Venda de cerveja no Japão tem a 13ª queda seguida

Relatórios apresentados pelos cinco maiores fabricantes de cervejas do Japão (Asahi, Kirin, Suntory, Sapporo e Orion) comprovaram que o volume bruto de exportação nacional de cervejas caiu para 440,7 milhões de caixas (uma caixa equivale a 20 unidades grandes), sendo o décimo terceiro ano consecutivo de queda desde 1992.

De acordo com as análises das empresas, foram vendidas 245,9 milhões de caixas de cerveja (-2.9%), 54,99 milhões de happoshu (-4.0%) e 144,49 milhões da cerveja daisan (-1.5%). Todas ficaram abaixo do ano anterior pelo segundo ano seguido.

Entretanto, a participação de mercado da Asahi subiu 0,1 pontos, atingindo 39,1% e ficando em primeiro lugar pelo oitavo ano. Por outro lado, a principal bebida da marca, a “Super Dry”, vendeu apenas 97,94 milhões de unidades (-2.1%), sendo a primeira vez que não atingiu os 100 milhões em 29 a-nos. Nesta semana, aliás, a empresa japonesa revelou seu design de sakura para 2018 e também anunciou que a Asahi Super Dry adornada com as flores de cerejeira estará nas lojas antes do final deste mês.

Ainda de acordo com os dados apresentados, o market share ficou na or-dem: Kirin (31,8%), Sun-tory (16%), Sapporo (12,1%) e Orion (0,9%).

O principal motivo na queda das exportações de 2017 foi a reforma no imposto sobre bebidas alcoólicas, executada em junho do mesmo ano naquele país. A fiscalização sobre os descontos no varejo aumentou, e o preço das cervejas enlatadas subiu cerca de 10% em algumas lojas.

No Brasil, de acordo com as estimativas do mercado, o ano de 2017 fe-hou com uma pequena alta em relação a 2016, chegando a 13,3 bilhões de litros produzidos.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password