e oficinas diversas.”

Segundo Oshima, a expectativa é pela presença de cerca de 20 mil pessoas. A festa acontece no Expo Renault Barigui, que está localizado na Alameda Ecológica Burle Marx, 2518, Santo Inácio. O ingresso custa R$ 10,00 para os dois dias.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password