Concerto comemora relação entre países

Em comemoração aos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro leva ao  Theatro Municipal carioca a regente japonesa Tomomi Nishimoto, que comanda o “Concerto de Amizade Brasil-Japão,  domingo, às 11h30, com preços populares.

Uma das poucas mulheres no mundo à frente de uma Orquestra Sinfônica, a regente apresenta a peça Hi-Ten-Yu, ao lado de  percussionistas de Wadaiko, Ichitaro e Mikita Hase, e dos músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, mostrando a completa harmonia entre a música clássica e a tradição japonesa.

Atualmente diretora artística e regente principal da Orquestra Filarmónica de IlluminArt, Nishimoto também é diretora musical e regente principal da Royal Chamber Orchestra, além de atuar como colaboradora musical da Orquestra Filarmônica do Japão, entre outras atribuições.

A artista tem no currículo o fato de ter sido a primeira regente estrangeira a assumir a Orquestra Sinfônica Nacional Russa (hoje St.Petersburg Mikhailovsky Theatre), além de ter participado, pela primeira vez na história, como regente de origem asiática de uma missa na Basílica de São P-dro, no Vaticano. Entre seus principais trabalhos de produção estão as participações no balé “Romeu e Julieta” com uma fusão de música, linguagem e recursos visuais e a ópera “Madame Butterfly”, com adaptação às artes tradicionais japoneses, que ajudou a disseminar a cultura nipônica no mundo todo.

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro fica na Praça Floriano, s/nº, Cinelândia. O espetáculo custa R$ 10. Estudantes pagam meia-entrada.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password