110 anos é comemorado com exposição em Minas

Minas Gerais recebe até o dia 2 de novembro a exposição “Da Terra ao Aço: Japão e Minas em laços de amizade e trabalho”, como parte das celebrações pelos 110 anos da imigração japonesa. Em cartaz no Ponteio Lar Shopping (BR-356, 2500, Santa Lúcia), a exposição também celebra os 60 anos dos pioneiros do país oriental na região Leste mineira.

Localizada no primeiro piso, a exposição se divide em cinco blocos, com temas distintos: arte e cultura; espiritualidade, economia, esporte e história das cerejeiras em Minas, com destaque para o plantio da árvore símbolo do Japão no condomínio Morro do Chapéu, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Os visitantes poderão ver uma linha do tempo, com início em 1908, quando os primeiros japoneses chegaram ao Brasil, no navio Kasato Maru, para trabalhar nas lavouras de café no estado de São Paulo, até a atualidade.

Patrocinada pela Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC), a mostra também apresenta reportagens e fotos do acervo do jornal Estado de Minas. Todo o material está impresso em tecido. Há cenas de casamentos, a chegada dos japoneses em trajes típicos, momentos de confraternização com os mineiros, construção da siderúrgica em Ipatinga, presença no Projeto Jaíba, no Norte de Minas, e outros registros emocionantes.

“Essa exposição é uma prova de que brasileiros e japoneses encontraram em Minas Gerais o caminho do compartilhamento, da amizade e da prosperidade”, diz o diretor da NSSC, Kazuhiro Egawa.
A entrada é gratuita e a visitação é das 10 às 22 horas.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password