Boneca japonesa feita de lixo é destaque em mostra

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes em Piracicaba, no interior de São Paulo, recebe uma exposição gratuita de bonecas antigas. A mostra conta com exemplares do acervo pessoal da restauradora Cristina Paulon e tem exemplares que foram fabricados desde o final do século 19.

São cerca de 90 exemplares produzidos no Brasil, Alemanha, Estados Uni-dos, Inglaterra e também no Japão, que traz uma curiosidade, é toda feita a partir do lixo, principalmente de latas de alimentação antigas, algo característico do pós-guerra. Como as latas são de alimentos japoneses, não se sabe se a boneca veio diretamente do Japão, pelas mãos dos imigrantes, ou se foi construí-da por japoneses já em São Paulo.

Um dos modelos mais antigos, por sua vez, é uma boneca feita em couro de pelica do século 19. Ela foi fabricada de 1860 a 1890 e é um símbolo da história da moda. Outro exemplar dos mais antigos que chama a atenção é da Itália. O molde é revestido de tecido, apesar de parecer de porcelana. Há ainda bonecas avaliadas em 2 mil dólares.

A diretora do Museu, Renata Gava, explica a in-tenção da exposição. “O principal aqui para nós é trabalhar a questão da conscientização do consumismo, a questão de como se brincava antigamente, a boneca sendo uma só. Então esse trabalho também é como uma ação educativa voltada para as crianças”, definiu.

A visitação pode ser feita de terça a sexta, das 9 às 17 horas, e aos sábados e feriados, das 9 às 13 horas, na rua Santo Antônio, 641. A entrada é gratuita e a mostra fica aberta até o dia 27 de janeiro.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password