Simulação de deslizamento conta com a ajuda do Japão

Com o intuito de orientar a população e aprimorar ainda mais o trabalho de resposta em situações de desastres naturais, a Prefeitura de Blumenau promoveu, no último sábado, um grande treinamento de preparação das equipes do Grupo de Ações Coordenadas.

Realizado na região da Fortaleza Alta, uma das mais atingidas pela catástrofe de 2008, o exercício envolveu cerca de 500 pessoas, entre moradores da comunidade e profissionais de diversos órgãos, como a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, o Samu, o Exército e a Polícia Militar. Todo o treinamento foi conduzido em conformidade com a metodologia de atuação desenvolvida no âmbito do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais. Por conta disso, uma comitiva da Agência de Cooperação Internacional do Japão, financiadora do projeto, foi a Blumenau.

Por volta das 8 horas, a Defesa Civil emitiu um alerta sonoro e também pelo aplicativo do AlertaBlu, para que os moradores deixassem suas residências e fossem para o abrigo N6, situado na Escola Básica Municipal Patrícia Helena Finardi Pegorim. O local recebeu 42 famílias, com um total de 167 pessoas. Depois disso, as equipes de resgate e salvamento entraram em ação para atender a quatro ocorrências de deslizamento.

O chefe da equipe japonesa para Políticas de Prevenção de Desastres, Takao Yamakoshi, explicou que o projeto começou a partir de um pedido de ajuda do governo brasileiro em 2011, após a tragédia que aconteceu no Rio de Janeiro. “Desde lá, temos nos empenhado para que o Brasil possa atender cada vez melhor a esse tipo de situação. Também acabamos aprendendo”, disse.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password