‘Bon Odori’ de Registro celebra 60 anos do Templo Budista Honpa Hongwanji

Bon Odori terá início às 18 horas (Foto: Divulgação)

Tradição milenar budista que celebra as almas dos antepassados, o “Bon Odori” ocorre mais uma vez na cidade de Registro, a maior do Vale do Ribeira. Porém, este ano haverá uma série de novidades, a começar pelo local.
Tradicionalmente realizado na Praça Beira Rio, o evento, que chega a 57ª edição, tem a partir deste ano uma nova sede oficial: o Templo Budista Honpa Hongwanji, construído por imigrantes japoneses.

O local foi escolhido em virtude das comemorações pelos 60 anos de existência do popularmente conhecido Templo Budista de Registro, festejo este que será celebrado no mesmo dia da festa “Bon Odori”. “Tirando este ano especial pelos 60 anos, nossa ideia, a partir de agora, é que o Templo se torne o local fixo do ‘Bon Odori’ de Registro. É um espaço grande, confortável e com estacionamento amplo”, revela o organizador principal da festa, Toshiaki Yamamura.

Outra alteração é que a realização do evento passa agora a ser responsabilidade conjunta da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro (Bunkyo), que o organizou nos últimos anos, com os representantes do Templo.
A intenção é que o evento se torne uma comemoração que misture religiosidade, cultura e arte. A festa, que acontece em toda a área do Templo, terá início a partir das 13h30 deste sábado, com uma procissão. Em seguida, haverá uma missa e uma palestra. Após a palavra de autoridades locais e da comunidade nipo-brasileira, às 16 horas será feita uma série de homenagens. No dia, também acontece a inauguração oficial do elevador do Templo, além do lançamento da pedra fundamental da construção de um salão social. Por fim, haverá um jantar comemorativo somente para convidados.

A dança Bon Odori, ponto alto da festa, terá início às 18 horas, no pátio do Templo.

Continua…(impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password