Câmara dos Deputados aprova devolução do casarão histórico de Santos

Prédio foi tomado após Segunda Guerra (Foto: Divulgação)

Confiscado, após um decreto federal, no final da Segunda Guerra Mundial, a atual sede da Associação Japonesa de Santos voltará oficialmente às mãos da comunidade nipo-brasileira até, no máximo, a segunda quinzena de dezembro.
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, no final da última semana, o Projeto de Lei 4476/94, que autoriza a devolução da União, em uma doação sem encargos. Como o texto aprovado é uma emenda do Senado, a matéria irá direto à sanção do presidente Michel Temer, que tem até 45 dias para assiná-lo.
Em entrevista ao São Paulo Shimbun, o presidente da Associação Japonesa de Santos, Jorge Ajifu, celebrou a decisão. “Tinha muita expectativa que a devolução ocorresse ainda no meu mandato, que vai até março de 2017. Porém, começou todo aquele problema na Câmara, primeiro com o Eduardo Cunha, depois com o Maranhão e, agora, com o Rodrigo Maia e o projeto foi ficando de lado. Mas, todos os esforços foram feitos, muitas pessoas ajudaram e, finalmente, o projeto foi aprovado. É uma vitória grande de toda a comunidade nipo-brasileira”, afirmou ele.
A tentativa oficial pela devolução teve início com uma proposta que tramita no Congresso Nacional desde 1994, elaborada pelo então deputado Koyu Iha, e que foi retomado por iniciativa do deputado João Paulo Papa (PSDB).
Em julho, uma comitiva de diretores da Associação Japonesa esteve, juntamente com o parlamentar, em uma reunião com o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, que também contou com o reforço do ex-embaixador do Japão no Brasil Kunio Umeda. Em maio, representantes da Associação se encontraram com o cônsul geral do Japão em São Paulo e discutiram a possibilidade de apreciação e aprovação do texto, demonstrando a importância do assunto. “Foi realmente uma luta conjunta, uma união de todos, que no final trouxe esse resultado positivo”, disse Ajifu.
Continua… (no impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password