Câmara dos Deputados aprova devolução do casarão histórico de Santos

Prédio foi tomado após Segunda Guerra (Foto: Divulgação)

Confiscado, após um decreto federal, no final da Segunda Guerra Mundial, a atual sede da Associação Japonesa de Santos voltará oficialmente às mãos da comunidade nipo-brasileira até, no máximo, a segunda quinzena de dezembro.
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, no final da última semana, o Projeto de Lei 4476/94, que autoriza a devolução da União, em uma doação sem encargos. Como o texto aprovado é uma emenda do Senado, a matéria irá direto à sanção do presidente Michel Temer, que tem até 45 dias para assiná-lo.
Em entrevista ao São Paulo Shimbun, o presidente da Associação Japonesa de Santos, Jorge Ajifu, celebrou a decisão. “Tinha muita expectativa que a devolução ocorresse ainda no meu mandato, que vai até março de 2017. Porém, começou todo aquele problema na Câmara, primeiro com o Eduardo Cunha, depois com o Maranhão e, agora, com o Rodrigo Maia e o projeto foi ficando de lado. Mas, todos os esforços foram feitos, muitas pessoas ajudaram e, finalmente, o projeto foi aprovado. É uma vitória grande de toda a comunidade nipo-brasileira”, afirmou ele.
A tentativa oficial pela devolução teve início com uma proposta que tramita no Congresso Nacional desde 1994, elaborada pelo então deputado Koyu Iha, e que foi retomado por iniciativa do deputado João Paulo Papa (PSDB).
Em julho, uma comitiva de diretores da Associação Japonesa esteve, juntamente com o parlamentar, em uma reunião com o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, que também contou com o reforço do ex-embaixador do Japão no Brasil Kunio Umeda. Em maio, representantes da Associação se encontraram com o cônsul geral do Japão em São Paulo e discutiram a possibilidade de apreciação e aprovação do texto, demonstrando a importância do assunto. “Foi realmente uma luta conjunta, uma união de todos, que no final trouxe esse resultado positivo”, disse Ajifu.
Continua… (no impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password