Avaliamos o Fiat Cronos Precision 1.8 automático

Fiat Cronos Precision 1.8. Foto: Amauri Yamazaki

Sedã é destinado a famílias precisam de espaço e exigem bom acabamento

São Paulo – SP

Lançado em fevereiro de 2018, o Cronos é sucesso de vendas da Fiat no Brasil, tendo emplacado segundo relatório da Fenabrave, 2.577  unidades em janeiro de 2019, contra 2.027 do Toyota Yaris sedan e 1.795 do Nissan Versa.

Um das características do Cronos (e também do Argo) é a robustez de sua carroceria aliada ao bom acabamento interno o que tradicionalmente não era o forte da Fiat.

Desde a criação da Fiat-Chrysler (FCA), a Fiat do Brasil vem aprimorando bastante a qualidade de todos os seus produtos.

De design acertado, por fora o Cronos tem linhas mais elegantes que o seu principal concorrente o VW Virtus, e a tela multimídia de 7 polegadas melhor posicionada para leitura e manuseio do motorista. As partes cromadas na parte exterior da porta, na frente e nas maçanetas, dão um toque de sofisticação ao modelo.

Ao entrar no Cronos é fácil acertar a posição dos bancos e comandos, além de conectar rapidamente o smartphone ao sistema de telefonia do carro. A ergonomia do Cronos é boa facilitando a dirigibilidade para o motorista.

O Cronos transporta cinco adultos sem aperto e sua mecânica (motor e câmbio) embora não seja a mais sofisticada do segmento, não frustra o motorista nas arrancadas e ultrapassagens.

Detalhes cromados na porta e nas maçanetas dão um ar sofisticado do Cronos. Foto: Amauri Yamazaki

MOTOR E.torQ

Dianteiro, 4 cilindros, transversal, 1.743 cm3, 16V, aspirado, com 139 cv de potência com etanol e 135 cv com gasolina a 5.750 rpm.

Torque de 19,3 kgfm com etanol e 18,8 kgfm com gasolina, ambos a 3.750 rpm.

No período de avaliação o modelo fez com gasolina 9,5 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada.

O Cronos vai de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos com gasolina e 9,9 segundos com etanol.

CÂMBIO

Automático de 6 velocidades.

Outro boa característica do Cronos é o acerto macio de sua suspensão, sem perder a estabilidade nas curvas.

No comprimento, o Cronos tem 4,36 metros ante 4,23 do HB 20S e 4,28 do Prisma e um grande porta-malas de 525 litros, maior que os 521 litros do VW Virtus.

A versão 2019 é composta pelas versões Cronos 1.3, Cronos Drive 1.3, Cronos Drive 1.3 GSR, Cronos Drive 1.8 AT6, Cronos Precision 1.8 e Cronos Precision 1.8 AT6.

O Cronos oferece itens como ESC (controle de estabilidade), Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida) e TC (controle de tração).

A versão Drive 1.8 AT oferece de série: Central Multimídia UCONNECT de 7″ Touchscreen com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entrada USB e Sistema de reconhecimento de voz, volante com comandos de áudio e telefone; segunda porta USB, câmera de ré alarme antifurto, ar-condicionado, ajuste de altura do banco do motorista, computador de bordo, direção elétrica progressiva, sistema ESS (sinalizador de frenagem de emergência), sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis, Ambient Lights e sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico.

Painel de instrumentos do Cronos tem tela multimídia de 7 polegadas muito bem posicionada. Foto: Amauri Yamazaki

Também conta com espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, tilt down e puddle lamps (luzes de cortesia que iluminam o piso à frente das portas), sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus, vidros elétricos dianteiros, sistema Start&Stop para economia de combustível, controles eletrônicos de tração e estabilidade, trava elétrica, volante regulável em altura, sistema de partida a frio sem tanquinho e display TFT de 3,5 polegadas e alta resolução no painel de instrumentos.

Foto: Amauri Yamazaki

FREIOS

Discos dianteiros ventilados (diâmetro de 284mm) na dianteira e a tambor (203 mm) na traseira.

DIREÇÃO: Elétrica com pinhão e cremalheira. Diâmetro mínimo de curva: 10,5 metros.

RODAS: 6” X 16” de liga leve

PNEUS: 195/55 R16”

PESO: Em ordem de marcha 1.271 kg

CAPACIDADE DE CARGA: 400kg

TANQUE DE COMBUSTÍVEL: 48 litros

CONCLUSÃO:

O modelo entrega tudo o que propõe por um preço competitivo.

É superior em todos os sentidos aos concorrentes Nissan Versa, Chevrolet Prisma, Ford Ka sedan 1.5 e Renault Logan 1.6.

Porta malas com capacidade par 525 litros é maior que o do concorrente VW Virtus (521). Foto: Amauri Yamazaki

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password