Candidatos abusam de criatividade para conquistar o eleitor na urna

Nova urna eletrônica das Eleições 2018 (Foto: Divulgação)

A corrida eleitoral segue intensa entre os candidatos aos cinco cargos almejados: Presidência da República, governador, senador, deputado federal e estadual. No sábado, o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou por 6 votos a 1 a candidatura do ex-presidente Lula.

A maioria dos ministros decidiu também a proibição do petista em campanhas, inclusive na propaganda de rádio e TV. O PT tem 10 dias para substituir o candidato e, em nota, diz que “continuará lutando para garantir sua candidatura”. Cargo majoritário à parte, os demais mantêm candidatos em campanha e com muita criatividade.
Desde o início da propaganda eleitoral gratuita, na sexta-feira passada, os mais diferentes esforços dos candidatos divertem o espectador paciente. Jingle, fala rápida ou só a foto surgem na televi-são e, números, no rádio.

Sem proibição de co-mo aparecer na urna eletrônica, nome encurtado, apelido e o recorde de “super-heróis” devem surpreender o eleitor deste ano. Wolverine, Homem-Aranha, Homem de Ferro, Batman, Robin, Capitão América e até Chapolin e Meu Malvado Favorito foram adotados por candidatos de diferentes esta-dos.

Um número grande de candidatos também decidiu usar suas profissões no nome como professor, enfermeiro, engenheiro, cantor, delegado, missionário, pastor, irmã etc. Patente militar também aparece forte nestas eleições: comandante, capitão, coronel, comendador, sargento, entre outros.  A referência do candidato ao lugar que pertence também foi adotado para não deixar dúvidas para o seu eleitor. Então, tem Cacá dos Rurais, Cabral dos Químicos, Chupeta do Gás, Aguiar da Pipoca, Branca Filha da Lulu, Rose da Casa da Mulher, Sueli dos cachorros etc.

Entre os candidatos nikkeis de São Paulo e do Paraná, nada tão chocante surgirá nas urnas. A maioria usa o próprio nome ou sobrenome, a grande maioria de forma encurtada. Quase que 100% destacam o nome japonês.

Continua…(Impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password