Assembleia Legislativa recebe exposição com a cronologia dos 110 anos da imigração

Exposição japonesa tem origamis (Foto: Divulgação)

Aos poucos, as comemorações pelos 110 anos da imigração japonesa no Brasil vão “ganhando corpo” em São Paulo. Com a principal cerimônia programada para o dia 21 de julho, no “Festival do Japão”, até lá outros eventos fazem alusão à data.

Ontem, na Assembleia Legislativa de São Paulo, teve início a exposição “110 anos da Imigração Japonesa no Brasil: O papel dos pioneiros marcados pelas mãos de seus descendentes”, que vai até o próximo dia 6 de abril, no Hall Monumental do prédio. Promovida pela Associação Cultural e Esportiva de Santana (Acesa), a mostra traz uma narrativa histórica de como se deu a imigração japonesa no Brasil, em uma exposição orgânica, colaborativa e fluída, que associa a ideia crono-lógica com a apresentação artística do origami.

Criada e realizada total-mente por colaboradores e voluntários da Acesa, que moldaram delicadamente cada uma das peças, a ex-posição conta com nada menos que 40 mil origamis e não é a primeira do tipo promovida pela Associação. O projeto foi iniciado em 2016 e teve a participação de todos os departamentos da Associação. Na primeira mostra foi realizada uma homenagem aos 50 anos de fundação da Acesa.

Dessa vez, para que o público conheça bem a cultura japonesa, a porta de entrada da Assembleia ganhou um torii (portal), além de bambus tradicionais do Japão. Um grande tsuru, o pássaro símbolo da paz, também foi insta-lado no teto do prédio, além de bandeiras do Japão, Brasil, do Estado de São Paulo e da Acesa, todas feitas com a técnica japonesa de dobradura de papel.

Continua…(Impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password