‘Tooro Nagashi’ faz homenagem em Registro e inicia obras do monumento pelos 110 anos

Cerca de 1.500 barquinhos serão soltos (Foto: Jin Yonezawa/São Paulo Shimbun)

A emoção de ver o Rio Ribeira de Iguape, localizado na cidade de Registro, ficar iluminado por barquinhos coloridos ao anoitecer do “Dia de Finados” chega este ano a 63ª edição.

Realizado pela Associação Cultural Nipo-Brasileira, o tradicional “Tooro Nagashi”, que homenageia os antepassados, teve início ontem, no Cemitério da Saudade, com uma cerimônia inter-religiosa no Monumento das Almas. O culto contou com a participação de adeptos de várias religiões e a quantidade de público surpreendeu, com pessoas acompanhando a cerimônia de pé.

A programação principal, porém, acontece hoje, a partir das 9 horas, quando será realizada a celebração de um culto da Seicho-no-Iê às vítimas de acidentes na BR-116 (próximo à ponte), prosseguindo à tarde na rua Miguel AbyAzar, com uma programação recheada, que terá uma novidade de última hora.

A pedido da Prefeitura de Registro, às 19 horas, será assinada a Ordem de Serviço que autoriza a construção de um monumento em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa, celebrada no ano que vem. “A construção tem prazo de 18 meses e o monumento será bancado pela Prefeitura e o governo do Estado”, confirmou o vice-presidente do Bunkyo de Registro, Mário Soshin Sakugawa, ao São Paulo Shimbun.

A programação, porém, terá início bem antes, a partir das 11 horas, com wadaiko, sumô, taissô, além de oficina de origami e de tai chi chuan. Às 15 horas, ocorre a apresentação teatral “Família Quem Sabe Silva”, da Cia. Kumbaya. Já a partir das 17 horas, acontece a tradicional Cerimônia de Purificação das Águas do Rio Ribeira de Iguape, além de um Ato Inter-religioso para as Almas dos Antepassados. Ao final, ocorre a soltura dos dos barquinhos, que são colocados um a um na água, colorindo todo o rio. A escuridão das águas reflete as luzes dos barquinhos, levando as almas dos antepassados

Continua…(Impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password