Abertura dos 120 anos do Tratado de Amizade em Santa Catarina é cancelada após morte
O hall do Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina receberia ontem a abertura oficial das Comemorações pelos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Japão e o Brasil, cerimônia que também daria início as celebrações pelos 35 anos de Irmanamento entre o Estado de Santa Catarina e a Província de Aomori, entretanto, o evento foi cancelado em virtude da morte do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC). Ele faleceu na tarde do último domingo, em Joinville, no norte daquele estado, aos 75 anos.
De acordo com a assessoria de imprensa do governo de Santa Catarina, para marcar o início das celebrações, o embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, seria recebido ontem pelo secretário de Assuntos Internacionais do Estado, Carlos Adauto Virmond, representando o governador Raimundo Colombo. Porém, o representante estadual foi ao enterro do senador, que ocorreu na tarde de ontem, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville.
O embaixador também não compareceu à cerimônia, sendo representado pelo cônsul japonês em Curitiba, Toshio Ikeda, que, na ocasião, foi recebido, para uma reunião, pelo secretário executivo de Assuntos Internacionais, Marcelo Trevisan. Também participaram da reunião o presidente da Federação das Associações Nikkeys de Santa Catarina, Elídio Yocikazu Sinzato, e o presidente da Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil, Koichi Nakazawa. O grupo definiu que uma nova cerimônia será marcada para abrir oficialmente as atividades alusivas à data.
Continua… (no impresso)
0 Comentários