Teatro cômico japonês ‘abre’ os 110 anos da imigração e celebra o aniversário da Aliança

Duas peças serão apresentadas ao público (Foto: Divulgação)

A celebração pelos 110 anos da imigração japonesa, em 2018, já começa a movimentar a comunidade nipo-brasileira.

Antecipando os trabalhos, acontece hoje, às 15 horas, e amanhã, às 20 horas, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), duas apresentações de peças de teatro Kyoguen, o teatro cômico japonês, que reúne técnicas de canto, dança, poesia e música em narrativas que de um lado abrigam o ideal de beleza simbólica e de outro retratam em tons burlescos a verdadeira essência da natureza humana.

O evento, que também faz parte da comemoração pelos 61 anos da Aliança Cultural Brasil-Japão, terá duas peças: “Kobuuri – O vendedor de algas” e “Bonsan – Bonsai”, que seguem a principal característica do Kyoguen, que tem temas constantes baseados, por exemplo, em conflitos entre patrões e empregados, intrigas entre marido e mulher, um esperto querendo passar a perna em um ingênuo.

A primeira peça retrata a vida de um comerciante que transita aproximada-mente 80 km, para trans-portar sua mercadoria de Obama (baía de Wakasa, na atual província de Fukui) até Kyoto. Um dia, porém, um daimyo (senhor feudal) foi obrigado a enviar seus vassalos para realizarem outras tarefas e viu-se obrigado a seguir trajeto sozinho, carregando a sua própria espada. Durante sua jornada, o daimyo encontra um kobuuri (vende-dor de alga) e o força a ser seu carregador de espada, contra a vontade do comerciante. O kobuuri acaba assumindo este papel por um momento, mas logo se enfurece com os contínuos autoritarismos do daimyo e se rebela

Continua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password