Lexus UX híbrido impressiona pela dirigibilidade e economia de combustível

Lexus UX híbrido já está disponível para venda no Brasil. Foto: Amauri Yamazaki

SUV de luxo Lexus tem muitos atrativos e preço bastante competitivo a partir de R$ 173.490,00

Lançado em abril de 2019 no Brasil, o Lexus UX foi apresentado em 2018, durante o Salão do Automóvel de São Paulo com grande destaque. Com design atrativo e acabamento de luxo, o UX chama atenção pela sua baixa estatura, se comparado a outro SUV.

Quando o motorista para nos faróis vai constatar que está na mesma altura de um motorista ou do passageiro de um sedã que estiver ao lado, pois a montadora optou por desenhar um crossover com baixo centro de gravidade.

Modelo tem baixo centro de gravidade. Quando o motorista para nos semáforos vai ficar na mesma altura de quem está em um Corolla. Foto: Amauri Yamazaki

O modelo chama a atenção pelo seu design moderno e pela sua agilidade proporcionada pelo conjunto híbrido Lexus, combinado um motor a gasolina 4 cilindros aspirado, 2.0 DOHC, 16V, VVT-iE, VVT-I e um elétrico, totalizando 181 cavalos de potência.

Motor 2.0 (sem turbo) acoplado ao sistema híbrido proporciona uma condução ágil, econômica e silenciosa. Foto: Amauri Yamazaki

O UX é mais ágil que seu irmão Lexus NX (R$ 219.900,00) por ser mais leve e compacto.

A dirigibilidade é um dos pontos altos do SUV, pois ele é muito fácil de conduzir, confortável para quem vai nos bancos dianteiros, tem sistema de som e ar-condicionado altamente eficiente, além do tradicional acabamento de luxo Lexus, mais macio e agradável ao toque que o proporcionado pelos seus concorrentes alemães.

Painel de instrumentos completo. Foto: Amauri Yamazaki

Uma das características dos veículos híbridos é o silencio quando o modelo roda somente com as baterias e o motor a combustão desligado. Nos modelos híbridos anteriores era fácil ouvir o motor a combustão ligando quando necessário, pois além do ruído sentia-se uma vibração na carroceria do motor sendo acionado.

A Lexus atingiu um nível de desenvolvimento que em várias situações, o motorista não sente, nem ouve, o motor a combustão sendo acionado, elevando o conforto acústico e físico para todos os passageiros.

O UX é o primeiro Lexus desenvolvido sobre a nova plataforma de Arquitetura Global Compacta (GA-C: Global Arquitecture – Compact). Uma estrutura leve, porém, super-rígida, com baixo centro de gravidade e um ajuste refinado da suspensão, proporcionando ao UX uma agilidade e conforto ao dirigir de altíssimo padrão.

Para quem vai atrás o espaço é um pouco justo. Foto: Amauri Yamazaki

Todas as versões apresentam ar condicionado Dual zone com sistema S-Flow, que direciona automaticamente o fluxo de ar apenas para os bancos dianteiros com ocupantes (o banco do passageiro dianteiro possui sensor de ocupação), otimizando a eficiência energética do veículo.

As versões Luxury e F-SPORT apresentam um visor EMV de 10,3” com o Lexus Navigation System (Sistema Multimídia Lexus) com TV digital, DVD player, sistema de navegação GPS, além da câmera de ré, um luxo.

Teto solar a partir da versão intermediária. Foto: Amauri Yamazaki

Depois de dirigir um veículo híbrido, mesmo os carros a combustão mais elaborados passam uma sensação de desperdício de energia e poluição desnecessária.

TABELA DE PREÇOS
Lexus UX 250h Dynamic: R$ 173.490,00
Lexus UX 250h Luxury: R$ 193.990,00
Lexus UX 250h F Sport: R$ 214.490,00

No período de avaliação o Lexus UX fez uma média de 15,6 km/l com gasolina na cidade. Foto: Amauri Yamazaki
Identificação híbrida na parte de baixo da porta traseira.
O porta-malas é um dos pontos fracos do UX, pois a bateria do sistema híbrido ocupa boa parte do compartimento. Foto: Amauri Yamazaki

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password