‘12º Bunka Matsuri’ começa neste fim de semana com celebração aos 110 anos

Grupo de taikô tocou na 11ª edição, no Pavilhão (Foto: Divulgação)

A celebração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil vem sendo realizada em vários eventos da comunidade nikkei e, a partir deste fim de se-mana, na 12ª edição do “Bunka Matsuri”.

Como no ano passado, o tradicional festival da cultura japonesa começa amanhã com uma programação mais enxuta no Pavilhão Japonês, no Par-que do Ibirapuera, em São Paulo. Das 10 às 17 horas (do-mingo até às 18 horas), uma série de oficinas poderá ser feita mediante o pagamento de ingresso do Pavilhão (R$ 10,00 (crianças de 5 a 12 anos, estudantes e idosos de 60 a 65 pagam R$ 5,00. Menores até 4 anos e maiores de 66 não pagam)).

Kirigami, oshibana-ê, oshi-ê, origami, washi-ê e bonsai serão ensinados por especialistas em até quatro turmas, nos dois dias. A formação dos grupos será feita por ordem de chegada, com aulas iniciando às 10h30. Um workshop especial em lembrança ao “Dia das Mães” e ao mês das noivas será oferecido no do-mingo. O tema será shiromuku, o traje típico utiliza-do pelas noivas japonesas, e a “arte de vestir kimono”, com Chisako Tanji.

Para completar a pro-gramação no Pavilhão, haverá amanhã as apresentações de okoto, do Miyagui Kai (10h30 às 11h30), taikô com Associação de Taikô (11h45 às 12h15) e Kabuki com a Cia Fujima (14 às 16 horas).

Além de tudo isso, o público poderá apreciar as várias carpas do lago do Pavilhão Japonês.

A entrada é pelo portão 10, na av. Pedro Álvares Cabral, s/nº. “De acordo com a administração do parque, esse portão estará aberto e faixas (indicando a festa) serão colocadas em cinco pontos. Na porta do Pavilhão, duas meninas vestidas com yukatá (kimono) irão recepcionar o público”, afirma Shodi Nomura, presidente da comissão organizadora do “Bunka Matsuri” deste ano.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password