Associação Nipo de Pedreira antecipa tradicional undokai para amanhã

A Associação Cultural Nipo-Brasileira de Pedreira realiza amanhã a 56ª edição do “Festival Poliesportivo – Undokai”. Ao contrário de outros grupos nikkeis, que mantêm o costume de realizar o evento no dia 1º de maio – a data é no mês do “Dia dos Meninos” no Japão e tem clima ameno -, o de Pedreira antecipa a gincana para evitar confronto de data com outras associações.

Muito exercício e celebração está planejado para o undokai. Os 110 anos da imigração japonesa no Brasil serão lembrados na solenidade de abertura, que será feita antes do início das provas, às 9 horas, no campo do Clube Atlético Itapeva (rua Luís Pacola, s/nº, Jardim Itapeva, Mauá).

Haverá provas esportivas para todas as idades. A primeira será a corrida de 50m para as crianças. De-pois são os jovens, os adultos e idosos que correm. Além da corrida, o undokai terá prova de bola ao cesto, de pescar garrafas, revezamento de bastão, empilhar argolas, puxar corda, catar otedama (cinco marias), matemática, gatebol etc.

No intervalo do almoço, com venda de obentô e do tradicional dorayaki (tipo de panqueca doce com recheio de feijão) de Pedreira, haverá apresentação de dança Odori, a Tokyo Gorin Ondo 2020, com algumas modificações.
A dança oficial da próxima Olimpíada é um pouco mais rápida que o Bon Odori, o que dificulta o acompanhamento da maioria idosa, e será apresentada para a princesa Mako durante sua passagem pelo Brasil, no mês de julho.

A promoção do undokai é da Associação de Pedreira junto com o Departamento de Jovens e Escola Nipo-Brasileira.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password