Adolescentes têm semana especial de vacinação

Na última semana de férias escolares, os adolescentes são chamados pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para se vacinarem. Termina amanhã os dias especiais dedicados a meninos e meninas com idades entre 9 e 15 anos tomarem as vacinas contra HPV, doença meningocócica C e hepatite B.

A vacinação contra o HPV está disponível para meninas com 9 a 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos. Entre o público feminino, a imunização auxilia na prevenção contra o câncer de colo de útero e vulva. Para meninos, a proteção é contra o câncer de pênis e ânus. A vacina previne ainda contra o câncer de boca, orofaringe e verrugas genitais para ambos os sexos. São duas doses, com intervalo de seis meses para a segunda, para ambos os sexos.

“É fundamental ampliar a cobertura vacinal entre esses públicos. Desde 2014, a cobertura vacinal entre meninas de 9 a 15 anos mantém-se em 61%; entre os garotos na faixa etária de 12 e 13 anos, que passaram a ser vacinados em janeiro de 2017, a cobertura é de 44%. Contamos com apoio dos pais e responsáveis para que nossos jovens estejam orientados e protegidos”, afirma a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

Neste ano, a vacina contra a doença meningocócica C também foi inclusa no calendário de vacinação, sendo o público-alvo meninos e meninas de 12 e 13 anos. Atualmente, a cobertura vacinal é de 32%. A dose dessa vacina é única.

E a hepatite B não é só para adolescentes, mas todas as idades. O esquema vacinal é de três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda; a terceira deve ser aplicada após seis meses em relação à dose inicial.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password