Cônsul despede-se do Paraná em encontro com governador e interino assume até abril

Richa e Ikeda se cumprimentam na despedida (Foto: Jaelson Lucas)

O governador do Paraná, Beto Richa, reuniu-se na manhã de ontem, no Palácio Iguaçu, com o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Toshio Ikeda, que se prepara para se despedir oficialmente da capital paranaense e retornar ao seu país de origem.

Durante o encontro, Richa destacou o bom relacionamento com o Consulado do Japão e as parcerias do Estado com o Japão. De acordo com ele, a visita do príncipe Akishino ao Paraná, em outubro de 2015, foi o ponto alto dessa relação de amizade.  “Foi um momento histórico. Nós, paranaenses, temos uma relação muito profícua com o povo japonês, que deu uma contribuição valiosa para a formação de nosso Estado, tanto culturalmente quanto pela força de seu trabalho”, disse o governador, falando sobre o trabalho de Ikeda. “Só temos a agradecer ao cônsul Toshio Ikeda pela importante parceria nestes quase três anos em que ele esteve em Curitiba.”

O atual cônsul do Japão no Paraná e que também exerceu a função no Rio de Janeiro, além da passagem por São Paulo como cônsul-geral adjunto, está na região Sul do Brasil desde abril de 2014. Neste período, participou de importantes eventos junto com o Governo do Estado, como as celebrações pelos 30 anos da formalização da irmandande entre as cidades de Curitiba e Himeji,

Além disso, e da visita do príncipe japonês em comemoração aos 120 anos de relações entre Brasil e Japão, fato citado pelo governador, cônsul Ikeda também ajudou a organizar os eventos referentes aos 45 anos de irmandade entre Paraná e Hyogo, em agosto de 2015.  Na ocasião, Paraná recebeu uma comitiva nipô-nica com mais de 80 pessoas e renovou os laços de amizade. O documento foi assinado pelo governador Beto Richa e pelo governador de Hyogo, Toshizo Ido.

“Junto aos laços de amizade, a parceria econômica entre Paraná e o Japão é também muito forte. Paraná tem um relacionamento muito importante com a província de Hyogo. Além disso, temos mais de 20 empresas japonesas insta-ladas no Estado e que contribuem com o desenvolvi-mento econômico local”, destacou Ikeda, lembrando ainda que, além de Paraná ser estado-irmão da província de Hyogo, e Curitiba de Himeji, outros três municípios paranaenses mantêm relações de co-irmandade com cidades japonesas: Londrina com Nishinomiya; Maringá com Kakogawa; e Paranaguá de Awajishi.

De acordo com informações colhidas pelo São Paulo Shimbun, Toshio Ikeda deixará oficialmente o Consulado no próximo dia 3 de março e o atual cônsul-adjunto, Hiroshi Teramichi, que chegou ao Brasil em junho do ano passado, ficará no cargo, interinamente, por pelo menos um mês, até um novo representante escolhido pelo Japão chegar ao País.

Continua…(impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password