Sesc discute a relação entre Brasil e Japão durante evento pelos 110 anos da imigração

Filme “Pais e filhos” será exibido no dia 23 (Foto: Divulgação)

Os 110 anos da imigração japonesa no Brasil serão celebrados pelo Centro de Pesquisa e Formação (CPF) Sesc São Paulo, através de um evento com programação nos meses de julho e agosto.

Com o intuito de refletir sobre os estereótipos e clichês que ainda alimentam o imaginário sobre os nipo-brasileiros e reduzem suas contribuições para o desenvolvimento da identidade nacional; falar sobre representações culturais do Japão no Brasil; além de lembrar da dimensão política e as múltiplas influências nas artes e nas mídias, o evento tem início com a “Mostra Japão”, que faz exibições gratuitas de filmes ligados por uma temática específica, às segunda-feiras, às 17 horas. A primeira exibição, no dia 16, é o longa “O segredo das águas”, da diretora Naomi Kawase. Dia 23, será a vez de “Pais e filhos”, de Hirokazu Kore-Eda. Já no dia 30 será exibido “O mundo dos pe-queninos”, de Hiromasa Yonebayashi. Os convites serão distribuídos 1 hora antes do início.

Nos dias 19 de julho, 2 e 16 de agosto, das 14h30 às 18h30, acontece o curso “Japão e Brasil – Migrações, conexões e cultura”, que tem como objetivo propor uma reflexão atenta sobre as conexões entre Brasil e Japão. O curso conta com três incursões em espaços japoneses e nipo-brasileiros, intercaladas com aulas e debates para promover a discussão com todos os participantes. Os locais visitados são o Vale dos Templos, em Itapecerica da Serra, o bairro da Liberdade e a Japan House, em São Paulo. A aula será dada por Victor Hugo Kebbe, doutor em Antropologia Social. O preço é R$ 80,00

Continua…(Impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password