Abertura dos 120 anos do Tratado de Amizade em Santa Catarina é cancelada após morte

O hall do Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina receberia ontem a abertura oficial das Comemorações pelos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Japão e o Brasil, cerimônia que também daria início as celebrações pelos 35 anos de Irmanamento entre o Estado de Santa Catarina e a Província de Aomori, entretanto, o evento foi cancelado em virtude da morte do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC). Ele faleceu na tarde do último domingo, em Joinville, no norte daquele estado, aos 75 anos.

De acordo com a assessoria de imprensa do governo de Santa Catarina, para marcar o início das celebrações, o embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, seria recebido ontem pelo secretário de Assuntos Internacionais do Estado, Carlos Adauto Virmond, representando o governador Raimundo Colombo. Porém, o representante estadual foi ao enterro do senador, que ocorreu na tarde de ontem, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville.

O embaixador também não compareceu à cerimônia, sendo representado pelo cônsul japonês em Curitiba, Toshio Ikeda, que, na ocasião, foi recebido, para uma reunião, pelo secretário executivo de Assuntos Internacionais, Marcelo Trevisan. Também participaram da reunião o presidente da Federação das Associações Nikkeys de Santa Catarina, Elídio Yocikazu Sinzato, e o presidente da Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil, Koichi Nakazawa. O grupo definiu que uma nova cerimônia será marcada para abrir oficialmente as atividades alusivas à data.

Continua… (no impresso)

Suzuki suspende produção em fábrica e transfere trabalhos para Mitsubishi

A fábrica da Suzuki, em Itumbiara, Goiás, teve as portas fechadas por conta da crise econômica.

A produção do utilitário Jimmy e cerca de 100 funcionários serão transferidos para a fábrica da parceira Mitsubishi, em Catalão, a cerca de 200km de distância.

Os trabalhadores que não aceitarem a proposta, serão demitidos e indenizados.

Inaugurada no ano de 2013, a fábrica da Suzuki somou um investimento de R$ 150 milhões. A acirrada concorrência com as marcas chinesas, como Lifan e JAC, no entanto, fez a montadora japonesa perder mercado. Em abril, a Suzuki emplacou 416 carros e comerciais leves, contra os mais de 420 das concorrentes.

A situação difícil não é sentida só pela Suzuki. Ontem, a Fiat anunciou férias coletivas a 2 mil trabalhadores (10% do total de funcionários) por 20 dias. O problema é que esta é a segunda vez que a fábrica em Betim afasta funcionários.

Também estão com quadro defasado a Volkswagen, a General Motors, a Hyundai e a Peugeot. Em algumas delas, além das férias coletivas, vigora o PDV (Programa de Demissão Voluntária).

Na contramão do "furacão", a Honda segue normalmente com os trabalhos e até planeja dobrar a capacidade anual com a fábrica de Itirapina, em São Paulo. O motivo é o novo SUV, HR-V, que tem fila de espera e já bateu os concorrentes Ecosport e Duster.

A Toyota, com o seu Corolla, também diz que todas as unidades estão em operação.

A Nissan, por sua vez, suspendeu o contrato de 290 funcionários novos que atuariam na fábrica de Resende, Rio de Janeiro.

0 Comentários

Carro novo perde espaço para usado em abril

O mercado de venda de veículos está em baixa, com o carro novo perdendo espaço para o usado no mês de abril.

De acordo com os números apresentados pela Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotivos) e Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores), enquanto a produção de carros, caminhões e ônibus caíram 21,7% no mês passado, a venda de carros usados no acumulado do 1º trimestre deste ano cresceu 2,2%.

Os carros usados mais vendidos são o Gol (87.680 unidades), Uno (52.438) e Palio (47.473).

0 Comentários

Amarelo é a cor de ação consciente

Acontece neste mês o "Maio Amarelo", campanha de conscientização para redução de acidentes de trânsito.

Em nível mundial, cada país segue ações que visam despertar em motoristas o respeito à velocidade, uso do cinto e de equipamentos de segurança, além da manutenção do veículo.

A Yasuda Marítimo, subsidiária da Sompo Japan Insurance, integra a campanha brasileira.

Dados nacionais mostram que o número de vítimas no trânsito brasileiro é um dos maiores do mundo. O País gasta, em média, R$ 16,1 bilhões em decorrência de acidentes de trânsito. Por ano, cerca de 45 mil pessoas morrem nesse tipo de ocorrência e mais de 177 mil ficam feridas. No Japão, o número de vítimas fatais de trânsito diminui há 13 anos.

0 Comentários

Lei em favor de animais é comemorada por Ota

A aprovação, na Câmara dos Deputados, do projeto de lei que criminaliza condutas contra a vida e integridade física de cães e gatos foi comemorada pela deputada federal Keiko Ota (PSB-SP).

De acordo com o texto, matar cão ou gato terá pena de detenção de 1 a três anos. A exceção será para a eutanásia, se o animal estiver em processo de morte agônico e irreversível, contanto que seja realizada de forma controlada e assistida. Se o crime for cometido para controle populacional ou com a finalidade de controle zoonótico, a pena será de detenção de 1 a 3 anos. Neste último caso, ela será aplicada quando não houver comprovação de enfermidade infectocontagiosa que não responda a tratamento. Essas penas serão aumentadas em 1/3 se o crime for cometido com emprego de veneno, fogo, asfixia, espancamento, arrastadura, tortura ou outro meio cruel. Todas as penas previstas no projeto também serão aumentadas quando, para a execução do crime, se reunirem mais de duas pessoas.

0 Comentários

Suplente nikkei quer prefeitura de Diadema

Segundo suplente de vereador pelo PSDB de Diadema, o engenheiro e empresário Taka Yamauchi, recém-nomeado presidente municipal do PSD, declarou ser "a melhor terceira via" na concorrência ao comando da Prefeitura daquela cidade, na eleição de 2016, e que já tem entre os postulantes o prefeito Lauro Michels (PV), buscando a reeleição.

Taka, que recebe o apoio do deputado federal e integrante da executiva nacional do PSD, Walter Ihoshi, alegou que quer apresentar um "novo modelo para Diadema".

0 Comentários

Bomba atômica é tema de mostra e palestra

O Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, em Atibaia, sedia, desde o final de abril, a "Exposição sobre a Bomba Atômica". A mostra está disponível até o dia 17 de maio.

Com o objetivo da mostrar os estragos provocados pelo bombardeio de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, e conscientizar a população sobre a paz mundial e a importância do fim da proliferações nuclear, a mostra conta com fotografias e cartazes, frutos de um acervo disponibilizado por um voluntário que nasceu em Hiroshima. Em outra parte, aborda os acidentes radioativos do mundo.

No dia 14 de maio, às 19 horas, também no Centro de Convenções, está programada a palestra "70 Anos Pós Guerra: Paz Mundial sem a Radiação Nuclear", que será ministrada por Takashi Morita e Junko Watanabe, vítimas da bomba atômica de Hiroshima.

O Centro fica na Alameda Lucas Nogueira Garcez, 511, Vila Thais. Tel: (11) 4412-7776.

0 Comentários

Museu da Imigração é autorizado pela Prefeitura

A Prefeitura de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, autorizou, na última quarta-feira, a criação do Museu da Imigração Japonesa, que vai funcionar no Mercadão Municipal Antônio Valente, na região central. A decisão foi publicada no Diário Oficial.

Conforme a publicação, o Executivo Municipal deverá "estabelecer normas e procedimentos para estruturação e funcionamento do Museu da Imigração Japonesa". O município tem a 3ª maior comunidade japonesa do País, com 15 mil pessoas.

0 Comentários

‘Exposição de Bonecos do Japão’ homenageia os 120 anos do Tratado de Amizade

Como parte das celebrações pelos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, o Centro Cultural Palácio da Justiça, na capital amazonense, recebe a mostra "Bonecos do Japão", que apresenta ao público brasileiro uma das principais formas de arte daquele país.

Dividida em 12 categorias, a exposição apresenta um panorama da produção atual. Ao todo, 72 peças, que medem até 30 centímetros de altura, foram produzidas exclusivamente para retratar a cultura e estilo de vida do país do sol nascente. Sendo assim, o evento não é apenas voltados para crianças ou colecionadores, mas também para adoradores de artesanato.

Muitas das peças em exposição trazem consigo histórias da cultura milenar japonesa. É o caso de Hina Ningyo, que faz reverência à felicidade de suas jovens filhas; ou do Gogatsu Nin-gyo, a versão masculina, com bonecos vestidos de armaduras de guerreiros em analogia à saúde e força dos filhos.

O Centro Cultural Palácio da Justiça está localizado na Travessa Frei Lourenço, 833, centro de Manaus. Mais informações podem ser obtidas pelo tel: (92) 3248-1844.

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Faculdade promove sábado de jogos e empreendedorismo

O Centro Universitário da FEI, no campus localizado no bairro da Liberdade (rua Tamandaré, 688), em São Paulo, abre as portas hoje para o público em geral poder participar de jogos e de uma feira sobre empreendedorismo.

Das 10 às 16 horas, com inscrições feitas antes pelo site: www.fei.edu.br/portasabertas, o público também poderá conferir exposições, como de réplicas de bicicletas.

Mas é na 17ª Feira de Empreendedorismo que os alunos da FEI mostram na prática o lado administrador.

11 modelos de negócios e cinco aplicativos serão apresentados para o público e para uma banca avaliadora, que contará com um investidor "anjo" (aquele que adota e aposta financeiramente no projeto).

O professor Luiz Ojima Sakuda, do Departamento de Administração do Centro Universitário da FEI e coordenador do evento, acredita que "na feira, os alunos têm a experiência de mostrar a um público mais amplo seus projetos de negócios, além de serem avaliados por uma banca composta por investidores, empresários e especialistas."

0 Comentários

Nikkei inicia aulas de desenvoltura a partir do teatro em associação japonesa

Tímidos ou interessados em aperfeiçoar a comunicação são esperados pelo ator Henrique Kimura no Iwate Kenjinkai (rua Tomaz Gonzaga, 95, 1º andar, Liberdade, São Paulo).

A partir de hoje, até o dia 27 de junho, ele conduz um curso de desenvolvimento pessoal através do teatro.

Sempre aos sábados, das 13h30 às 16 horas, os alunos irão aprender em jogos teatrais técnicas de expressão vocal e corporal.

Tel: (11) 97302-9272.

 

 

 

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Grupo de taikô realiza curso

O instrumento japonês mais escutado em festas japonesas, o taikô, dita o ritmo do curso introdutório do grupo Wadaiko Sho.

A partir de amanhã, com aulas sempre aos domingos, até o dia 24 de maio, movimentos básicos do taikô serão ensinados das 14 às 15h30, no estúdio localizado no bairro de Vila Mariana (rua Vergueiro, 2676 – próxima à estação Ana Rosa do Metrô), em São Paulo.

Esse curso introdutório, cuja primeira aula é experimental e custa R$ 50,00), é obrigatório para o avanço de nível, no caso o básico.

Os alunos devem ter idade entre 12 e 80 anos e residirem no município de São Paulo.

 

0 Comentários

Campeonato Brasileiro de Shogui acontece amanhã na Liberdade

Jogadores compenetrados em uma partida de shogui (xadrez japonês) são esperados amanhã, no Campeonato Brasileiro, que acontece no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Cerca de 100 pessoas, entre adultos e crianças, devem travar duelos em tabuleiros dispostos na Associação Brasileira de Shogui (rua Galvão Bueno, 17, 3º andar).

A competição abre o calendário da Associação, que realiza outras duas em julho e novembro. Daqui dois meses, aliás, está prevista a vinda de dois professores de shogui do Japão.

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Copa São Paulo de Judô entra para o calendário

A Copa São Paulo de Judô entrou definitivamente no calendário oficial da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. A inclusão do evento na programação foi feita em cerimônia que contou com aproximadamente 1 mil judocas de várias partes do Estado, no auditório do Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

O governador Geraldo Alckmin não só participou da cerimônia como lembrou dos tempos em que era judoca, na adolescência, em Pindamonhangaba.

Com a assinatura de Alckmin, a competição passa a ser obrigatoriamente disputada uma vez por ano.

0 Comentários

Nikkeis são chamados para o Pan

Com menos de dois meses para o início dos Jogos Pan-Americanos 2015, a comissão técnica de tênis de mesa do Brasil definiu os atletas que defenderão o País na competição que será sediada na cidade de Toronto, no Canadá.

A seleção terá seis representantes, entre eles, dois nikkeis: Gustavo Tsuboi e Caroline Kumahara. Completam a lista: Hugo Calderano, Thiago Monteiro, Lin Gui e Ligia Silva.

O Pan é a principal competição deste ano para a seleção, já que os dois campeões individuais garantem vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Por ser o país-sede do evento, o Brasil já tem presença confirmada nas disputas por equipes. Com 12 ouros, seis pratas e 11 bronzes na história do Pan, o Brasil é uma das potências.

0 Comentários

Tribunal confirma demissões da Usiminas

O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais manteve a destituição de três altos executivos da Usiminas em julgamento, na terça-feira, que recusou recurso apresentado pela Ternium.

Por dois votos a um, os desembargadores que avaliavam o caso confirmaram a demissão de Julián Eguren, ex-presidente-executivo da Usiminas, e dos diretores Paolo Bassetti e Marcelo Chara, ocorrida no fim de setembro passado.

O controle da Usiminas é exercido por um bloco de acionistas, formado pelos grupos T/T (constituído pelas empresas Ternium Investments Sarl, Confab Industrial, Provid Investments e Siderar), NSSMC (formado pelas japonesas Nippon Usiminas, Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation, Metal One Corporation e Mitsubishi Corporation do Brasil). A saída dos executivos, aprovada em reunião tumultuada do Conselho, desencadeou uma briga societária entre Ternium e a Nippon Steel pelo controle da gestão.

0 Comentários

Presidente do Bunkyo completa diretoria

A presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Harumi Goya, eleita no final de abril, definiu os últimos 15 membros da Diretoria Executiva da entidade, que se somam aos nove nomes que já eram conhecidos e formaram a chapa vencedora "Integração e Progresso".

A definição se deu após uma reunião conjunta realizada na quarta-feira e que também contou com a presença dos dirigentes do Conselho Deliberativo.

Foram nomeados para compor o grupo Henrique Teruo Matsuo e Celso Mizumoto, como 1º e 2º secretários, respectivamente. Na tesouraria, Taqueshi Ishikawa e Kyoko Nakagawa.

Reimei Yoshioka ficou como diretor de Assistência Social; Henrique Nakagaki, de Planejamento; e Carlos Kendi Fukuhara, de Cultura. O diretor Social é Seigo Nishino, o de Esporte, Kenji Kiyohara, e o de Comunicação foi mantido Léo Sussumu Ota. O restante dos diretores são: Sadao Kayano; Kazusuke Nakamura; Eiki Shimabukuro; Camilo Ilzo Shimabukuro; e Rodolfo Eiji Wada.

Todos esses nomes se juntam ao restante da diretoria que é formada pelos vices: Jorge Yamashita, Osamu Matsuo, Madoka Hayashi, Ricardo Luís Nishimura, Roberto Yoshihiro Nishio, Gerson Shitoshi Fukanoki Kunii e Teruco Araki Kamitsuji. O secretário-geral é Anacleto Seitetsu Hanashiro e o tesoureiro-geral, Hiroshi Takahashi.

0 Comentários

Filme japonês que retrata a dificuldade no pós- terremoto estreia no Brasil

O Japão é um país apoiado em placas tectônicas e alvo regular de terremotos.

Um dos maiores e devastadores da história foi em 2011, com resquícios presentes até hoje.

Mas como será o pós-terremoto, a vida das pessoas atingidas e que sobreviveram à força da natureza?

Da realidade para a ficção, estreia no Brasil o filme "O desejo da minha alma", do diretor Masakazu Sugita.

Premiado no 64º Festival Internacional de Cinema de Berlim (Menção Especial do Júri Infantil), o filme chega às telas brasileiras na próxima semana, dia 14, mas tem pré-estreia amanhã, às 23h55, em São Paulo (Reserva Cultural, na av. Paulista, 900). Ingresso: R$ 33,63.

O filme gira em torno dos irmãos Haruna e Shota, que após perderem os pais em um forte terremoto vão morar com os tios. Apesar dos cuidados dos familiares, a menina se sente culpada e chega a pedir desculpas ao irmão.

E em Porto Alegre, a Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro, com apoio da Fundação Japão e do Escritório Consular do Japão em Porto Alegre, realiza uma mostra de cinema de Kenji Mizoguchi.

Até o dia 17 de maio, seis filmes realizados durante a década de 1950 serão apresentados em até três sessões por dia.

Os filmes que incluem a mostra são: "Oharu – A Vida de uma Cortesã", "Contos da Lua Vaga", "A Música de Gion", "Os Amantes Crucificados", "O Intendente Sansho" e "A Nova Saga do Clã Taira".

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Nikkei aponta falta de água já em julho e especialista diz que Sabesp foi negligente

O nível de água dos reservatórios do Sistema Cantareira permaneceu ontem em 19,7%, segundo boletim diário divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), entretanto, a situação ainda é crítica, pois apenas a segunda cota do volume morto foi recuperada e a estação das chuvas já terminou.

A grave situação foi confirmada, em palestra, pelo diretor da Sabesp, Paulo Massato Yoshimoto. De acordo com ele, se as obras emergenciais que estão sendo feitas pela companhia não derem resultado e chover pouco, "São Paulo ficará sem água a partir de julho deste ano".

o especialista japonês Masahiro Shimomura, de 61 anos, que trabalhou por três anos como assessor do programa de redução de perdas de água da Sabesp em São Paulo, afirmou esta semana, em palestra promovida pelo Ministério do Meio Ambiente sobre a gestão da água, que, por anos, a companhia deixou em segundo plano o combate ao desperdício de água na Grande São Paulo, o que poderia evitar a necessidade de buscar novas fontes na atual crise de abastecimento.

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Vacinação contra a gripe tem dia D

Sábado é o dia "D" da vacinação contra a gripe, que começou na segunda-feira.

Postos de saúde e pontos estratégicos de vacinação estarão mobilizados para atender o público-alvo: crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; os funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não-transmissíveis (com solicitação médica).

Um hospital que aderiu a campanha é o Santa Cruz, que irá atender das 9 às 17 horas. Já os postos de saúde abrem mais cedo, às 8 horas.

E também nesta semana, a farmacêutica GSK lançou a vacina contra a meningite tipo B.

A medicação é recomendada para crianças com até 1 ano de idade, ao custo de R$ 340,00, hoje, somente em clínicas particulares.

A farmacêutica diz que vai pedir ao Ministério da Saúde a inclusão da vacina ao SUS (Sistema Único de Saúde).

0 Comentários

Mamografia e catarata têm testes grátis neste mês

Dois testes de saúde importantes estão em andamento na cidade de São Paulo.

O primeiro é o de mamografia, oferecido gratuitamente para mulheres com aniversário neste mês de maio.

Mulheres entre 50 e 69 anos de idade que nasceram neste mês e em ano ímpar podem agendar o exame, mesmo sem pedido médico, na Secretaria de Estado da Saúde (tel: 0800-779-0000), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

E para quem suspeita de problema nos olhos, com embaçamento, acontece na capital o "15º Mutirão de Cirurgia da Catarata".

Cerca de 900 voluntários, entre médicos e estudantes, estão em cinco pontos (Shopping Aricanduva, Instituto São Paulo de Ação Voluntária, Espaço Político e Cultural Gilson Barreto, Estação CPTM Brás e Poupatempo Itaquera), até amanhã, para atender o público.

O atendimento nos pontos determinados é feito durante todo o dia, a partir das 10 horas.

0 Comentários

Universidade faz consultas farmacêuticas

Professores e alunos do curso de Fármacia da Universidade de Guarulhos estão disponíveis para consultas farmacêuticas gratuitas.

Todas as quartas e quintas-feiras, das 14 às 17h30, usuários de medicamentos podem obter informações sobre dosagem, efeitos colaterais, utilização e tratamento.

O farmacêutico tem como avaliar a prescrição e o acompanhamento da terapia, seja ela de curto ou longo prazo. O papel dele não bloqueia o do médico, que faz o diagnóstico e a prescrição dos medicamentos.

Interessados nas consultas devem fazer inscrição pelo tel: (11) 2464-1695, de segunda a sexta-feira, das 13 às 22 horas.

O atendimento é feito no campus Guarulhos-Centro (Praça Tereza Cristina, 88 – prédio A).

0 Comentários

Ceramista faz bazar e consultora ensina etiqueta

Quem ainda não comprou o presente para a mãe, a ceramista Kimi Nii propõe como opção uma arte decorativa ou utilitária.

Nesta semana, até sábado, ela promove o seu já tradicional bazar com peças especiais que devem agradar em cheio o olhar feminino.

Em diferentes tamanhos e preços, as peças são únicas e estão expostas em dois endereços, direto no ateliê da ceramista, no bairro do Butantã (rua Afonso Vaz, 583 – das 10 às 18 horas) e na rua Girassol, 314, Vila Madalena (das 10 às 19 horas), ambos em São Paulo.

Já nas duas últimas terças e quintas-feiras do mês, a consultora empresarial Lumi Toyota ensinará a etiqueta japonesa na Aliança Cultural Brasil-Japão.

Tel: (11) 3209-6630.

 

0 Comentários

Embaixador do Japão se encontra com governador

O embaixador do Japão, Kunio Umeda, confirmou uma visita oficial ao Estado do Pará no próximo dia 28 de maio. Ele se reunirá com o governador Simão Jatene (PSDB) e participará de um encontro, com a presença de 30 empresários japoneses instalados no Brasil, Japão e EUA, interessados em estabelecer novos negócios no Pará, com foco, sobretudo, no turismo, alimentos processados, cadeia mineral e na área de logística.

A iniciativa resulta de articulação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), da organização Japan External Trade Organization (Jetro) e da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, bem como do Sebrae Pará.

0 Comentários

Empresas japonesas apresentam produtos em feira de supermercado

O Japão está presente, pela segunda vez, da tradicional feira APAS, da Associação Paulista de Supermercados.

Oito empresas participam do Pavilhão do Japão com produtos à base de missô, shoyu, bebidas, massas e doces.

Esta é a segunda vez que os produtos japoneses são apresentados via Jetro, organização oficial de comércio exterior e investimentos do Japão.

A 31ª edição da feira Apas acontece até amanhã para profissionais do setor.

0 Comentários

Restaurantes presenteiam mães no domingo

O "Dia das Mães" é a data que lota os restaurantes, com fila de espera na hora do almoço.

No próximo domingo, a cena promete se repetir e restaurantes deverão estar preparados para agradar mães e filhos.

Muitos deles, de comidas variadas, preparam surpresas para elas. Um deles é o Mawari Kaiten Sushi (tel: (11) 3957-9560), no Brooklin, zona Sul de São Paulo.

No domingo, das 12 às 16 horas, uma mãe por mesa será presenteada com um prato individual, que pode ser sushi, sashimi e opções quentes. Um combinado individual misto, por exemplo, custa R$ 86,00.

Mas a mãe que preferir terminar a refeição com um doce de cortesia, o Sassá Sushi ((11) 3078-4538) dedica a ela a sobremesa "Mini Churros de Doce de Leite e Frutas Vermelhas", isso após alguns destaques como o filet de black code ao molho de missô, por R$ 69,00.

Agora, se com o frio que faz em São Paulo o filho quer mesmo é tomar uma sopa com a mãe, uma opção é o tradicional festival da Ceagesp.

O buffet de sopas, com a chamariz de cebola, começa a ser servido hoje e prossegue até o mês de agosto.

Por um preço fixo de R$ 32,90, cada pessoa poderá servir-se à vontade de cinco opções de caldos, que incluem as tradicionais sopas de cebola, gratinada e sem gratinar.

O horário é a partir das 18 horas, com entrada pelo portão 4.

 

 

 

 

0 Comentários

Panificação recebe homenagem

A Associação e o Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo recebem nesta sexta-feira uma homenagem na Câmara Municipal de São Paulo.

Os vereadores fazem a homenagem como retribuição ao setor que completa 100 anos e, como marco, criou padarias em várias esquinas da cidade.

E para comemorar o centenário, um concurso de hinos está em vigor para o público em geral. Até o dia 31 de maio, interessados podem inscrever apenas uma obra própria. O regulamento completo está no site: sindipan.org.br

Entre outras celebrações do ano, destaque para o lançamento do livro do panificador Rogério Shimura, que aos 28 anos de profissão recorda a infância na obra "Os pães de que mais gosto".

 

0 Comentários

Estudante nikkei é morto em assalto

A polícia investiga o caso da morte do estudante Jordi Kawakami Fores, baleado na cabeça, na segunda-feira, no bairro Campo Grande, zona Sul de São Paulo.

O nikkei, de 27 anos, descia do carro, avaliado em R$ 70 mil, e falava ao celular, quando foi atingi-do com um tiro na boca, a três quarteirões da unidade do Senac, onde estudava design gráfico. Os bombeiros foram acionados, mas o rapaz morreu no local quando ainda era atendido.

A polícia já teve acesso a imagens de câmeras de segurança da escola técnica onde o rapaz estudava. A gravação mostra um suspeito caminhando pela calçada, cerca de 20 minutos antes do crime. Em seguida o suspeito atravessa a rua e vai em direção ao veículo do nikkei que está estacionado. O criminoso anda pela calçada, mas não faz a abordagem imediatamente. Primeiro dá a volta por trás do carro e espera a vítima abrir a porta para cometer o crime.

0 Comentários

Embaixada ganha reforço por aumento das relações

O médico veterinário pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) Marcelo de Andrade Mota foi designado como o novo adido agrícola para atuar junto à Embaixada do Brasil em Tóquio. Ele terá a função de tratar dos assuntos relativos ao agronegócio.

"Este ano, as relações diplomáticas entre Brasil e Japão celebram 120 anos. A recente designação do adido agrícola junto à Embaixada do Brasil em Tóquio é uma conquista do agronegócio brasileiro e mais uma contribuição ao fortalecimento do elo de amizade existente entre as duas nações", afirmou Mota, que será o primeiro a ocupar o cargo.

O decreto de criação da função é fruto do compromisso do governo federal e do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Ministério das Relações Exteriores (MRE). Os adidos buscam atender a necessidade de ampliação e diversificação dos destinos de exportação para os produtos agrícolas nacionais, fator de geração de renda para pequenos e médios produtores e de consolidação da cadeia de produção em seus diversos alcances.

0 Comentários

Novo presidente da Aliança Cultural quer qualificar professores e ampliar método

A Aliança Cultural Brasil-Japão, uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade o desenvolvimento do intercâmbio cultural entre os países, conta com uma nova diretoria executiva para os próximos dois anos. O comando agora é de Yokio Oshiro.

Formado em Direito e com uma carreira guiada na Polícia Federal, como delegado, atuando em diversos órgãos de inteligência do governo federal, como superintendente da Polícia Federal no Estado de São Paulo e no Estado de Mato Grosso e adido da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, na Argentina, Oshiro se diz muito feliz em assumir a entidade.

Sobre suas principais metas à frente da Aliança, o delegado confirma que primará sempre pela melhora do ensino.

Outro projeto que pretende para o seu mandato se refere à nova didática de ensino adotada pela Aliança desde 2013, em parceria com a Fundação Japão. Baseada no método Marugoto, inicialmente é oferecida no curso introdutório, mas será expandido gradualmente para outros níveis.

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Carros japoneses são preferidos em campanhas para o ‘Dia das Mães’

Na reta final para a compra do presente para a mãe, vários shopping centers apostam em carros como atrativo de campanhas.

As marcas japonesas lideram com folga a preferência e têm seus carros disputados por milhares de consumidores.

A Honda é a que mais emplacou carros, com Fit, HR-V e até motos.

Os shopping Penha e Aricanduva irão sortear, respectivamente, um e dois Fits zero quilômetro, para clientes que depositarem o cupom a cada R$ 300,00 e R$ 200,00 em compras.

Também em cada R$ 300,00, o consumidor pode concorrer a um HR-V no shopping Tietê. O novo utilitário esportivo vem liderando as vendas entre os concorrentes diretos: Ford Ecosport e Renault Duster.

E de quatro rodas para duas, a Honda emplaca um par de scooters Biz 100 ES no Raposo Shopping, que a cada R$ 200,00 em compras dá direito a sorteio.

Agora, a líder japonesa Toyota teve dois carros escolhidos: um no shopping ABC, um Corolla (a cada R$ 500,00 em compras), e no Pátio Paulista, onde um híbrido Prius será sorteado ao final da campanha unificada de "Dia das Mães" e "Dia dos Namorados". Por conta disso, o valor do cupom é maior: R$ 600,00 e com prazo estendido, até 14 de junho.

Por fim, a Mitsubishi foi outra marca preferida de dois shopping, o Campo Limpo e o Metrópole, em São Bernardo do Campo. Por lá, o mesmo carro, ASX, será sorteado a consumidores que trocarem notas fiscais nos valores de R$ 200,00 e R$ 300,00, respectivamente, até o dia 15 de junho.

0 Comentários

Teste aprova alta de 2% de etanol na gasolina

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) aprovou a durabilidade de gasolina com mais etanol.

Desde o último dia 16 de março, a gasolina passou a conter 2% a mais de álcool, passando de 25% para 27%.

O aumento atendeu uma antiga reivindicação de usineiros, mas provocou dúvidas à Anfavea, quanto aos carros movidos só a gasolina.

De longa duração, os testes são feitos por sete montadoras, mas só três já os concluíram: Toyota, Fiat Chrysler e General Motors. Honda, Volkswagen, Ford e Hyundai devem terminar suas avaliações até a segunda quinzena do mês que vem.

0 Comentários

Radial tem canteiro de cruzes

Um emaranhado de cruzes brancas cobre o canteiro central da Radial Leste, na altura do viaduto de ligação Leste-Oeste, como protesto à "morte" das árvores retiradas do local.

A Prefeitura de São Paulo autorizou a retirada das árvores para dar início ao plano de construção do túnel de 700 metros de extensão que ligará o Terminal Parque Dom Pedro à av. Alcântara Machado.

O túnel será exclusivo para ônibus e estudos indicam que haverá uma economia de 30 minutos no trajeto.

Como contrapartida ambiental, a Prefeitura prometeu plantar sete novas árvores para cada uma retirada da Radial. Mas ainda não anunciou o local nem quando será feito isso.

Ambientalistas contam cerca de 1mil árvores cortadas daquela área.

 

 

0 Comentários

Prefeito nikkei nomeia esposa para cargo

O prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima, causou grande polêmica na cidade ao confirmar a nomeação da primeira dama do município, Joerly Ferraz Garcia Nakashima, como a nova secretária de Desenvolvimento Social.

A confirmação se deu no "Dia da Empregada Doméstica", celebrado no final de abril e que foi marcado pelo clima de festa no município, orquestrado pelas alunas da "Oficina de Aprendizagem para Empregada Doméstica, Secretárias do Lar e Diaristas".

O evento foi um dos primeiros comandados pela nova secretária. De acordo com informações da assessoria da imprensa da prefeitura, a esposa do prefeito também acumula a função de presidente do Fundo Social de Solidariedade.

0 Comentários

Ministério critica projeto de deputado William Woo

O deputado federal William Woo (PV-SP), preocupado com o uso criminoso e a "infestação nos ares", apresentou um projeto de lei que restringe o uso dos veículos aéreos não tripulados ou drones, como são popularmente conhecidos. O documento não foi bem recebido pelo Ministério das Comunicações, que vê risco de deixar o Brasil à margem de uma tecnologia que já está difundida mundialmente.

O projeto lista dez finalidades às quais "a operação dos drones deve se submeter": vigilância e monitoramento de fronteiras, segurança pública, prospecção mineral, prospecção agropecuária, atividade jornalística ou artística, práticas de engenharia, publicidade, controle e monitoramento ambiental, monitoramento de atividades, sistemas, serviços e operações diversas de interesse público ou privado.

Em audiência pública com o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, Woo pediu apoio à proposta, entretanto, o ministro, pediu cautela.

0 Comentários

Nikkei é eleito o melhor atleta do torneio e Brasil é campeão das Américas

O judô brasileiro se tornou o campeão das Américas. Disputando o Campeonato Pan-Americano de Edmonton, no Canadá, a equipe verde-amarela faturou 17 medalhas, sendo nove ouros, sete pratas e um bronze, e sagrou-se campeã geral do torneio, que serve como preparação para o Pan-Americano de Toronto-2015, em julho deste ano.

Depois de ser superior nas disputas individuais, a seleção brasileira confirmou a hegemonia também nos duelos por equipe. Os atletas brasileiros venceram Cuba na final e subiram ao lugar mais alto do pódio, enquanto as mulheres caíram para as anfitriãs canadenses na decisão e ficaram com a segunda colocação.

No individual, os homens faturaram cinco ouros e três pratas. A única categoria que não subiu ao pódio foi o peso meio-leve, comandado pelo nikkei Charles Chibana.

Entretanto, Felipe Kitadai foi eleito o melhor atleta masculino do Pan-Americano. No individual, ele ficou com o ouro ao vencer todas as três lutas por ippon, sendo a final contra o compatriota nikkei Eric Takabatake.

0 Comentários

Tênis de mesa volta ao ‘top 10’ após seis décadas

Após 61 anos, o tênis de mesa nacional volta a ter uma dupla entre as oito melhores do mundo. Cazuo Matsumoto (107º colocado do ranking mundial) e Thiago Monteiro (156º) chegaram às quartas de final do Campeonato Mundial,que ocorre em Suzhou, na China.

Após igualarem a melhor campanha do País na história da competição, feito que só havia sido alcançado pela dupla Dagoberto Midosi e Ivan Severo, em 1954, eles não conseguiram se classificar para a disputa de medalha.

0 Comentários

Carreira de Senna vira exposição

A trágica morte de Ayrton Senna, um dos mitos do esporte nacional, completa, hoje, 21 anos. Para manter a chama acessa e relembrar a trajetória do piloto, fica aberta até o dia 31 de maio a exposição interativa "Senna Emotion", na av. das Américas, 3900, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Com cerca de 170 metros quadrados, a mostra está dividida em três áreas temáticas: Valores de um Campeão, O Mito da Fórmula 1 e Ayrton Senna do Brasil. Por meio dessas etapas, o público é convidado a mergulhar numa viagem repleta de experiências multissensoriais.

O público poderá apreciar, ainda, uma mostra de objetos, dentre eles, o capacete com o qual Senna foi tricampeão no Circuito de Suzuka, no Japão.

A mostra está aberta de segunda a sábado.

0 Comentários

Final de semana prolongado tem ‘oshibana’

A arte do "oshibana-e", que cada vez mais vem ganhando força no Brasil, não só entre os nikkeis, será destaque em São Paulo durante o feriado do Dia do Trabalho. Acontece de hoje (vernissage) a domingo, das 10 às 19 horas, a 14ª exposição da artista Alice Midori Imai e seus alunos.

A exposição acontece no Instituto Arte Cerâmica, localizado na rua Frei Eusébio da Soledad, 84, Vila Mariana. A entrada é gratuita.

 

0 Comentários

Associações nikkeis fazem do feriado do trabalhador o dia de gincana poliesportiva

Hoje é dia do trabalhador descansar e não fazer nada. Isso é o que não pensa nikkeis de várias associações da comunidade, que preparam para este feriado a tradicional gincana poliesportiva (undokai).

Para quem vai para o litoral, a Associação Japonesa de Santos convida o público para participar da 63ª edição do undokai.

Na Grande São Paulo, os nikkeis da União Cultural e Esportiva Guarulhense também movimentam o corpo hoje, no 43º undokai realizado das 8 às 17 horas, na rua Maria Zintl, 232, Cocaia, Guarulhos.

O feriado foi escolhido também pela grupo do Ipiranga (9 horas, no Centro Cultural, em Diadema), pelo Kiyowa (9 horas, rod. Fernão Dias, km 80) e Santa Maria (9 horas, escola Heisei). No domingo, exercitam-se os okinawanos de Casa Verde (8 horas, rua Domingos Fanganielo, 315), São Mateus (8 horas, CDM do bairro) e Campinas (8 horas, av. Marechal Rondon, 3360. Não sócios pagam R$ 20,00).

Mizuho

– O fim de semana não é só de festa esportiva, mas também de aniversário na Associação Cultural de Mizuho.

Domingo, os associados comemoram o 80º aniversário em sua sede social, no município de São Bernardo do Campo (Praça Tokuyama, 2 – via Estrada Cooperativa, 750).

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Centro planeja censo de entidades para celebrar os 120 anos do Tratado Brasil-Japão

Os primeiros imigrantes japoneses que aqui chegaram tinham a intenção de ficar por um período curto, apenas para juntar dinheiro e retornar o mais breve possível ao Japão. Porém, a realidade é que a grande maioria foi obrigada a fixar residência. Foi justamente nesse período que teve início a formação das primeiras associações japonesas, que eram criadas quando um certo número de famílias se instalava em determinada localidade, com o objetivo de se comunicarem entre si.

Atualmente, o número de entidades ligadas à comunidade nipo-brasileira que efetivamente existe no Brasil é totalmente desconhecido, fato que pode mudar já a partir deste ano.

Como parte dos eventos oficiais em celebração aos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão, o Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, localizado no prédio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, em São Paulo, planeja realizar um censo com o intuito principal de descobrir não só a quantidade de entidades na comunidade que estão em funcionamento, mas a atual situação em que se encontram.

A previsão é que participem do estudo pelo menos 15 pesquisadores, que deverão percorrer todos os estados atrás das informações. Em um primeiro momento, a intenção é que o resultado seja apresentado em até dois anos, período estipulado levando em consideração as questões financeiras.

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Vila Carrão tem tenda da dengue e se prepara para novo hospital público

A cidade de São Paulo passa por um surto de dengue e ações de combate contra a doença são realizadas, como no bairro de Vila Carrão, zona Leste.

Na Praça Haroldo D’Altro, dentro do Clube Escola V. Manchester, uma tenda está montada para atendimento exclusivo de casos de suspeita de dengue.

Três médicos clínicos, um farmacêutico, três enfermeiros e seis auxiliares de enfermagem, além do apoio administrativo, trabalham de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

O serviço é apenas um apoio aos postos de saúde, que são recomendados em caso de gravidade.

Mas é na Vila Carrão que a saúde também está concentrada com a construção do novo Hospital-Dia da Rede Hora Certa e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.

As unidades serão instaladas no antigo prédio do Hospital e Maternidade Vila Carrão e atende a uma antiga reivindicação dos moradores.

As obras já iniciaram e ganharam impulso com a verba de R$ 3 milhões do governo federal, via emenda da deputada federal Keiko Ota (PSB-SP), que mora no bairro.

0 Comentários

São Paulo quer vacinar 11,8 milhões contra a gripe

Começa na segunda-feira a campanha nacional contra a gripe. São Paulo pretende vacinar 11,8 milhões de pessoas que se enquadram no grupo prioritário da ação.

Crianças dos seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), maiores de 60 anos, indígenas, funcionários do sistema prisional, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas deverão comparecer ao posto de saúde até o dia 22 de maio, data prevista para o fim da campanha.

Neste ano, além da imunização contra a gripe A H1N1, outros dois tipos do vírus influenza serão combatidos: A (H3N2) e B.

0 Comentários

Familiares têm curso de cuidador

Familiares que cuidam de idosos e são usuários do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) podem participar de um curso de cuidador, a partir do dia 6 de maio.

Um total de 40 participantes irão participar de palestras realizadas em cinco quartas-feiras, das 8 às 12 horas, na sede do Instituto (av. Ibirapuera, 981, 1º andar, sala 104).

Entre os temas abordados estão "Envelhecimento, doenças crônicas e dependência", "Orientações sobre os cuidados de enfermagem para o idoso acamado" e "Abordagem da psicologia sobre o estresse do cuidador".

Interessados devem inscrever-se gratuitamente no Serviço de Geriatria e Gerontologia do Hospital do Servidor Público Estadual, pelo tel: (11) 4573-8232, com Caio.

0 Comentários

Brasil questiona subsídio japonês a rival da Embraer

O Brasil questionou na terça-feira, na Organização Mundial do Comércio (OMC), os subsídios dados pelo Japão à fabricação de jatos, acusando Tóquio de estar prejudicando as vendas da Embraer. Hoje, o mercado de jatos regionais é dominado por Brasil e Canadá.

O caso foi apresentado em Genebra pelo Itamaraty, mesmo não se tratando ainda de uma disputa comercial nos órgãos de solução de controvérsias. Os japoneses planejam entrar no mercado de jatos regionais neste ano, com um modelo que promete ser mais eficiente em termos de consumo. O Brasil, porém, cobra uma explicação sobre o dinheiro concedido pelo governo à Mitsubishi, que está desenvolvendo a linha de jatos Mitsubishi Regional Jet.

Segundo o Itamaraty, três bilhões de ienes foram destinados a um programa para pesquisa e desenvolvimento de eficiência na aviação.

0 Comentários

Faixa de pedestre em ‘X’ é aberta a pedestre em cruzamento da Liberdade

Em continuidade às ações voltadas ao aumento da segurança do sistema viário e à priorização de pedestres, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ativou, na segunda-feira, a travessia de pedestres nas diagonais no cruzamento da avenida dos Estudantes com a rua Galvão Bueno, duas das principais vias de circulação de pedestres e carros no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Com o objetivo tornar mais ágil a passagem das pessoas, agora dispensadas de fazer a travessia em duas etapas para alcançar a esquina oposta, as faixas em X vêm acompanhadas de placas educativas para informar a permissão, além da sinalização semafórica de pedestres para atender à nova situação e propiciar tempo de travessia segura.

Este é o quinto endereço da região central a receber a sinalização diferenciada.

A faixa no bairro oriental foi bem recebida pelo presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da Liberdade, Akio Ogawa, que espera que os pedestres "a respeitem".

De acordo com a CET, a faixa em X na Liberdade "visa facilitar a vida dos pedestres que, ao invés de efetuarem a travessia em duas etapas distintas (uma via por vez) para atingir a esquina oposta, poderão fazê-lo em uma única vez".

Uma pesquisa de contagem de travessia de pedestres realizada no cruzamento apresentou uma estimativa de volume médio de pedestres de 954 pessoas/hora no período da tarde sendo que neste período, 109 pessoas/hora já faziam a travessia na diagonal.

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Nikkei embala noite paulistana com diversidade rítmica, a partir de amanhã

Uma miscelânia musical, com jazz, soul, funk, música brasileira e latina, entre outros ritmos, compõem "o mundo" do DJ Alexandre Tahira, mais conhecido pelo sobrenome, que apresenta a partir de amanhã, em São Paulo.

Agora, em todas as quintas-feiras, às 22 horas, no Bar Basquiat (rua Lisboa, 191), em Pinheiros, o nikkei comanda o som em pelo menos 4 horas de duração.

O repertório dele pode ir desde os anos 60 até as últimas novidades da cultura DJ.

O ingresso custa R$ 20,00 e o bar, decorado com artes plásticas, abre às 20h30.

E Fernanda Takai, da banda Pato Fu, lança seu novo CD "Na Medida do Impossível" em show, amanhã, na cidade de São Paulo.

O ingresso custa de R$ 60,00 a R$ 120,00 e o local é o Theatro Net São Paulo (rua Olimpíadas, 360, Itaim Bibi), que fica no 5º piso do shopping Vila Olímpia.

 

0 Comentários

Food trucks invade pistas de skate na capital e no ABC

A moda do food truck, comida servida por cozinheiros em caminhões, peruas ou vans, invade duas pistas de skate em pontos diferentes de São Paulo.

Um é a Praça da Estação, no bairro de Itaquera, zona Leste da cidade.

Inaugurado no último sábado, o Centro Gastronômico passa a ocupar parte da área dos skatistas, com cerca de 20 estabelecimentos, entre lanchonetes e food trucks.

A culinária japonesa não falta, assim como as massas italianas, espetinhos, lanches, hamburguer e doces.

Distante de Itaquera, São Bernardo do Campo também conta com um festival de food truck.

Na próxima segunda-feira, opção para os concorridos fins de semana, 13 participantes – de comida asiática a brigadeiro – estarão estacionados na Pista de Skate de São Bernardo (av. Armando Ítalo Setti, 65), das 17 às 22 horas.

A entrada é gratuita e os preços dos pratos variam de R$ 10,00 a R$ 25,00.

0 Comentários

Sacolas plásticas têm mudança

O Procon-SP e a APAS (Associação Paulista de Supermercados) decidiram alterar a cobrança de sacolas plásticas.

A partir do dia 11 de maio, os consumidores poderão levar suas compras em até duas sacolas grátis. A partir da 3ª, pagará entre R$ 0,08 e R$ 0,20.

A medida valerá por dois meses. Depois disso, um novo estudo será feito.

Quem já leva a própria sacola. também será beneficiado. A cada cinco itens comprados ou a cada R$ 30,00 será dado o desconto de R$ 0,03. Isso será válido por seis meses.

As alterações ocorrem após várias reclamações de consumidores e vários órgãos de defesa contestarem sobre a legalidade da cobrança, que já estaria embutida nos preços das mercadorias. As sacolas são cobradas desde o dia 5 de abril.

 

0 Comentários

Reunião fortalece ensino da língua japonesa

A Secretaria de Educação do Paraná recebeu representantes da Fundação Japão, com sede em São Paulo, para reiterar a parceria já existente com o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas. O encontro também contou com a presença de professores da Universidade Federal do Paraná e do Consulado do Japão em Curitiba.

A reunião serviu para fortalecer as ações entre as instituições. Entre os temas discutidos estavam a formação continuada dos professores de japonês que atuam no Celem, o intercâmbio e a divulgação da língua nipônica no Estado. Em todo o Paraná, são quase 400 alunos matriculados no curso de língua japonesa em sete escolas estaduais em Curitiba, Londrina e Maringá.

O Celem é uma oferta extracurricular do ensino de línguas estrangeiras nas escolas estaduais para alunos, professores, funcionários e comunidade. São mais de 70 mil vagas distribuídas nos cursos de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, mandarim, polonês e ucraniano.

0 Comentários

Petrobras inicia desativação em Okinawa

A refinaria japonesa Nansei Sekiyu, de propriedade da Petrobras, disse ter iniciado os procedimentos para desativar completamente as unidades de refino de sua refinaria Nishihara, de 100 mil barris por dia, em Okinawa, Sudoeste do Japão. A medida faz parte do plano de saída da Petrobras de Okinawa, que prevê o encerramento das atividades.

Informações dão conta que o procedimento de desligamento da refinaria levará cerca de dois dias e a companhia testará se o local pode funcionar como um terminal para manter estoques de combustível para Okinawa. Ainda não foi decidida qual será a duração total dessa parada.

0 Comentários

Harumi Goya é oficialmente a primeira mulher a assumir a presidência do Bunkyo

Apenas para cumprir o protocolo e as formalidades previstas no estatuto, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) realizou, na manhã do último sábado, a 148ª Reunião Ordinária, na qual foi confirmada pelos conselheiros da entidade, por aclamação, a nova diretoria executiva, bem como os membros do Conselho Deliberativo e Fiscal, todos com mandato até 2017.

Como a inscrição de chapas foi encerrada no último dia 15 de abril, e, dentro desse prazo, somente a chapa "Integração e Progresso", encabeçada pelo grupo que já comanda a entidade, se inscreveu, o dia serviu apenas para confirmar a até então vice-presidente, Harumi Goya, como a primeira presidente mulher a assumir a entidade nos seus 60 anos de atividades.

Na tarde de ontem, durante visita ao São Paulo Shimbun, a presidente, como em outras oportunidades, se disse pronta para o desafio e pretende deixar o Bunkyo mais "charmoso e acolhedor às pessoas".

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Suzuki entra na briga das SUVs e lança a nova geração do S-Cross

A briga entre os utilitários esportivos promete esquentar a cada novo lançamento.

Depois da Honda movimentar o mercado com o HR-V, que em uma semana do lançamento já tinha mais de 2,5 mil unidades vendidas, agora é a vez da Suzuki tentar conquistar os brasileiros aficionados por utilitários esportivos com o novo S-Cross.

Com tecnologia TECT (Total Effective Control Technology), o crossover chega com o lema "easy to drive" (fácil de dirigir), para facilitar o motorista.

Com motor 1.6 de 120 cv e 16kgfm de torque, o S-Cross tem também tecnologia que modula a distribuição de torque nas quatro rodas, sistema de direção elétrica com passo variável, seis airbags e estrutura deformável em caso de atropelamento.

A expectativa é vender 250 carros/mês.

0 Comentários

Carros japoneses são estacionados em feira

A cidade de Ribeirão Preto recebe nesta semana a 22ª edição da "Agrishow", a maior feira agrícola do Brasil.

Entre as novidades do setor, as montadoras japonesas estacionam seus carros para também atrair os agricultores.

A Toyota, por exemplo, aposta na Hilux SW4. A expectativa é que 150 unidades do carro (todas as versões) sejam vendidos durante a feira, o mesmo número do ano passado.

Com os agricultores também na mira, a Nissan está presente com a Frontier SV Attack.

Sem carro para o mercado agricultor, a Honda não participa da Agrishow.

A expectativa é que um número igual ou superior de público do ano passado, 160 mil visitantes, circule pela festa e confira os lançamentos de carros, maquinários e serviços.

0 Comentários

Estações de trem têm livros

Passageiros de trem, especialmente que circula nas estações Mogi das Cruzes e Estudantes, ganham um dia especial de leitura nesta semana.

Na quinta-feira, acontece por lá o projeto Livro Livre nas duas estações de trem que ficam na Linha 11-Coral (Luz-Estudantes).

Uma banca de doação de livros estará à disposição dos passageiros com diversos exemplares de clássicos nacionais e estrangeiros, didáticos, infanto-juvenis, religiosos e de autoajuda.

Esta é a 10ª edição do projeto, que visa estimular o hábito da leitura, a partir da proposta de ler e repassar adiante os livros adquiridos nas estações participantes.

Nas nove edições do projeto já foram distribuídos mais de 130 mil títulos, muitos doados ao longo do ano.

 

0 Comentários

Presidente da Jica visita o Rio de Janeiro

O presidente da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Koji Nishiyama, esteve na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, conhecendo a sede da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e comunidades onde existem áreas de risco. A visita faz parte da parceria de quatro anos, firmada em 2013, entre a Jica e o governo brasileiro para a prevenção de desastres das chuvas em Petrópolis, Nova Friburgo e Blumenau.

Nishiyama e assessores foram recebidos pelo secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão. Eles fizeram perguntas técnicas sobre as ações de Defesa Civil de prevenção e de resposta às chuvas, para conhecer mais a realidade petropolitana. Para o presidente da Jica, a parceria vem avançando.

0 Comentários

‘Berço’ da imigração no Paraná terá torii

O ano de 2015 é de comemoração para a comunidade nipônica do Paraná. Estão previstas celebrações durante o ano todo, principalmente no mês de junho. Isso porque, além dos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Japão e Brasil, a cidade de Cambará, no interior daquele estado, foi escolhida para fazer parte dos eventos alusivos ao centenário da imigração japonesa no Paraná, que ocorre entre 13 e 20 de junho.

A cidade, que vai sediar essas festividades junto com Londrina, foi selecionada pela Aliança Cultural Nipo-Brasileira porque foi a porta de entrada dos imigrantes japoneses naquele Estado, em 1915. O evento mais importante da programação é a inauguração, no dia 13, de um "torii", um portal japonês que será instalado na BR-369 a poucos metros do perímetro urbano de Cambará.

0 Comentários

Livro com enredo japonês tem campanha de arrecadação financeira

No mês de abril há várias comemorações. Páscoa e Tiradentes são os mais lembrados, mas também tem o "Dia do Livro Infantil’, celebrado no dia 18.

Para um outro público – a partir dos 14 anos -, mas também envolvido na leitura, um grupo de jovens quadrinistas lança uma campanha de arrecadação de dinheiro para a produção do livro "A Samurai".

O projeto é da escritora Mylle Silva, que faz uma homenagem a Claudio Seto, o primeiro artista a publicar mangá no Brasil.

Para tirar do papel a história de uma gueixa que se transforma em samurai, ela lançou a campanha no site Catarse, que apoia projetos via financiamento coletivo.

A meta é atingir o montante de R$ 23,9 mil até o dia 8 de junho. Até a tarde de ontem, o valor arrecadado era de R$ 6.475,00 ou 26% do pretendido. Caso a meta não seja alcançada, o projeto deixa o site e todo valor conquistado é devolvido aos apoiadores.

0 Comentários

Câmara abre vagas para estudantes

Alunos do ensino médio de escolas estaduais têm a chance de virar deputado federal por cinco dias, via Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2015.

As inscrições estão abertas e interessados devem elaborar um projeto de lei e entregá-lo ao professor-coordenador da escola, que encaminhará à Diretoria Regional de Ensino.

78 representantes de estados, sendo 11 de São Paulo, terão uma rotina de um congressista na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde irão defender o projeto de lei inscrito e simular a votação.

Para a seleção dos aprovados, serão avaliados o conteúdo dos projetos, a importância e o ineditismo da proposta.

A "semana de trabalho" será no mês de setembro, entre os dias 21 e 25, com tudo pago: viagem e hospedagem

 

0 Comentários

Arrastão em restaurante termina em morte

Um arrastão no restaurante japonês Shigue, localizado na região do Paraíso, zona Sul capital paulista, terminou com um suspeito morto e dois presos.

O arrastão aconteceu por volta das 20 horas de quarta-feira e, segundo a Polícia Militar, quatro criminosos invadiram o local e roubaram bolsas e celulares dos clientes, além do dinheiro do caixa. Depois, saíram em um carro, onde um quinto suspeito aguardava para facilitar a fuga.

A polícia foi chamada, houve perseguição e troca de tiros. Um dos assaltantes foi baleado e morreu no local.

0 Comentários

Museu da Imigração inaugura novo espaço

O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil inaugurou, na última quinta-feira, um novo espaço expositivo, que aborda a história da comunidade japonesa no período que antecedeu a 2ª Guerra Mundial, entre os anos de 1930 e 1940.

Localizado no 8º andar, o local conta, também, com uma área dedicada ao escritor japonês Tatsuzo Ishikawa, autor do romance "Sobô – uma saga da imigração japonesa", que conquistou, em 1935, o 1º Prêmio Akutagawa, condecoração de maior prestígio no Japão.

O Museu fica na rua São Joaquim, 381, 8º andar, Liberdade. A visitação é de terça a domingo, das 13 às 17h30. O ingresso custa R$ 7,00.

0 Comentários

Bienal do grafite tem arte japonesa e ‘obra solidária’ de nikkei

Cada vez mais o grafite deixa de ser uma cultura exclusivamente das ruas e conquista seu espaço também em galerias de arte e museus. Uma prova disso é a realização da 3ª edição da "Bienal Internacional Graffiti Fine Art", que ocorre no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, São Paulo.

Em cartaz até o dia 19 de maio, a exposição, que só nos primeiros dias foi visitada por 13 mil pessoas, conta com trabalhos de 60 artistas, nacionais e internacionas, entre eles, o nikkei Walter Nomura, conhecido como "Tinho".

Especialmente para o evento, ele preparou sete obras e uma delas traz um caráter solidário.

O Pavilhão das Culturas Brasileiras (rua Pedro Álvares Cabral, s/nº) é um prédio de 11 mil metros quadrados, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e que, com a Bienal, retoma oficialmente as atividades, após obras de manutenção e restauro.

A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita.

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Nikkeis de Santa Catarina iniciam mobilização de ajuda a vítimas de tornado em Xanxerê

A pequena cidade de Xanxerê, em Santa Catarina, conta os destroços provocados por um tornado na segunda-feira.

Mais de 1 mil pessoas perderam as casas, destelhadas e destruídas com a força do vento, que pode ter variado de 100 km/h até 330 km/h.

A prefeitura decretou estado de calamidade pública e ajuda de toda parte já começa a chegar.

Os nikkeis de Santa Catarina também devem se juntar a esta força-tarefa. "Vou fazer uma solicitação aos associados. Estamos sempre em contato com a prefeitura, mas ainda não chegou essa informação de doação", disse Roxana Shinohara, da Associação Nipo-Catarinense.

Ao ser informada pelo São Paulo Shimbun que em Florianópolis o ponto de arrecadação é a base da Guarda Municipal, no bairro de Coqueiros, ela agradeceu e informou ser lá um fácil acesso.

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Brasil aposta em nikkeis e em ‘roupa nova’ no Pan-Americano de judô

Após 14 horas de viagem até o Canadá, a seleção brasileira de judô já treinou na sede do Campeonato Pan-Americano de judô. A delegação nacional chegou à cidade de Edmonton na manhã de quarta-feira, e, à noite, já encarou o tatame.

Para esta competição, o País terá sua força máxima. Foram convocados 18 atletas, entre eles, Felipe Kitadai, Eric Takabatake e Charles Chibana. As lutas têm início hoje, com as categorias mais pesadas. Amanhã é a vez dos judocas das categorias mais leves, que incluem os três nikkeis. A competição por equipes encerra o Campeonato, no domingo.

Para animar ainda mais os atletas, logo após o primeiro treino, os judocas receberam um presente: o novo judogui.

O uniforme foi produzido sob medida para cada atleta e enviado diretamento do Japão pela patrocinadora Mizuno, para que os brasileiros já o utilizem nessa competição.

0 Comentários

Mesatenista nikkei vai jogar na Polônia

O brasileiro Cazuo Matsumoto desembarca amanhã em Suzhou, na China, para a disputa do Campeonato Mundial individual, com uma motivação extra. Após uma grande temporada na Liga Belga, ele acaba de fechar acordo para atuar na Liga Polonesa, a partir do meio do ano.

O nikkei, de 29 anos, 107º colocado do ranking mundial, é, atualmente, o principal destaque do Sokah Hoboken, clube que lidera a Liga Belga. A quatro rodadas para o fim da competição, a equipe está próxima de conquistar o primeiro título nacional da sua história.

Sobre o novo desafio de atuar na Polônia, o mesatenista declarou que esse tipo de atuação é um fator de motivação importante.

0 Comentários

Japão volta a ser sede de Mundial

A Fifa oficializou ontem o Japão como sede do Campeonato Mundial de Clubes da Fifa nas edições deste ano e do próximo, depois de duas edições disputadas no Marrocos.

O anúncio foi feito pelo secretário-geral da entidade, Jérome Valcke, que indicou apostar na "ampla experiência" da federação do país asiático na organização de torneios.

O Japão foi sede da Copa Intercontinental entre 1980 e 2004. No ano seguinte, recebeu a primeira edição do torneio Mundial, envolvendo clubes de todos os continentes. Após dois anos nos Emirados Árabes, em 2011, a disputa voltou ao país e, no ano seguinte, aconteceu a última edição no Japão, com o Corinthians saindo campeão.

Em 2015, o Mundial de Clubes acontece entre 10 e 20 de dezembro, com sete equipes.

0 Comentários

Polícia reabre caso de executivo esquartejado

A Polícia Civil reabrirá a investigação do assassinato de Marcos Kitano Matsunaga, herdeiro do grupo empresarial Yoki, morto em 2012. A instauração do novo inquérito policial foi realizada a pedido do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Em nota da Secretaria de Segurança Pública, o Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) afirma que a nova investigação tem o objetivo de descobrir se Elize Araújo Kitano Matsunaga teve colaboração de outra pessoa no homicídio do nikkei.

A suspeita é que um caseiro que já tinha trabalhado para a família tenha ajudado a se livrar do corpo. A denúncia foi feita pela própria mulher do caseiro, depois de uma briga do casal. Elize confessou o crime na época, mas alegou ter agido sozinha.

A Secretaria da Segurança Pública informou que não daria mais informações para não atrapalhar as investigações.

0 Comentários

‘Esperança’ realiza bazar e festival de karaokê

A Associação Beneficente Feminina "Esperança" realiza amanhã o seu tradicional bazar beneficente, junto com o "25º Festival de Karaokê".

A partir das 8 horas, a programação tem início com a disputa musical no auditório do Bunkyo de São Paulo, no bairro da Liberdade. 250 mulheres irão interpretar canções japonesas ao estilo pop e enka. Interessadas em "soltar a voz" podem se inscrever e efetuar o pagamento da taxa de R$ 25,00. É preciso também levar a música da apresentação.

O karaokê feminino acontece até por volta das 18 horas, 1 hora depois do encerramento do bazar.

No hall próximo ao auditório, 30 bazaristas irão vender uma variedade de artigos, entre artesanato e produtos importados.

O Bunkyo fica na rua São Joaquim, 381, e a entrada é gratuita. Informações, tel: (11) 3208-3249.

0 Comentários

Cônsul-geral do Japão em São Paulo se despede e Brasil conhece novo diplomata em junho

Entidades representativas da comunidade nipo-brasileira realizam hoje, às 19h30, no novo Espaço Multiuso do Bunkyo, uma cerimônia de despedida ao cônsul-geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, que retornará ao Japão após dois anos e seis meses atuando no País. A chegada de seu substituto está prevista para o início do mês de junho.

O evento de hoje, organizado pelo Bunkyo, Enkyo, Kenren, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e Aliança Cultural Brasil-Japão ocorre logo após outra despedida, que se dará na residência oficial do cônsul, localizada no bairro do Morumbi.

Antes de se despedir oficialmente da comunidade nipo-brasileira, porém, o representante japonês participou, na primeira quinzena de abril, de uma confraternização na Câmara de Comércio e Indústria Japonesa, que contou com a presença de mais de 150 pessoas.

Sobre o novo representante na capital paulista, o Consulado do Japão em São Paulo alega "que nenhuma informação foi dada pelo Japão até o momento".

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Campanha de vacinação contra gripe atrasa início por novo tipo de vírus

A tradicional campanha de vacinação contra a gripe, que por anos começa no mês de abril, será atrasada neste ano em três semanas.

A data oficial é 4 de maio, com primeira previsão de término no dia 22 do mesmo mês.

Ontem, porém, a cidade de Petrolina, em Pernambuco, iniciou a vacinação e, Porto Alegre, anunciou que irá antecipar a campanha para este sábado.

De acordo com o Ministério da Saúde, o atraso da campanha deu-se pela incorporação de uma proteção contra um novo tipo de vírus em circulação no hemisfério Norte.

O governo ainda não anunciou o número de doses distribuídas e nem a meta pretendida. No ano passado, foram 53 milhões de doses aplicadas. A meta foi vacinar 80% do público-alvo, que deve se manter o mesmo neste ano.

Pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, além dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com outras condições clínicas especiais devem se vacinar contra a gripe, a fim de evitar complicações clínicas e internações.

0 Comentários

Voluntários são procurados para pesquisas de saúde

A Universidade Federal de São Paulo regularmente procura voluntários para pesquisas científicas e, desta vez, a maioria dos estudos se atém à voz e ao diabetes.

A primeira é sobre Relações entre as medidas corporais e tipos de mordida, e seus efeitos na mastigação e voz. Pessoas com idade entre 18 e 45 anos, sem problemas de voz ou dor na face, podem se inscrever com Patrícia Takaki, pelo tel: (11) 99386-1348.

Um outro estudo é sobre Efeitos do treinamento vocal em voz profissional. Estudantes de curso técnico ou superior das áreas de Comunicação (Jornalismo, Rádio e TV), com idade mínima de 18 anos, e que não tenham passado por treinamento prévio de voz e comunicação, sem dificuldades, queixas ou problemas vocais podem se inscrever pelo tel: (11) 99194-0982.

Já diabéticos do tipo 2 são procurados para uma bateria de exercícios. Os interessados devem ter entre 45 e 75 anos e devem estar sem praticar treinamento físico supervisionado ou regular há pelo menos seis meses. Não podem participar pessoas com doença crônica da via aérea e que façam uso de corticosteroides, anabolizantes ou outros hormônios com ação em tecido muscular. O contato é pelo tel: (11) 99172-6003.

E um outro grupo procurado é pacientes com diabetes tipo 2 que tenham compromentimento renal. Homens e mulheres com mais de 18 anos que fazem uso de medicação ou apenas dieta e exercício podem participar do estudo, com inscrição pelo tel: (11) 5576-4982, ramal 1.

Por fim, doentes cardiovasculares e diabéticos (tipo 2) com mais de 18 anos são esperados para avaliarem uma nova droga. O contato é pelo mesmo telefone acima.

 

0 Comentários

Associação forma líderes em diabetes

A ADJ (Associação de Diabetes Juvenil) promove entre hoje e sábado o "1º Encontro Nacional de Jovens Adultos com Diabetes".

Jovens com diabetes tipo 1 ou 2 pré-selecionados irão participar das duas fases do projeto que consiste formar uma rede de 30 líderes da doença.

Após a primeta etapa presencial na sede da ADJ, em São Paulo, os jovens participam de encontros virtuais mensais para manter-se informados e motivados a melhorar o tratamento do diabetes no Brasil.

Para a realização do projeto, várias empresas participam como patrocinadores e apoiadores.

Hoje, de acordo com a coordenadora do projeto, Vanessa Pirolo, são cerca de 13 milhões de pessoas com diabetes, uma doença silenciosa.

0 Comentários

Ex-ministro tentou ‘favorecer’ japoneses

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu interveio junto ao ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli para que a multinacional japonesa Toyo garantisse contratos com a estatal do petróleo.

A revelação foi feita pelo executivo Júlio Camargo, da Toyo, em novo depoimento à Polícia Federal sob acordo de delação premiada. No depoimento, ele afirmou que, embora Dirceu tenha tentado ajudar a Toyo, a Petrobras não atendeu ao pedido. O delator também garantiu que não pagou propina ao ex-chefe da Casa Civil. José Dirceu é investigado em inquérito na Justiça Federal no Paraná por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro.

Os investigadores querem saber se a firma de consultoria do ex-ministro prestou serviços a empresas que desviaram dinheiro da Petrobras ou se os contratos eram apenas uma forma de disfarçar repasses de dinheiro desviado da estatal.

0 Comentários

120 anos será tema de feira literária

Marcada para o período de 29 de maio a 7 de junho, no Pará, a 19ª edição da "Feira Pan-Amazônica do Livro", como em todas as edições, homenageia um país e um escritor. Este ano o Japão foi a nação escolhida, com o intuito de celebrar os 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação comemorados em 2015.

De acordo com os organizadores, a escolha dos 120 anos é sustentada no fato de o Brasil abrigar a maior população japonesa fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de nikkeis. Para dar uma mostra dessa cultura milenar, a Feira terá um estande central, onde serão mostradas algumas das tradições como a cerimônia do chá, confecção de ikebana, caligrafia e origami. Também está prevista a presença de editoras nacionais e regionais especializadas em quadrinhos e mangás, além de literatura japonesa.

Já o escritor escolhido para ser homenageado este ano foi Ariano Suassuna, falecido no ano passado.

0 Comentários

120 anos

Eventos menores em celebração aos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, comemorado neste ano, já acontecem por todo o País, porém, um dos mais esperados, pelo menos para a comunidade nipo-brasileiro de São Paulo, é o "Espetáculo de Fogos de Artifício", que, agora, oficialmente, tem uma data definida: 12 de setembro.

De acordo com o Consulado Geral do Japão em São Paulo resta então a definição de onde se dará o evento. Em um primeiro momento, cinco locais estavam no páreo para receber a festividade, com uma preferência clara por parte dos organizadores pelo Parque do Ibirapuera. Porém, segundo informações colhidas pela reportagem, o local foi descartado, principalmente por que havia o temor que o barulho dos fogos prejudicasse a fauna.

Diante disso, um outro local ganhou à dianteira e deve ser confirmado, em breve. A escolha deve ser pelo Autódromo de Interlagos. Com área útil de 30 mil metros quadrados, um estacionamento de duas mil vagas e lotação máxima de 40 mil pessoas, o local é visto como pronto para comportar o tamanho da festividade planejada. A facilidade de locomoção também agrada, já que há linhas de ônibus disponíveis e também a estação Autódromo da CPTM.

Continua… (no impresso)

0 Comentários

‘Salão de Xangai’ apresenta carros com design futurista e exemplares japoneses

Um carro com design vincado que mais parece ter saído do futuro é a aposta da Honda no "Salão de Xangai", que começou ontem e vai até o dia 29, na China.

Com o nome provisório de Concept D, o utilitário será feito via parceria da Guangqi Honda Automobile e Dongfeng Honda Automobile, ambas marcas subsidiadas pela montadora japonesa na China.

O carro exclusivo para o mercado chinês promete alta qualidade de dirigibilidade, confortável espaço interno e pacote com tecnologia para segurança.

Além do Concept D, a Honda apresenta os novos City e CR-V.

Já a Toyota inova é com o Corolla, que apresenta uma frente nova, toda redesenhada. Os faróis são feitos de LEDs e têm linhas mais afiladas e esguias, que se prolongam em uma grade central cromada com desenho exclusivo. Um recuo na parte inferior do para-choque embute os faróis de neblina.

A versão é a híbrida, que deve chegar aos chineses no segundo semestre. Esta é a primeira vez que a tecnologia híbrida é usada em um Corolla fora do Japão.

A Nissan, por sua vez, participa com um crossover, o VOW. O utilitário esportivo tem portas traseiras que se abrem em sentido oposto ao das dianteiras.

0 Comentários

Estudo analisa segmento de bicicletas no Brasil

A cidade de São Paulo está repleta de ciclovias para o tráfego de bicicletas.

Própria ou alugada, a "magrela" cada vez mais é adotada para o deslocamento de um ponto a outro, mesmo algumas ciclovias não levando a lugar algum, ou seja, sem um fim.

Para dimensionar o uso de bicicletas no Brasil, a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) realizou um estudo detalhado sobre a bicicleta no Brasil.

Atualmente, o País produz 4,2 milhões de unidades anuais e figura como o 4º maior produtor mundial, atrás da China, com 85 milhões, Índia, 12 milhões e, Taiwan, com 4,5 milhões.

0 Comentários

São Paulo não isenta caminhoneiro

O Estado de São Paulo não irá isentar os caminhoneiros nas rodovias.

De acordo com a nova Lei do Caminhoneiro, caminhões vazios não pagam pedágio por eixo suspenso. Mas como o Estado possui autonomia para fixar regras aos serviços das rodovias estaduais, São Paulo optou por manter a regra tarifária atual.

A alegação é que o reajuste anual dos pedágios no ano de 2013 (6,37%) não foi repassado para os motoristas. Já no ano passado, os reajustes foram abaixo da inflação, ficando na média de 5,29%.

As estradas neste feriado de Tiradentes estão livres dos caminhões, mas os motoristas que viajaram para o litoral e interior devem se atentar para o grande movimento esperado para hoje, a partir das 13 horas. A recomendação é antecipar a volta.

 

 

0 Comentários

Professor debate a situação jurídica dos nikkeis

O Departamento de Direito Internacional e Comparado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, junto com o Ciate – Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior, realiza hoje, às 18h20, a palestra "Situação Jurídica dos Nikkeis e Brasileiros Residentes no Japão", com o professor Hajime Wada, da Faculdade de Direito da Universidade de Nagoya.

A palestra será realizada em japonês, com tradução consecutiva para o português, na sala João Arruda – andar térreo da Faculdade de Direito da USP (Largo de São Francisco, 95, Centro, São Paulo). A entrada é franca.

0 Comentários

Suzano recebe exposição de artista japonês

Como parte das comemorações pelo aniversário da cidade, celebrado no último dia 2 de abril, Suzano, na Grande São Paulo, recebe até o dia 7 de maio a exposição de artes plásticas "Obrigado: 40 anos de Brasil, Nishio e Amigos".

Localizada no Centro de Educação e Cultura Fran-cisco Moriconi, a mostra conta com 52 obras do artista plástico japonês Katsunori Nishio e de outros convidados. Para a ocasião, o artista faz uma projeção do mundo atual, trouxe referências autobiográficas e demostra sua paixão pela natureza.

O nome da exposição e os trabalhos expostos são um agradecimento de Nishio ao Brasil. O artista expõe 36 trabalhos e 16 amigos do vínculo artístico que construiu em solo bra-sileiro também participam da exposição. Cada um agrega com uma obra. Em seu grupo de amigos há também artistas de São Paulo e Mogi das Cruzes.

A mostra acontece na rua Benjamin Constant, 682, no Centro. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A visitação é gratuita.

0 Comentários

Fotógrafo mostra passagem do tempo

Como você estará daqui 10 anos? Esta foi uma pergunta feita a si mesmo pelo fotográfo Armando Prado no ano de 1995 e que resulta agora na exposição individual "Decanos".

De 24 de abril a 3 de junho, o público paulistano poderá observar a passagem do tempo em dezenas de pessoas influentes em diferentes áreas, como o chef Alex Atala e a figurinista Sônia Ushiyama.

44 fotos, todas em preto e branco, mostram os "modelos" nos anos de 1995, 2005 e 2015.

A exposição fica em cartaz na Galeria Nikon (rua Aspicuelta, 153, Vila Madalena). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas. Sábados e feriados, das 11 às 17 horas. A entrada é franca e mais informações pelo tel: (11) 2592- 7922.

0 Comentários

Produto que ajuda a natureza chega ao Brasil

A empresa Good House, que comercializa produtos hidráulicos, acaba de confirmar o lançamento no Brasil do ralo Basket, modelo popular no Japão por evitar que a sujeira escoe pela pia da cozinha.

O produto é feito em aço inox e possui um cesto coletor com pequenos orifícios que impedem a passagem de qualquer tipo de resíduo sólido para a tubulação.

De acordo com Sérgio Kawaguchi, no Brasil existem 60 milhões de casas e estabelecimentos que jogam em média 300 gramas de resíduos alimentares por dia nos canos das cozinhas.

0 Comentários

Nikkei estreia peça infantil que traz uma reeleitura de ‘João e Maria’

Os pais que decidiram aproveitar o feriado prolongado na capital paulista podem levar as crianças ao teatro. A partir de hoje, aos sábados e domingos, sempre às 12 horas, o bairro de Perdizes recebe a peça infantil "Bicudinha e Bicudona", com as atrizes Beatriz Koyama e Flávia Strongolli.

Em uma adaptação do clássico "João e Maria", a Cia Le Plat du Jour apresenta a história de duas aves que estão em apuros. Por causa do desmatamento, as duas precisam sair da floresta.

A peça, em cartaz até o dia 3 de maio, ocorre no Teatro Viradalata (av. Apinajés, 1.387). Ingresso: R$ 10,00 e R$ 20,00.

Atriz e publicitária, Koyama é formada no Célia Helena teatro-escola e já participou de peças como "Moritz – ternos e eletrodomésticos"; "Nuestra Señora de Las Nubes; e "Amor em cena".

0 Comentários

‘13ª Japan Fest’ anima o fim de semana prolongado com foco na prevenção da dengue

A cidade de Marília, na região Centro-Oeste paulista, está em pleno clima japonês com a realização da 13ª edição da "Japan Fest".

De ontem até segunda-feira, a expectativa é de que 70 mil pessoas aproveitem a vasta programação preparada pela Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Marília.

Neste ano, não só a cultura japonesa tem destaque, mas também a doença que aflige especialmente o interior de São Paulo: a dengue.

Informações dão conta que o próprio presidente da Associação, Leonardo Kozo Sasaki, está com dengue e era dúvida na abertura da festa, na noite de ontem (após o fechamento desta edição).

De acordo com a coordenadora de atrações da festa, Flávia Vieira, a situação da doença na região "está controlada", apesar da generalização da dengue no interior do Estado.

Realizada na sede campestre da Associação, a festa teve todos os cuidados necessários quanto à dengue, como dedetização geral e produtos específicos no lago.

Para tirar dúvidas dos visitantes, uma equipe de Zoonoses da Prefeitura estará a postos durante a festa.

A "13ª Japan Fest" acontece na av. Benedito Alves Delfino, 2850. Ingresso: R$ 5,00.

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Magali faz aniversário com comida japonesa

Como parte das comemorações do aniversário de 50 anos da Magali, a Feirinha Gastronômica do Jardim das Perdizes terá uma edição especial com pratos inspirados nos personagens da Turma da Mônica.

Com 23 barracas, a feira acontece hoje e domingo, das 11 às 19 horas. Entre as atrações está a barraca do personagem Nimbus, que conta com dois pratos da culinária japonesa: frango shoyuyaki e porco marinado no molho missô, acompanhados de arroz crocante ao furikake.

E até o dia 30 de abril, das 4h40 à meia-noite, é possível visitar a exposição "Os 50 anos da Magali". Em cartaz na estação Sé do Metrô, a mostra reúne interpretações da personagem feitas por 57 artistas de todo o Brasil. Cada desenhista utiliza um estilo diferente para desenhar a Magali. Entrada: R$ 3,50.

0 Comentários

Feriado prolongado tem filmes de Kenji Mizoguchi na capital paulista

Em mais um fim de semana que para muitos será prolongado, uma mostra de filmes japoneses é atração na cidade de São Paulo.

Seis filmes de Kenji Mizoguchi compõem a mostra apresentada na Cinemateca Brasileira, com apoio da Fundação Japão.

Até domingo serão exibidos: O intendente Sansho, A nova saga do clã Taira, Oharu, a vida de uma cortesã, Contos da lua vaga e A música de Guion (Os amantes crucificados já foi exibido).

A mostra acontece desde a semana passada e os filmes são em 16mm e 35mm. A escolha desses títulos, todos produzidos na década de 50, deu-se pela reconhecimento como "obras-primas". O intendente Sansho, por exemplo, conquistou o Leão de Prata no Festival de Veneza, em 1954.

E é justamente esse filme que será exibido hoje à noite, às 20 horas.

A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, São Paulo.

Mais informações: http://www.cinemateca.gov.br/programacao.php?id=357

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Nikkeis participam de seletiva para compor seleção na Olimpíada

A inédita 6ª posição no Mundial de ginástica artística de 2014 colocou a equipe masculina do Brasil como uma forte candidata à vaga olímpica. Porém, para se garantir pela primeira vez como time nos Jogos do Rio de Janeiro de 2016, os brasileiros precisam repetir a final por equipes no Mundial de Glasgow, em outubro deste ano.

Antes, a equipe precisa ser definida, por isso, 13 ginastas candidatos às vagas passarão por seis avaliações, que tiveram início ontem e estão agendadas em diversos dias até o dia 16 de maio. As duas piores avaliações de cada ginasta serão descartadas antes de a comissão técnica fazer a média de cada um. Todos os testes estão programados para o Centro de Treinamento do Time Brasil, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Apenas os técnicos poderão acompanhar as séries dos atletas, entre eles, os nikkeis Felipe Arakawa e Arthur Nory Oyakawa. Também participam Ângelo Assumpção, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypólito, Francisco Barretto, Henrique Flores, Hudson Miguel, Lucas Bitencourt, Péricles Silva e Pétrix Barbosa.

Outro nikkei, Sérgio Sasaki, completa o grupo, mas não participa das avaliações por estar se recuperando de uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito.

0 Comentários

Brasil é campeão de tênis de mesa e foca no Mundial

A seleção brasileira feminina de tênis de mesa conquistou, na última quarta-feira, o título por equipes do Aberto de Luxemburgo. Na decisão, o time do Brasil derrotou a Eslovênia, de virada, por 2 jogos a 1.

No primeiro duelo da final, a brasileira Lin Gui, 130ª colocada do ranking mundial, foi derrotada por Alex Galic (181ª) por 3 sets a 2. O empate brasileiro veio com Ligia Silva, número 160 do ranking, que venceu Manca Fajmut (268ª) pelo placar de 3 sets a 2. O título veio para o Brasil após o duelo nas duplas, com as brasileiras derrotando as eslovenas por 3 sets a 1.

Após o título, a seleção se foca para o Mundial, que será realizado na China, de 26 de abril a 3 de maio. Ontem, a Federação Internacional de Tênis de Mesa divulgou que a delegação do Brasil terá cabeças de chave nas duplas femininas, masculinas e mistas da competição.

0 Comentários

Japão comemora sorteio

O técnico do Japão comemorou o sorteio que definiu os grupos das eliminatórias para a Copa de 2018, na Rússia. Ao lado do Japão estão Síria, Afeganistão, Singapura e Camboja.

"Nós estamos em um bom grupo, e nossos oponentes não são do nosso nível. Nós queremos e sabemos que podemos vencer todos os jogos para ir à Copa do Mundo. Isso não é dizer que será fácil, mas temos que ter confiança", disse Vahid Halilhodzic, técnico do Japão, que levou a Argélia às oitavas de final da Copa de 2014, no Brasil.

Ao todo, são oito grupos de cinco seleções, contabilizando 40 equipes no total. Esta etapa das eliminatórias asiáticas terá início no dia 11 de junho, com término previsto para março de 2016. A Ásia tem direito a cinco vagas na Copa do Mundo.

0 Comentários

Tocantins pode ser foco de investimento japonês

"O Tocantins não é apenas o mais novo Estado brasileiro. É também o mais propício para bons investimentos." Assim o embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, se referiu aquele estado durante um almoço com o governador local, Marcelo Miranda.

O encontro, que ocorreu na última terça-feira, e foi realizado na residência do embaixador, em Brasília, serviu para estreitar as relações e dar início a novos acordos a serem firmados entre o Japão e o governo do Tocantins.

0 Comentários

Parente do imperador morre em São Paulo

Morreu na última quarta-feira, em São Paulo, Toshihiko Tarama, com 86 anos. O velório e a cremação foram realizados ontem.

Tarama nasceu em Tóquio e era o mais novo dos quatro filhos do príncipe japonês Higashikuni.

Em 1943, renunciou aos seus direitos dinásticos e sucessórios e passou a ser intitulado conde Toshihiko Tarama. Em 1947, perdeu, também, o título de conde.

No ano de 1950, recebeu o convite para ser adotado por um ex-diplomata japonês, que havia se aposentado, e passou a viver no Brasil, como cafeicultor.

Ao aceitar o convite, se estabeleceu em Lins, no interior de São Paulo. Em seguida, mudou-se para a capital paulista e trabalhou em uma empresa agrícola. Já aposentado passou a se dedicar como presidente de honra do Bunkyo.

0 Comentários

Situação confirma grupo e Bunkyo terá eleição com chapa única

No dia 25 de abril, dando sequência ao processo eleitoral da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), os 106 conselheiros, incluindo os 50 eleitos no último mês de março, vão escolher, sem opções, seus novos dirigentes, bem como a Diretoria e o Conselho Fiscal da entidade.

Assim como na última disputa, há dois anos, o pleito se dará com chapa única, já que o prazo para a inscrição dos concorrentes foi encerrado ontem e somente o atual grupo da situação apresentou nomes. Além da atual vice-presidente Harumi Goya, que está prestes a se tornar a primeira mulher a comandar a entidade, a chapa "Integração e Progresso", protocolada no final da tarde da última terça-feira, conta com mais duas mulheres na diretoria: Madoka Hayashi, que sai como 3ª vice, e Teruco Kamitsuji, ocupando o 7º posto.

Sem surpresas, Jorge Yamashita ficou com a primeira vice-presidência e completam a chapa Osamu Matsuo (2º vice-presidente); Ricardo Nishimura (4º); Roberto Nishio (5º) e Gerson Kunii (6º). Também ficou acertado que Anacleto Hanashiro será o secretário-geral e Hiroshi Takahashi assume como tesoureiro. Hoje, a chapa, que traz sete dos nove nomes que já fazem parte da diretoria atual, será apreciada pela Comissão Eleitoral para saber se está apta a concorrer. Um dos nomes, Ricardo Nishimura, aliás, que tinha ficado na 51ª posição, somente entrou como conselheiro na eleição deste ano após a Associação de Mallet Golf Kokushikan, que se elegeu na 44ª posição, renunciar.

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Aliança promove palestra sobre bolsas da Jica

A Aliança Cultural Brasil-Japão sedia espaço para a Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão) realizar palestra sobre bolsa de estudo.

No próximo dia 25, às 13 horas, e no dia 6 de maio, às 19 horas, interessados terão a chance de conhecer e tirar dúvidas sobre os programas de treinamento Nikkei no Japão, disponibilizados para o segundo semestre deste ano.

Os participantes terão informações sobre essa oportunidade de treinamento técnico para descendentes de japoneses e outras bolsas oferecidas pelo governo japonês, além de aprender com as experiências e dicas de ex-bolsistas. Também há bolsas de estudos no Japão para quem não é descendente.

E na próxima semana, dia 23, a Aliança oferece o curso temático de origami "Dia das Mães", na Unidade Vergueiro. Informações, tel: (11) 3209-6630.

0 Comentários

Nikkei é empossado prefeito de Itápolis

A cidade de Itápolis, no interior de São Paulo, distante 360 km da capital, tem novo prefeito. José Luís Kawashi (PSBD) tomou posse no último dia 9, após vencer uma nova eleição.

Dois anos e cinco meses depois da eleição oficial, em 2012, a cidade de Itápolis, no interior de São Paulo, escolheu um novo prefeito, após o Tribunal Superior Eleitoral anular o pleito anterior sob a alegação de que o candidato mais votado, Júlio César Nigro Mazzo (PRP), usou o jornal oficial da cidade para fazer propaganda institucional em um período vedado pela legislação.

Com isso, cerca de 20 mil eleitores voltaram às urnas e com 38% dos votos válidos elegeram o advogado ao cargo.

0 Comentários

Companhia japonesa inaugura fábrica e já projeta novo investimento milionário

A companhia japonesa Fujikura inaugurou, no final da manhã de ontem, em parceria estratégica com a ProCable, sediada em Diadema, no estado de São Paulo, uma fábrica de cabos para setores de energia e telecomunicações.

A unidade, construída em Montenegro, no Rio Grande do Sul, ocupa um terreno de 144 mil metros quadrados com uma área construída de 10,8 mil metros quadrados. Até o momento, já foram investidos R$ 30 milhões no local, sendo R$ 13 milhões só em maquinário. Porém, durante a cerimônia, foi anunciado que mais R$ 11 milhões serão investidos no início do próximo ano.

A fábrica, primeira da japonesa no Brasil, entra em operação com 50 funcionários, entre gaúchos, profissionais de outros estados e da matriz japonesa. Entretanto, com a capacidade máxima de produção, que deve ser atingida nos próximos cinco anos, o empreendimento deve demandar cerca de 350 trabalhadores.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de Yochi Nagahama, presidente mundial da Fujikura, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e Fumitaka Nishimura, japonês que mudou-se para o Brasil ainda quando criança e é presidente da ProCable, que mantém, desde 2013, uma joint venture com a japonesa. Pelo acordo, a Fujikura, que faturou R$ 9,8 bilhões no ano passado com 129 operações em mais de 15 países, controla 90% da empresa. A ProCable fica com uma fatia de 10% das operações.

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Restaurantes interrompem serviço por falta de água em rua da Liberdade

A falta de água chegou no bairro da Liberdade, mais precisamente do lado ímpar da rua Tomás Gonzaga, famosa por abrigar vários restaurantes japoneses.

Mas a situação não é por conta da crise hídrica, mas por um cano furado.

De acordo com Magnólia Yassuko Assanuma, do restaurante Porque Sim, a interrupção aconteceu após o furo de um cano na avenidade Liberdade, na noite da última quinta-feira.

"Trabalhadores da Prefeitura estavam instalando um ponto de bicicletas e furaram o cano. A água vazou a madrugada inteira e, no dia seguinte, a Sabesp veio (contendo o vazamento). Só que ficamos sem água. Ligamos várias vezes, até para a Ouvidoria, e só dizem que vão mandar alguém", contou ela.

Procurada pelo São Paulo Shimbun, a Sabesp informou que a normalização deu-se na noite de ontem. Em comunicado, "a companhia pede desculpas pelos transtornos e coloca-se à disposição".

0 Comentários

Concurso premia melhor comida de boteco

Apreciadores de petiscos podem se deliciar no concurso "Comida di Buteco", que acontece até o mês que vem em centenas de bares de 20 cidades brasileiras.

Em São Paulo, 53 bares aceitaram o desafio de preparar petiscos a partir do tema frutas.

Cada boteco criou um tira-gosto que não pode se repetir entre os bares e não pode voltar à competição pelos 10 anos seguintes.

Dos participantes paulistanos, só um é de cozinha japonesa, mas que concorre com frango a passarinho japonês com molho de abacaxi com hortelã.

Entre os bares participantes, a variedade é grande. Tem desde o tradicional bolinho e escondidinho de carne seca até pastel, tacos mexicanos e tapioca de acerola; tudo com um toque de fruta.

Site: http://www.comidadibuteco.com.br/

0 Comentários

Procon notifica por sacolinhas

O Procon São Paulo pretende notificar os supermercados que cobram de R$ 0,08 a R$ 0,10 por sacolinhas, agora verde (para reciclável) ou cinza.

Para o órgão, a cobrança é abusiva pois o preço da sacola já está embutido nos valores das mercadorias. Além disso, se atém a "vantagem manifestamente excessiva", proibida pelo artigo 39, parágrafo V do Código de Defesa do Consumidor.

A Associação Paulista de Supermercados, contudo, diz que o valor das antigas sacolas plásticas não faz mais parte da composição de custos operacionais, logo, não há cobrança em duplicidade.

A fiscalização quanto ao uso das novas sacolas já é feito pela Prefeitura, que estipulou multa de R$ 500,00 a R$ 2 milhões (comércio) e de R$ 50,00 a R$ 500,00 (cidadão).

 

0 Comentários

Cidades do Brasil e Japão se aproximam de acordo

A Prefeitura de Embu das Artes e a Associação Embu-Hino (no Japão) estão próximos de fechar um protocolo de intenções para iniciar uma cooperação educacional entre as duas cidades, que mantêm uma relação de amizade e interação desde 1982.

Para avançar com a proposta, os secretários de Educação, Paulo Vicente dos Reis, do Turismo, Valdir Barbosa, o presidente da Associação Embu-Hino, Yasuyuki Hirasaki e o ex-presidente da entidade, Paulo Sugawara, estiveram na cidade de Hino, de 12 a 20 de março.

0 Comentários

Deputado se recupera bem de operação

O deputado federal Hidekazu Takayama (PSC-PR) se recupera na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Curitiba, após se submeter a uma cirurgia para implantar uma ponte de safena.

O nikkei, de 66 anos, foi internado em estado grave no dia 2 de abril, devido a problemas cardíacos. Ele se sentiu mal durante um voo de Brasília para a capital paranaense.

Ele deverá ser mantido no hospital por mais alguns dias, mas nenhum procedimento adicional está previsto. O período de recuperação é de 30 a 60 dias.

0 Comentários

Prefeito de Registro viaja para o Japão e nikkei comanda a cidade por 12 dias

O prefeito de Registro, Gilson Fantin, junto com uma comitiva de representantes da iniciativa privada e clubes de serviço do município, viajou, no último sábado, ao Japão para visitar a cidade de Nakatsugawa, localizada na província de Gifu.

O objetivo da viagem, que ocorre até o dia 21 de abril, é fortalecer ainda mais o convênio de cidade-irmã com Nakatsugawa, que este ano completa 35 anos de existência.

Em 2013, durante visita de comitiva de Nakatsugawa a Registro, a Prefeitura firmou convênio com a Associação Cultural Nipo-Brasileira para contratação de uma funcionária para cuidar especificamente das questões relacionadas às duas cidades.

A comitiva de Registro não é a única brasileira que está no Japão. Desde o último dia 7 de abril, uma Missão Econômica, chefiada pelo deputado federal Luiz Nishimori, está naquele país para reforçar os laços. Ao todo, 26 pessoas embarcaram.

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Honda confirma término de obras em nova fábrica no Brasil

A Honda anunciou ontem a conclusão das obras da fábrica de Itirapina, no interior de São Paulo. Segundo a empresa, agora, será realizada a instalação de todos os equipamentos de produção, sendo que a partir do segundo semestre terão início os primeiros testes de funcionamento.

A inauguração da planta está prevista para o final deste ano. Esta é a segunda da marca do País e está a 200 km de distância da capital paulista, assim como a 100 km da primeira unidade produtiva da marca no Brasil, instalada em Sumaré. A nova fábrica da Honda possui uma área total de 5,8 milhões de metros quadrados – o equivalente a mais de 604 campos de futebol.

Vale lembrar que, para erguer o complexo de Itirapina, a marca está investindo nada menos do que R$ 1 bilhão. Com ela, a Honda dobrará sua capacidade de produção no Brasil, chegando a 240 mil unidades.

0 Comentários

Montadoras apresentam carros adaptados

Locomover pessoas com deficiência, um dos mercados que mais cresce no Brasil, não é empecilho para várias montadoras de carros que lançam novidades, a cada ano.

Durante a Reatech 2015 – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, realizada até domingo, em São Paulo, várias montadoras apresentaram novidades em carros adaptados.

A Honda, líder no segmento, levou os modelos Fit, Civic, City e o recém-lançado HR-V.

Outra representante japonesa foi a Toyota, que mostrou o Corolla GLi A/T e o utilitário esportivo médio SW4, um dos mais vendidos da categoria para pessoas portadoras de deficiência.

0 Comentários

Começam escavações da Linha 6

As obras de escavação da Linha 6 – Laranja do Metrô, que irá ligar a Brasilândia a São Joaquim, começaram ontem.

Dois "tatuzões" serão utilizados em direções distintas, a partir do VSE Tietê (poço de ventilação).

Serão 32 frentes de trabalho, divididas em 15 estações, em um total de 15,3 km subterrâneos.

Com previsão de entrega em 2020, esta é a primeira linha do Metrô toda de responsabilidade do setor privado, via Concessionária Move São Paulo.

A construção está estimada em R$ 9,6 bilhões e a Linha 6 deverá transportar 633 mil pessoas por dia, em 23 minutos, de um ponto ao outro.

Serão quatro pontos de conexão: Linha 7-Rubi e Linha 8-Diamante (Água Branca), Linha 4 – Amarela (Higienópolis/Mackenzie) e Linha 1 – Azul (São Joaquim).

0 Comentários

Professora vem do Japão para ensinar ‘quilt’

Começam amanhã duas feiras de arte, a 9ª Brazil Patchwork Show e a 12ª Brazil Scrapbooking Show, na cidade de São Paulo.

Uma presença especial confirmada para a feira de patchwork, que acontece simultaneamente à da scrapbooking, é a artista japonesa Kayoko Ozono.

Nos quatro dias de feira, ela irá ensinar crazy quilting, apliqué, meshwork e glassquilt, em quatro cursos: "Medetai Kimono", na quarta-feira; "Iroha Ni Hoheto", no dia 16, Sakura em Patchwork, na sexta-feira, e curso Fuji-san (Monte Fuji) no sábado, 18 de abril. Todos os cursos começam às 11h30 e vão até as 18h, contam com tradução e incluem tecidos e materiais vindos do Japão. Cada curso custa R$ 240,00.

As feiras acontecem no Centro de Eventos Pró Magno (rua Samaritá, 230, Casa Verde). Horário: das 11 às 19 horas (no sábado, até as 18 horas). Haverá vans gratuitas da estação Barra Fundo do Metrô até o local. Ingresso: R$ 14,00.  

 

0 Comentários

Japoneses analisam investimento em Manaus

Com o intuito de analisar a atual situação da economia brasileira e regional visando futuros investimentos japoneses no Pólo Industrial de Manaus (PIM), o segundo secretário da embaixada do Japão no Brasil, Satoshi Ito, e a vice-cônsul do Japão em Manaus, Akiko Kikuchi, estiveram na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus, em uma reunião conduzida pelo superintendente adjunto de Operações, Adilson Vieira e técnicos da autarquia.

Na ocasião, Vieira ressaltou que os ajustes nos impostos e juros pelos quais o Brasil tem passado são necessários para que haja um crescimento econômico no País no segundo semestre.

Os representantes japoneses agradeceram as informações prestadas e informaram que as empresas japonesas de pequeno porte têm grande interesse em expandir internacionalmente, inclusive no Brasil.

0 Comentários

Tratado Brasil-Japão

O Brasil lembra em 2015 seus 120 anos de relações bilaterais com o Japão e não é só por aqui que haverá celebrações pela data. No país nipônico, ocorre eventos culturais que terão início neste mês.

Dentro da programação, estão mostras de artes visuais, arquitetura, música, gastronomia e teatro, todas selecionadas "pela qualidade e por refletir as relações recíprocas", revela o embaixador brasileiro no Japão, André Corrêa de Lago.

A primeira grande retrospectiva será a do arquiteto Oscar Niemeyer. Outra programada é sobre a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. As exposições serão desenhadas pelos arquitetos japoneses Ryue Nishizawa e Kazuyo Sejima, ambos agraciados com o prêmio Pritzker, e poderão ser vistas respectivamente no Museu de Arte Contemporâneo de Tóquio e no centro Watarium.

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Warner quer bater recorde com super-heróis

A Warner Bros. Consumer Products quer bater o recorde mundial e espera reunir, no dia 18 de abril, o maior número de pessoas vestidas de heróis da DC Comics, em várias cidades do mundo, inclusive São Paulo.

A ação começa na cidade de Queensland, no Movie World Austrália, e termina em Los Angeles, Estados Unidos, no Hollywood & Highland. Participam simultaneamente Austrália, Inglaterra, França, Itália, México, Filipinas, Espanha, Taiwan, Estados Unidos e Brasil, cujo evento está marcado, das 10 às 14 horas, no Centro Esportivo Tietê (av. Santos Dumont, 843, Luz). Para que o recorde seja contabilizado, os participantes precisam estar fantasiados da cabeça aos pés de heróis da DC.

0 Comentários

Palestra gratuita aborda a chegada da moda Lolita ao Brasil

O Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, presidido pelo professor Shozo Motoyama, realiza no próximo dia 16 de abril, a partir das 18h30, mais uma palestra da série "Konjaku Monogatari".

Desta vez, a escolha foi por um tema mais contemporâneo, remetendo ao público o fenômeno da moda Lolita, que teve início no Japão e que vem conquistando adeptos por todo o mundo, inclusive no Brasil. Tanto é verdade, que para falar do assunto a convidada é a brasileira Akemi Matsuda, atualmente a Embaixadora Kawai no País.

A palestra acontece no auditório do Kenren, que fica na rua São Joaquim, 381, 5º andar, Liberdade, em São Paulo. Mais informações pelo tel: (11) 3277-8616. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição.

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Estudantes participam de undokai

Estudantes da escola Oshiman reúnem-se hoje na gincana poliesportiva, o tradicional undokai, em Santo André.

Durante todo o dia, provas preparadas pelos organizadores, os estudantes do 9º ano, serão realizadas por 370 alunos, do mini maternal ao curso de japonês.

A expectativa, porém, é reunir cerca de 1mil pessoas, entre familiares e amigos.

Além das provas já conhecidas, como corrida e cabo de guerra, o undokai do Oshiman tem atividades criadas pelos estudantes. Desta vez, uma delas é a "chacalaca", um tipo de circuito destinado aos pais.

Este ano o tema é "Moyari" ("Superar e Crescer"), desenvolvido pela aluna Carolina Arissa Kawagoe.

Para a escola, o undokai "é educativo".

0 Comentários

Antepassados ganham orações em Ibiúna

A Seicho-no-Iê do Brasil promove amanhã a "59ª Festividade do Santuário Hoozo do Brasil" e a "31ª Cerimônia do Monumento aos Anjinhos Anônimos dos Países Ibero-Americanos e Angola".

Mais de 15 mil pessoas são aguardadas para as cerimônias, que serão realizadas no centro de retiro espiritual da filosofia, na cidade de Ibiúna, a 70km da capital paulista.

O evento tem início às 9 horas, com a oração conjunta realizada em memória das almas de todos os antepassados inscritas por seus familiares em registros especialmente confeccionados para esse fim.

O término se dá por volta das 15 horas, quando é encerrada uma segunda cerimônia, desta vez com o objetivo de emitir vibrações de luz e amor às almas vítimas de aborto, que ainda não foram reconhecidas por suas famílias.

O endereço é Estrada Vicinal Seicho-no-Iê, 1350, bairro Paiol, Ibiúna. Tel: (15) 3241-1632.

 

0 Comentários

‘Akimatsuri’ começa em Mogi das Cruzes com carro-alegórico japonês

A maior festa da comunidade nikkei de Mogi das Cruzes, "Akimatsuri", começa neste fim de semana em clima de folia.

Dois meses após o Carnaval, o carro-alegórico japonês "Tachi Neputa" será mostrado novamente ao público na tradicional festa, que completa 30 anos.

O carro começou a ser montado ontem e ficará exposto neste e no próximo sábado e domingo de festa.

Neste ano, o carro-alegórico é a novidade da festa, que conta com a tradicional programação regada a cultura e gastronomia japonesa.

O "Akimatsuri" acontece na av. Japão, 5919, bairro Porteira Preta. Ingresso: R$ 14,00 (criança até 7 anos não paga). Grupo com mais de 20 pessoas paga metade. Estacionamento: R$ 20,00.

Continua… (no impresso)

0 Comentários

‘NipoFest’ de Indaiatuba tem horário ampliado para maior arrecadação para beisebol

O sábado promete ser movimentado na cidade de Indaiatuba, pela realização da "25ª NipoFest".

A tradicional festa que mudou de nome no ano passado – era Festa do Chopp – passa novamente por alterações.

Neste ano, a festa tem o horário ampliado e acontece do meio-dia até à meia-noite. O preço do ingresso também ficou mais acessível, a R$ 10,00 (antecipado) e R$ 15,00 (com direito a um espeto de carne e uma caneca).

Os ajustes foram feitos visando maior arrecada-ção para o departamento de beisebol, responsável e beneficiada na festa.

Desta vez, o visitante também pode aproveitar a festa na hora do almoço e do jantar, mesmo se ausentar. É que o ingresso permite a saída e retorno, caso queira.

A expectativa dos organizadores é atrair um público de 5 mil pessoas (no ano passado, foram 3,6 mil).

A "25ª NipoFest" acontece no Pavilhão da Viber (av. Tamandaré, 675, Cidade Nova, Indaiatuba).

Continua… (no impresso)

0 Comentários

Nikkeis dominam seleção que disputa o Mundial de tênis de mesa

A equipe brasileira que disputa o Campeonato Mundial individual de tênis de mesa já está escalada e conta com um domínio de jogadores nipo-brasileiros. Entre os homens, Hugo Calderano e Thiago Monteiro terão a companhia dos nikkeis Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto. As mulheres serão representadas por Lin Gui, Ligia Silva e a representante da comunidade Caroline Kumahara. A competição ocorre de 26 de abril a 3 de maio, na China.

Apesar de cada país ter direito a três vagas de cada naipe, caso possua um jogador no top 100 do ranking mundial, uma nova vaga é aberta, como é o caso de Tsuboi (54º) e Calderano (60º). Já no feminino a melhor classificada é Lin Gui, na 130ª posição. Apesar de o Mundial ser a maior competição do ano, a prioridade do time brasileiro é o Pan de Toronto, em julho, que será classificatório para os Jogos do Rio, em 2016.