Companhia e Agência encerram parceria

Iniciado em 2012 e com o objetivo de desenvolver  projetos de melhoria da operação e manutenção de sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, um termo de cooperação técnica entre a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) foi encerrado no final da última semana.

Durante os três anos de parceria, foram feitos diagnósticos e estabelecidas diretrizes para as estações de tratamento de água e para as redes coletoras e estações de tratamento de esgoto da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral.

Além dos trabalhos de consultoria, a JICA também promoveu o treinamento de 17 técnicos da Sanepar no Japão e doou alguns equipamentos, como uma câmera de filmagem para diagnóstico de tubulações de esgoto, medidores de vazão e equipamentos de medição de parâmetros físicoquímicos.

Segundo o presidente da Sanepar, Mounir Chawiche, a ideia agora é avançar ainda mais e dar continuidade a parceria, estabelecendo um novo protocolo de cooperação.

A parceria entre Japão e Sanepar, segundo o representante da JICA, foi consequência de outras parcerias realizadas anteriormente, como o Parana-san, um dos maiores projetos de saneamento já realizados no Paraná.

Os técnicos japoneses que prestaram consultoria para a Sanepar são da empresa Nissuicon, contratada pela JICA. Eles formaram equipes para trabalhar com estações de tratamento de esgoto, redes coletoras de esgoto e estações de tratamento de água. Pela Sanepar, a coordenação  ficou a cargo do engenheiro nikkei Gil Alceu Mochida, que coordenou também a equipe de estações de tratamento de esgoto.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password