Brasil e Japão concordam em estender validade de vistos e tempo de permanência

Lago e Muto durante assinatura do acordo (Foto: Divulgação)

Os governos do Japão e do Brasil assinaram ontem, em uma cerimônia oficial realizada na capital japonesa Tóquio, um memorando sobre a “Facilitação da Emissão de Vistos de Múltiplas Entradas para Portadores de Passaportes Comuns”.
Segundo nota oficial enviada pela Embaixada do Japão no Brasil à imprensa, por meio desse documento, que foi oficializado pelo ministro de estado dos Negócios Estrangeiros do Japão, Yoji Muto, e pelo embaixador do Brasil no Japão, André Corrêa do Lago, fica acertado a extensão, para ambos os países, da validade do visto de visitante temporário no Japão e do visto de turista no Brasil em até três anos e a permanência máxima de até 90 dias a cada estadia. As medidas serão implementadas dentro de 30 dias a contar da assinatura.
Além das duas autoridades citadas, a cerimônia de ontem contou, também, com a presença do secretário executivo e subsecretário-geral de Política do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, José Alfredo Graça Lima, que está em Tóquio para reunião do Mecanismo de Consultas Políticas Brasil-Japão.
Atualmente, o visto japonês é válido por três anos, porém, o tempo de permanência dos brasileiros é de, no máximo, 30 dias. Já o visto brasileiro tem validade de apenas 90 dias, mas o tempo de permanência do japonês no território nacional é de mesmo período.
De acordo com os envolvidos no acordo, a medida tomada pelos dois países tem o intuito de “fomentar o intercâmbio nipo-brasileiro com o incremento no número de turistas”.

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password