Concurso entre jovens pelos 110 anos da imigração terá dez vencedores

Foi encerrado ontem o prazo para as escolas municipais de Londrina, no Paraná, entregarem suas produções de texto para o concurso “O Japão que Inspira”, que faz parte das co-memorações pelos 110 a-nos da imigração japonesa no Brasil.

Voltado para alunos do 4º e 5º ano da rede municipal de ensino, a iniciativa é da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel), em parceria com a comissão organizadora das celebrações naquele estado. Ao todo, serão escolhidos 20 finalistas. Após isso, os membros da organização da “ExpoJapão” irão escolher os 10 vence-dores, que serão premiados durante o evento, que será realizado a partir de 1º de junho, na Acel. Na ocasião, as 20 produções finalistas ficarão expostas em uma tenda especial.

O concurso de redação tinha como objetivo inspirar, estimular e sensibilizar os alunos a conhecerem um pouco mais sobre o Japão, com base nas comemorações dos 110 anos de imigração japonesa no Brasil. Os textos do concurso deveriam abordar aspectos sobre a cultura japonesa, conforme o regulamento entregue às escolas e os conteúdos abordados pelos cerca de 140 professores de ensino fundamental, do setor de bibliotecas, que participaram de uma atividade de formação para instruir os alunos

O trabalho preparatório foi feito junto a professores de todas as 87 escolas municipais de Londrina.

Ainda antes de criar seus textos, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a história da imigração japonesa, práticas esportivas co-mo o beisebol, artes tradicionais e seculares do Japão, como o origami, histórias em quadrinhos pelos mangás e animações com os animês, além da dança Bon Odori e instrumentos musicais, entre outros elementos.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password