Senador encerra visita com homenagem ao povo japonês

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), fez um discurso de homenagem ao povo japonês e ao imperador do Japão, Akihito, e sua esposa, a imperatriz Michiko, durante sua despedida da terra do sol nascente. O emedebista encerrou, na sexta-feira, sua viagem oficial pelo país asiático.

Em discurso, o senador ainda manifestou seu “profundo pesar a todos os parentes e descendentes das milhares vítimas inocentes” das bomba atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. Oliveira ainda se comprometeu a enviar to-dos os esforços políticos possíveis para evitar novas tragédias como a ocorrida nas duas cidades. O discurso foi lido no Parque Memorial da Paz, em Hiroshima.

A comitiva liderada por ele contava ainda com os senadores Jorge Viana (PT) e Antônio Anastasia (PSDB), além da esposa do presidente do Senado e a filha.

Essa foi a primeira vez que uma comitiva de senadores brasileiros participou do programa de intercâmbio, promovido pela Câmara de Conselheiros nipônica. Durante esse período, o presidente do Senado defendeu o incremento das relações bilaterais, principalmente na economia. Na programação, Eunício Oliveira também foi recebido pelo imperador Akihito, quando conversaram sobre a amizade entre os dois povos. Também se encontrou com os presidentes do Legislativo no país: Chuichi Date, da Câmara dos Conselheiros, o Senado japonês, e Tadamori Oshima, da Câmara dos Representantes, a Câmara dos Deputa-dos japonesa.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password