Brasil prepara troca de embaixador no Japão e define nome polêmico

Eduardo Paes Saboia foi aceito pelo Japão (Foto: Reprodução)

O Brasil deve ter, muito em breve, um novo nome no comando da Embaixada no Japão. Em comunicado oficial, o Ministério das Relações Exteriores confirmou que o governo do Japão aceitou o nome proposto e concedeu o agrément (consentimento de um Estado para que determinado diplomata estrangeiro seja nomeado para função em seu território) a Eduardo Paes Saboia, para que se torne em-baixador extraordinário e plenipotenciário do Brasil no Japão.

Com o aceite por parte do Japão, ainda restam algumas etapas a serem cumpridas para que o nome seja oficializado. Seguindo a Constituição Brasileira, Saboia terá agora que passar pelo crivo da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), que realizará uma sabatina. Somente em caso de aprovação, o nome será posteriormente analisado pelo Plenário do Se-nado e colocado em votação.

Para se ter uma ideia, o atual embaixador, o diplomata André Aranha Corrêa do Lago, recebeu 62 votos favoráveis dos senadores e quatro contrários. Ele ocupa o cargo desde 2013. Em época de troca de comando, na semana passada, a CRE sabatinou o diplomata Luís Henrique Sobreira Lopes, indicado para a embaixada brasileira na Coreia do Sul.

A indicação de Saboia para assumir no Japão não deixa de ser polêmica. Isso porque, o diplomata foi envolvido em um caso de grande repercussão, que o levou até à suspensão de suas funções.

Continua…(Impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password