Chama de Nagasaki é mostrada em Frei Rogério

Em comemoração aos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, a cidade de Frei Rogério, em Santa Catarina, recebe um dos principais símbolos da paz mundial.

Vinda diretamente de Nagasaki, a Chama da Paz saiu pela primeira vez do Japão e, para recebê-la no país foi preparada uma programação especial no Parque do Sino da Paz Núcleo Celso Ramos. A partir das 14 horas, no Museu da Paz, haverá apresentações de música com alunos da Escola de Língua Japonesa de Ramos, que cantarão o hino “Watashi no Machi wa Ramos” (“Minha Terra Ramos”), de Kiyoka Nakazato; e do grupo de taikô Sakura Daiko.

A atração especial será a grande estrela da música enka (música popular japonesa), Yumi Inoue, que transportou a Chama até o Brasil e fará uma apresentação especial ao público presente.

O Parque foi inaugurado em 2002 por Kazumi Ogawa, uma das vítimas da bomba em Nagasaki, em parceria com o Governo do estado. Ele atuava em prol da transmissão da importância da paz, narrando aos visitantes sua experiência com a guerra. Além disso, o sobrevivente fundou a Colônia Japonesa Celso Ramos e o Monumento do Parque Sino da Paz. A solenidade de inauguração da Chama da Paz, no Museu da Paz, será acompanhada por jornalistas do canal NHK, da TV japonesa.

O evento, que também lembra o 70° aniversário da explosão da bomba atômica em Nagasaki, está sendo realizado pela Prefeitura de Frei Rogério e Associação das Vítimas e Seus Descendentes de Explosão da Bomba Atômica, com apoio do governo daquele estado, Associação Cultural Brasil-Japão e Associação de Assistência Nipo-Brasileira do Sul.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password