Sorocaba homenageia os 110 anos com plantio

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins, e a União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira da cidade, realizam hoje, às 9 horas, uma solenidade em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa, celebrado neste mês de junho.

Após a palavra de autoridades locais e representantes da comunidade nipo-brasileira, serão plantadas 110 mudas de cerejeira no Parque Kasato Maru, no Campolim, e no canteiro central da avenida Professor Arthur Fonseca, através do projeto “Adote uma Árvore”.

“Essa será uma bela homenagem. A flor de cerejeira é a da nação japonesa e representa o símbolo do espírito japonês, um povo bastante querido. Nada mais especial do que comemorar os 110 anos da imigração japonesa contribuindo com a arborização urbana da nossa cidade”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures.

Inaugurado em 2008, o parque recebeu o nome em homenagem a chegada do navio Kasato Maru, que trouxe os primeiros imigrantes japoneses e desembarcou no País em 18 de junho de 1908, no porto de Santos. O local abriga os principais elementos de um característico jardim japonês, como o taikô bashi, um lago, sakuras e um portal torii.

Para o plantio, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins dará toda a infraestrutura necessária, como o transporte das mudas de cerejeiras, a preparação do solo, a abertura dos berços e a utilização de tutores e insumos. A flor de cerejeira, conhecida como sakura, é a flor nacional do Japão e foi a espécie escolhida para fazer parte desta comemoração pela simbologia com o país. Existem mais de 300 variedades de cerejeiras no Japão.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password