Tanabata Matsuri se espalha pelo país e agita três cidades neste final de semana

Tanzakus para os pedidos estarão disponíveis (Foto: Divulgação)

Realizado oficialmente, no Japão, no sétima noite do sétimo mês, o Tanabata Matsuri se espalhou por cidades de todo o Brasil, que, apesar de não cumprirem a data a risca, ajudam a manter e divulgar a tradição japonesa.
Enquanto os principais eventos acontecerão somente no próximo final de semana, como o do bairro da Liberdade e o do Morro do São Bento, em Ribeirão Preto, outros prometem agitar, neste sábado e domingo, o público de pelo menos três localidades.

Para começar, a Associação Cultura Nipo-Brasileira de Araraquara iniciou ontem e realiza até domingo, das 11 às 17 horas, o 22º Festival Tanabata, que acontece em sua sede, na rua Dr. José Barbieri Neto, 434, Jardim Botânico. A expectativa é pela presença de 15 mil pessoas.

A festa conta com apresentações de música, dança e taikô, com grupos locais, de São Carlos, Ribeirão Preto e São Paulo. No domingo, acontece a segunda edição do Concurso Cosplay, às 13h30. As inscrições são gratuitas. Como não poderia faltar, haverá muita comida típica como yakissoba, tempurá, sushi, sashimi, temaki, hot roll, doces, além de espetos, pastel e salgados.

“Esperamos um movimento intenso durante esses três dias e para isso teremos cerca de 150 colaboradores trabalhando para a festa”, diz o presidente da Tanabata, Sergio Hidemi Tanizaki, lembrando que na praça de alimentação a organização trabalha com a média de 15 mil itens.

Outra cidade que realiza a festa é Santo André, no Grande ABC. Por lá, acontece hoje, das 10 às 20 horas, e amanhã, das 10 às 18 horas, o 13º Tanabata Matsuri, com organização da Sociedade Cultural ABC Bunka Kyokai de Santo André. Assim como em Araraquara, destaque para as diversas atrações com danças, músicas e comidas típicas. Entre outras atividades, os presentes poderão participar de um workshop sobre mangás e também ter acesso à feirinha de artigos orientais. O evento ocorre na rua Santo André, 661.

Para completar, a Associação Nikkei do Rio de Janeiro (rua Cosme Velho, 1166) realiza o festival hoje, das 18 às 23 horas. Além dos pedidos, as pessoas podem apreciar as comidas típicas, com destaque para o tempurá de camarão. No palco, a novidade fica para um desfile de kimono, além de um coral e uma aula de origami. O ingresso (mesa) para quatro pessoas custa R$ 30,00.

Continua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password