Sesc Ipiranga oferece curso e mostra de cinema sobre consagrado diretor japonês

“Trono Manchado de Sangue” será exibido terça-feira (Foto: Divulgação)

O Sesc Ipiranga oferece durante todo ano uma mostra de cinema por mês com filmes de um diretor consagrado mundialmente, bem como um minicurso que aborde os aspectos principais da obra deste cineasta. Para agosto, o escolhido foi o diretor japonês Akira Kurosawa.
Assim, será realizado neste mês um curso intitulado o “Cinema Japonês – De Akira Kurosawa ao Cinema Contemporâneo”, com aulas todas as sextas-feiras, até o dia 28 de agosto, das 19 às 21h30. Durante o evento, haverá abordagem sobre as características estéticas, temáticas e discursivas do cinema nipônico, e sobre a representação da sociedade japonesa em diversas épocas.
O evento também enfocará a relação do cinema de Kurosawa com outros grandes mestres do cinema, como Kenji Mizoguchi, Yasujiro Ozu e Mikio Narus. A condução será de Fernando Oriente, que é crítico de cinema, jornalista e editor do site “Tudo Vai Bem”. O curso, que acontece no Centro de Convivência do Sesc, é voltado para maiores de 14 anos e os valores vão de R$ 5,00 a R$ 15,00.
Em paralelo, o local recebe uma série de filmes do diretor. Após exibir, ontem, Rashomon, na terça-feira, às 19h30, será a vez de Trono Manchado de Sangue. Produzido em 1957, o filme conta a história de Yoshiteru e Taketori, que são os comandantes do primeiro e do segundo castelo de um reino local, cuja sede fica no Castelo das Teias de Aranha.
Após defenderem seu senhor em batalha, iniciam o retorno para casa quando encontram um espírito que prevê o futuro de ambos. Ele diz que Washizu, em breve, assumirá o trono e que o filho de Miki, Yoshaki, o sucederá. Washizu comenta a predição com a es-posa, lady Asaji. Ela acredita no que o espírito diz e incentiva o marido a agir. A recomendação etária é 14 anos.
Já no dia 18, no mesmo horário, é a vez de Sanjuro, no qual um grupo de jovens idealistas, determinados a limpar a cidade deles da corrupção, são auxiliados por um samurai cínico e desalinhado, que não se encaixa no conceito de um nobre guerreiro para os jovens. A recomendação é 16 anos.
No dia 25, o escolhido para exibição foi Os Sete Samurais, que obteve o maior impacto entre os seus filmes do diretor fora do Japão, ganhando o prêmio máximo do Festival de Cinema de Veneza. A produção serviu como base para o sucesso mundial Sete Homens e um Destino.
No século 16, Kambei (um guerreiro veterano sem dinheiro) chega a uma aldeia indefesa que foi saqueada repetidamente por ladrões assassinos. Os moradores do vilarejo pedem sua ajuda, fazendo com que Kambei recrute seis outros ronins, que concordam em ensinar os habitantes como devem se defender em troca de comida.
Os aldeões dão boas-vindas aos guerreiros e algumas relações começam. Katsushiro se apaixona por uma das mulheres locais, embora os outros ronins mantenham distância dos camponeses. O último dos guerreiros que chega é Kikuchio, que finge estar quali-ficado, mas na realidade é o filho de um camponês que almeja aceitação. O filme é para maiores de 16 anos.
O Sesc Ipiranga está localizado na rua Bom Pastor, 822, Ipiranga. Mais informações pelo tel: (11) 3340-2000. O teatro tem capacidade para 200 lugares e a entrada é gratuita. A retirada de ingressos deve ser feita 1 hora antes.
Akira Kurosawa é considerado um dos cineastas mais importantes em seu país e seus filmes influenciou uma grande geração de diretores do mundo. Ao longo de 50 anos de carreira, dirigiu mais de 30 filmes e, dentre as premiações recebidas, destacam-se a Palma de Ouro, no Festival de Cannes, por Kagemusha, a Sombra de um Samurai; o Bafta, de Melhor Diretor, pelo mesmo filme; e um Oscar honorário, em 1990, concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Também foi indicado uma vez ao Oscar (1986), por Ran.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password