Tribunal instaura outro inquérito contra nikkei

O Tribunal de Justiça de São Paulo instaurou um novo inquérito policial criminal contra o prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima (PSDB). O pro-cesso, que já corre em segunda instância, está nas mãos do desembargador Nelson Fonseca Junior. Dessa vez, o tucano é investigado por desviar alimentos do Banco de Alimentos Municipal. A Justiça apura ainda se ele forneceu os recursos a uma entidade presidida pela esposa, Joerly Nakashima.

Com o andamento do processo, Mamoru torna-se um dos prefeitos mais investigados da história do Alto Tietê. Ele também é alvo de procedimento investigatório do Ministério Público, que recentemente conseguiu sua quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico, por possíveis crimes de corrupção e de lavagem de dinheiro.

O MP também investiga se os filhos do casal Nakashima, Iberê e Iara, além do secretário William Harada, da pasta de Finanças, participam de esquema criminoso de lavagem de dinheiro oriundo do descarte irregular de resíduos sólidos.

O tucano também aguarda confirmação da cassação de seu mandato, de-terminado pelo juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Marcos Augusto Barbosa dos Reis, no mês passado, por suposto caixa dois. Como se já não bastasse, foram protocolados dois pedidos de impeachment contra Mamoru na Câmara Municipal. A sentença final no julgamento dos crimes eleitorais deve ocorrer em breve, podendo levar à cassação e novas eleições.
Questionada, a administração alegou que “irá exercer seu direito de defesa no prazo legal”.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password